https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Arthur Chrispin, o pai da Lampions League

Poucas pessoas podem se orgulhar de ter criado um meme – um conceito que, viralizado, espalha-se via internet num país ou mesmo pelo mundo. Arthur Chrispin pode bater no peito […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 15/out/2013
Lampions-League-Nordeste-2

A expressão “Lampions League” ganhou o país e virou até estampa de camisa (Foto: NordWest)

Poucas pessoas podem se orgulhar de ter criado um meme – um conceito que, viralizado, espalha-se via internet num país ou mesmo pelo mundo. Arthur Chrispin pode bater no peito e dizer que inventou a “Lampions League”, apelido da Copa do Nordeste, campeonato que voltou nesta temporada e foi a grata sensação do primeiro semestre.

Em janeiro, ainda no início da Copa do Nordeste, Arthur assistia a um jogo quando notou semelhança no formato do torneio com a Liga dos Campeões, a Champions League. O que escreveu no Twitter virou uma avalanche. “Não teve nenhuma ‘iluminação’. A ideia surgiu falando bobagens em redes sociais”, conta o carioca de 35 anos, radicado no Recife há nove.

Arthur-Chrispin

Arthur Chrispin, morador do Recife, criou a expressão (Foto: Acervo pessoal)

Muitos requisitaram autoria da expressão. “É sinal de que foi uma sacada bacana. Filho feio não tem pai. Filho bonito todo mundo quer cuidar”, brinca o gerente de operações. A piada chegou a Xico Sá, jornalista nascido no Crato, cidade cearense de região com forte ligação cultural a Pernambuco. Sua coluna na Folha de S. Paulo ajudou a popularizar a expressão.

“Por ser nordestino e gostar de futebol, deve ter sido um catalisador interessante”, comenta Arthur, que não chegou a conhecer Xico Sá pessoalmente. “Interagimos quando ele publicou na coluna e pessoas em comum alertaram que a autoria era minha”.

Não teve nenhuma ‘iluminação’. A ideia surgiu falando bobagens em redes sociais”.
Arthur Chrispin, sobre a ideia da Lampions League.

A proporção foi tamanha que levou o canal que detém os direitos de transmissão da Copa do Nordeste a adotar a expressão informalmente. Por questões comerciais, a empresa preferiu manter a estratégia inicial de divulgação. “Nós não utilizamos editorialmente o termo ‘Lampions League’, mas, obviamente, damos voz aos torcedores que carinhosamente estão fazendo essa associação”, explicou Felipe Aquilino, gerente de marketing do Esporte Interativo, ao Máquina do Esporte.

Lampions-League-Xico-Sa

Ao citar a expressão em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, Xico Sá ajudou a popularizá-la (Foto: ESPN Brasil)

Sem a existência de licenciamento da marca Lampions League, a NordWest, loja de estampas de camisetas de Fortaleza, estava atenta a oportunidade. Na onda das redes sociais, a empresa lançou um modelo com a expressão, como o Verminosos por Futebol mostrou em abril. Arthur não se frustra por não ter ganho dinheiro com a ideia.

“Falei com a NordWest quando a coisa tomou este vulto. A grana não me interessava, eles me mandaram uma camiseta de presente. Foram solícitos e bacanas. Achei gentil”, relata Arthur. “Não me arrependo de não ter registrado a expressão, nem de não ter explorado comercialmente. Nunca foi minha intenção”.

Não me arrependo de não ter registrado a expressão nem de não ter explorado comercialmente. Nunca foi minha intenção”. Arthur Chrispin.

Nordestino de coração, o flamenguista aprovou o estímulo a rivalidade regional graças à Copa do Nordeste. “Eu sempre brinco que, se a Confederação do Equador se tornar independente, a Lampions League dará quatro vagas na Libertadores. Ela nunca será uma Champions, nem uma Libertadores, mas pode se tornar a competição mais sólida da região”, analisa.

É só o início de uma história, que terá mais 10 anos de transmissão na TV. Quem sabe, até lá o Esporte Interativo adote oficialmente a expressão, com direito a musiquinha. “The Laaaampions!”

Camisa Lampions League
Preço: R$ 44,90 Onde: Loja NordWest, em Fortaleza Site: nordwest.sslblindado.com

Coluna de Xico Sá:
www1.folha.uol.com.br/colunas/xicosa/1243380-so-a-lampions-league-salva.shtml

Xico Sá fala a ESPN Brasil o que achou da Copa do Nordeste:

Vídeo do Suricate Seboso da Lampions League:

Clique no link e leia também:

Nordestao-ganha-camisa-Lampions-league
www.verminososporfutebol.com.br/carrinho-de-compras/nordestao-ganha-camisa-lampions-league

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6