https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Dica de viagem: o futebol em Florianópolis

A gente fez um tour futebolístico pela cidade dividida na torcida entre Figueirense e Avaí
Postado por Rafael Luis Azevedo - 01/dez/2014
Estádios do Avaí e do Figueirense são aconchegantes, com capacidade para 17 mil e 20 mil pessoas. O Verminosos por Futebol teve a oportunidade de conhecê-los (Foto: Verminosos por Futebol)

Estádios de Avaí e Figueirense são aconchegantes, para 17 mil e 20 mil pessoas (Foto: Verminosos por Futebol)

O Verminosos por Futebol esteve em Florianópolis, no mês de novembro, para uma palestra na Semana de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E aproveitou para fazer um tour futebolístico pela cidade. É claro que as praias da cidade localizada numa ilha são convidativas, mas para um verminoso bom mesmo é conhecer as sedes de Avaí e Figueirense.

Ambos os estádios possuem memorial sobre a história dos clubes, que estarão juntos na Série A em 2015. E estão separados por 14 km, percurso que pode ser feito em 30 minutos de ônibus, por duas linhas que partem do terminal do Centro. A cidade, com 460 mil habitantes, é pequena se comparada a outras capitais do Brasil, então tudo é relativamente perto.

Estádios do Avaí e do Figueirense estão separados por 14 km, a 30 minutos de ônibus (Arte: Google Maps)

Estádios do Avaí e do Figueirense estão separados por 14 km, a 30 minutos de ônibus (Arte: Google Maps)

A Ressacada, com 17 mil cadeiras, propriedade do Avaí, está ao lado do aeroporto Hercílio Luz, no bairro Carianos, e a 10 km do Centro. É um estádio bem aconchegante, numa região pouco habitada. No local há, além do memorial, uma loja oficial.

O clube, famoso por ter como torcedor o ex-tenista Gustavo Kuerten, expõe o troféu da Série C do Campeonato Brasileiro de 1998, outras taças históricas, camisas e recortes de jornal como o da goleada de 11 a 2 sobre o Figueirense, a maior em 90 anos do clássico, em jogo de 1938.

Já o Orlando Scarpelli, com 20 mil cadeiras, do Figueirense, é localizado na porção continental de Floripa, no bairro de Estreito, a 7 km do Centro, em região mais densamente povoada. No seu museu, colado à loja do clube, estão em exposição troféus e camisas.

Destaque para uma carta da CBF parabenizando o histórico de revelações de sua categoria de base, que conquistou o título da Copa São Paulo Júnior de 2008, e uma placa comemorativa pela vitória na inauguração do Itaquerão, em 2014, em jogo contra o Corinthians.

> LEIA TAMBÉM

Infelizmente, o fim de semana contou com somente um jogo na cidade, do Figueirense contra a Chapecoense, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Foi uma tarde de casa cheia. E de festa, graças à vitória por 1 a 0. Um final perfeito para uma viagem que a gente recomenda.

Avai
Estádio da Ressacada, do Avaí

Av. Deputado Diomício Freitas, 1.000, Carianos, Florianópolis.
Visitas: Seg/Sex – Horário sob agendamento, através do email social@avai.com.br(gratuito)
Fone: 48-3216.7300.
Site: www.avai.com.br.

Figueirense
Estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense

Rua Humaitá, 194, Estreito, Florianópolis.
Visitas: Seg/Sex – 9h/12h e 13h/18h; Sab – 9h/13h. (gratuito)
Fone: 48-3878.3956.
Site: www.figueirense.com.br.

Livros à venda:

Quer aproveitar para comprar livros de futebol catarinense? A gente recomenda os sebos Ivete (Rua João Pinto, 91, Centro – 48-3025.1555) e Relíquia (Rua Tiradentes, 224, Centro – 48-3024.6817).

Visita ao estádio do Avaí:

Visita ao estádio do Figueirense:

Clique no link e leia também:

Fa-do-Figueirense-tem-camarote-particular
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/fa-do-figueirense-tem-camarote-particular

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6