Verminosos por futebol




Papo sério

ConIFA faz a Copa do Mundo alternativa

A ConIFA reúne 35 seleções consideradas não-oficiais pela Federação Internacional de Futebol

A Copa do Mundo ConIFA 2016 contará com a participação de 12 seleções alternativas (Foto: Divulgação)
A Copa do Mundo ConIFA 2016 terá 12 seleções alternativas (Foto: Divulgação)

O mundo do futebol estará de olho no San Siro neste sábado (28), onde ocorrerá a final da Liga dos Campeões da Europa 2015/16. Levantado o troféu, as atenções se voltam para a Eurocopa e a Copa América. Porém, outro torneio de seleções, muito mais abrangente globalmente, será disputado no mesmo período, com abertura neste sábado: a Copa do Mundo ConIFA 2016.

A competição é organizada pela Confederation of Independent Football Associations (ConIFA), criada em 2013, em Lulea, na Suécia. Será a segunda edição de seu Mundial de seleções alternativas, que concorre com a Copa do Mundo Viva, que já teve seis edições, promovida pela Nouvelle Fédération-Board (NF-Board), fundada em 2003, em Liege, na Bélgica.

A ConIFA reúne 35 seleções consideradas não-oficiais pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), sendo formadas por micronações, regiões autônomas, povos sem nações, minorias étnicas e associações regionais. Dentre elas, 12 se classificaram para a Copa do Mundo ConIFA, que será realizada na Abecásia, na Europa, de 28 de maio a 6 de junho.

> LEIA TAMBÉM

Além da equipe-sede, participarão do campeonato seleções de três continentes: Armênia Ocidental, Chipre do Norte, Lapônia, Padânia, Récia e Szekely, da Europa; Coreanos do Japão, Curdistão, Ilhas Chagos e Panjabe, da Ásia; e Somalilândia, da África. (Saiba mais sobre os participantes abaixo)

Haviam obtido a qualificação para a Copa do Mundo as equipes do Condado de Nice (campeã em 2014) e do Povo Romani, da Europa, e da comunidade Aymará, da América do Sul, porém elas desistiram da participação. Devido a preocupações quanto a segurança na Abecásia, a Ilha de Man seguiu recomendação do governo britânico de não viajar para a competição.

A Abecásia integra o território da Geórgia e conseguiu o reconhecimento de sua independência por parte da Rússia e da Venezuela. Os jogos, parte da propaganda separativa, serão realizados em dois estádios acanhados nas cidades de Sukhumi e Gagra. O maior tem 4 mil lugares. Pequeno para os sonhos desses povos que adorariam concorrer a uma vaga na Copa do Mundo da Fifa.

Conheça os participantes:

GRUPO A

abkhazia-logo1
Abecásia
(Abkhazia – Europa)
Parte integrante da Geórgia, o território na costa do Mar Negro conseguiu o reconhecimento da independência por parte de países como Rússia e Venezuela. Sua seleção foi formada em 2007.
Redes sociais: Facebook

Chagos-Islands
Ilhas Chagos
(Chagos Islands – Ásia)
As Ilhas Chagos são um arquipélago no oceano Índico, entre a África e a Ásia, sendo disputadas pelo Reino Unido e pelas Ilhas Maurício. Sua equipe de futebol foi formada em 2003.
Site: chagosrefugeesgroup.org
Redes sociais: Facebook e Twitter

Western-Armenia
Armênia Ocidental
(Western Armenia – Europa)
Esse povo, com cultura e idioma próprios, vive na Turquia, e em nome da liberdade viveu uma diáspora pelo mundo. Em 2015, eles formaram sua seleção.
Site: www.ffowa.com
Redes sociais: Facebook e Twitter

GRUPO B

kurdistan
Curdistão
(Kurdistan – Ásia)
A região, situada no Iraque, venceu a Copa do Mundo Viva 2012, com jogo final em casa diante de 22 mil torcedores. Os curdos buscam a independência, passando a ter sua seleção em 2006.
Site: kurdistan-fa.net
Redes sociais: Facebook

Szekely
Szekely
(Szekely – Europa)
A seleção, criada em 2014, representa os szekelys, um povo húngaro que historicamente vive na Transilvânia, região da Romênia.
Redes sociais: Facebook

FC-Korea-logo
Coreanos do Japão
(United Koreans of Japan – Ásia)
A seleção é baseada no FC Coreia, clube japonês fundado em 1961, por norte-coreanos que conseguiram fugir do regime ditador do país vizinho. O povo Zainichi, que conta com cerca de 900 mil pessoas no Japão, é discriminado no país. A equipe se filiou a ConIFA em 2015.
Site: fckorea.org
Redes sociais: Facebook e Twitter

GRUPO C

Northern-Cyprus
Chipre do Norte
(Northern Cyprus – Europa)
A República Turca do Chipre do Norte é reconhecida somente pela Turquia. A região tem longa história no futebol, e já participou de Copas do Mundo de diversas entidades alternativas, sendo vice-campeã da Copa do Mundo Viva 2012.
Site: www.ktff.net
Redes sociais: Facebook e Twitter

padania
Padânia
(Padania – Europa)
A seleção representa o Vale do Pado, um projeto de região institucional no norte da Itália. Sua seleção, formada em 2008, é tricampeã da Copa do Mundo Viva e venceu a 1ª Copa Europeia ConIFA, em 2015. Enoch Balotelli, irmão de Mario, é um dos jogadores.
Site: www.padaniasports.it
Redes sociais: Twitter

Raetia
Récia
(Raetia – Europa)
A região era uma província do Império Romano, formada pelo povo Rhaetian. Hoje situada entre Suíça e Alemanha, a Récia tem sua seleção desde 2011.
Site: www.faraetia.ch
Redes sociais: Facebook e Twitter

GRUPO D

panjab
Panjabe
(Panjab – Ásia)
Representa a comunidade de Panjape, que se estende da Índia ao Paquistão.
Site: www.panjabfa.com
Redes sociais: Facebook e Twitter

Sapmi
Lapônia
(Sapmi – Europa)
A região minoritária integra parte dos territórios de Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. A seleção foi criada em 2003, sendo campeã da Copa do Mundo Viva 2006, e foi refundada em 2014. Seu uniforme tem um colorido inusitado: vermelho, verde, amarelo, azul e branco.
Redes sociais: Facebook

somaliland
Somalilândia
(Somaliland – África)
Busca reconhecimento como uma região autônoma da Somália. A seleção que representa esse povo foi criada em 2011, e conta com jogadores que imigraram para países como EUA, Canadá, Inglaterra e Yemen.
Site: www.not4gottenfoundation.com
Redes sociais: Facebook e Twitter

Site da ConIFA:
conifaofficial.wordpress.com
Site da Copa do Mundo ConIFA:
worldfootballcup.org

Clique no link e leia também:

Quais as 26 seleções não-Fifa da ConIFA


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: