Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Crystal Palace > Arsenal + Chelsea

Os cearenses Alana Cavalcante e Samuel Colares se impressionaram com a torcida do Crystal Palace

Alana Cavalcante é sócio-torcedora do Ceará, mesmo morando em João Pessoa (Foto: Acervo pessoal)
Alana Cavalcante é sócio-torcedora do Ceará (Foto: Acervo pessoal)

Texto de Alana Cavalcante e Samuel Colares.

Se você é um verminoso por futebol e vai de férias a Londres, vá esquecendo Arsenal e Chelsea. Torcedor de arquibancada que se preze vai gostar mesmo do pequeno (e animado) Crystal Palace.

Saímos de férias no último mês de abril e, antes mesmo de pensar em museus e castelos, providenciamos logo uma partida de futebol no roteiro, justamente na terra dos inventores do esporte.

Optamos, então, por assistir Arsenal x Crystal Palace, no Emirates Stadium, no dia 17 de abril, pela Premier League. O jogo acabou empatado, 1 a 1, mas àquela altura, nada do que ocorria em campo chamava nossa atenção mais do que a disposição da torcida dos Eagles. Mesmo em menor número e com o time perdendo boa parte do confronto, eles cantavam como se estivessem goleando. Ficamos encantados com o comportamento da torcida do Palace, apaixonada por um time que em 110 anos de existência nunca conquistou um único título do Campeonato Inglês.

Começou, então, uma caça a uma camisa do Crystal Palace. Não dava pra voltar de Londres sem ela. Mas, para nossa surpresa, mesmo na capital inglesa não era fácil: toda loja de esportes só vendia dos clubes grandes. E a informação em todas era: você só encontra no próprio estádio do Palace!

> LEIA TAMBÉM

Aí veio o segundo momento verminoso: ir até o Selhurst Park, a casa dos Eagles!

Logo de cara, observamos que o estádio fica num subúrbio de Londres, habitado predominantemente por negros e imigrantes – nada de ir cheio de preconceitos achando que você vai ser assaltado na próxima esquina (no Brasil confundimos pobreza com violência, mas lá você pode andar tranquilo por todos os bairros).

“Torcedor de arquibancada que se preze vai gostar mesmo do pequeno (e animado) Crystal Palace”.

Chegando ao estádio, logo encontramos o nosso eldorado: camisas (atuais e retrô), agasalhos, gorros, cachecóis, livros, tudo relacionado ao Crystal Palace. Infelizmente, a visita ao interior do Selhurst Park não estava disponível, e conseguimos apenas uma fotografia na entrada daquele templo. Além de trazer camisas do Palace, claro.

Verminoso que é verminoso sempre dá um jeito de espiar e deu para ver entremuros que o estádio é pequeno (lembrando a estrutura anterior do Presidente Vargas) e ficamos imaginando a delícia que não deve ser assistir a um jogo no local.

Samuel Colares acompanhou Alana Cavalcante na aventura nos subúrbios de Londres (Foto: Acervo pessoal)
Samuel Colares acompanhou Alana na aventura em Londres (Foto: Acervo pessoal)

Ah! E uma dica para quem quer interagir com os ingleses: a temática é o futebol. Foram os únicos momentos da viagem inteira (passamos 11 dias em Londres) em que os ingleses tomaram a iniciativa de conversar conosco: uma no estádio, ao perguntar para mim de qual time era a blusa de Alana (uma comemorativa pelo centenário do Ceará) e outra num pub, enquanto assistíamos a Newcastle x Manchester City.

O retorno da viagem nos deixou com uma certeza: marcamos o próximo dia 21/5 na agenda pra ver a final da Copa da Inglaterra, entre o nosso time de Londres e o Manchester United. É hora de levar, finalmente, o primeiro caneco pra casa!

> Alana Cavalcante, torcedora do Ceará, é advogada e professora universitária. Samuel Colares, torcedor do Corinthians, é promotor de Justiça. Ambos cearenses, hoje eles moram na Paraíba.

Clique no link e leia também:

Conheça todos os estádios de Londres


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: