Verminosos por futebol

Classic Football Shirts

Papo sério

Estudo aponta Neymar como ícone de mídia

Neymar está aquém da classe de Messi e Cristiano Ronaldo. Isso é inquestionável. Mas o jogador do Santos seria produto com mais potencial de mercado que os craques de Barcelona e Real Madrid. É o que defende o espanhol Esteve Calzada, ex-diretor de marketing do Barça entre 2002 e 2007. Pouco antes dos Jogos Olímpicos […]

Neymar-chamada
Neymar é definido como “ícone de mídia perfeito” por especialista em marketing (Fotos: Divulgação)

Neymar está aquém da classe de Messi e Cristiano Ronaldo. Isso é inquestionável. Mas o jogador do Santos seria produto com mais potencial de mercado que os craques de Barcelona e Real Madrid. É o que defende o espanhol Esteve Calzada, ex-diretor de marketing do Barça entre 2002 e 2007.

Pouco antes dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Calzada lançou o livro “Show me the money!”, sobre marketing esportivo, e divulgou alguns números em artigo no diário Marca, de Madri. Nessa pesquisa, Neymar é definido como “ícone de mídia perfeito”, superior inclusive a Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney.

Esteve-Calzada
Clique na imagem para ver em maior resolução: todos os concorrentes de Neymar têm pontos fracos, diferentemente do craque do Santos, aponta estudo do espanhol Esteve Calzada

Os quatro jogadores foram avaliados em cinco quesitos: qualidade de futebol, atributos físicos, rebeldia, solidariedade e simplicidade. E os três concorrentes apresentaram pontos fracos, como solidariedade (Cristiano Ronaldo) ou atributos físicos (Messi e Rooney), o que prejudicaria a aproximação de certos patrocínios.

Na visão de Calzada (discutível para muitos brasileiros), Neymar é considerado atraente. Além disso, o especialista o avaliou bem em todos os outros quesitos, em doses que o fariam potencialmente interessante para a publicidade. Diferentemente por exemplo da beleza de Cristiano Ronaldo, que o torna antipático.

Por tudo isso, Neymar virou o jogador do futebol mundial com mais patrocínios, 11: Nike, Panasonic, Red Bull, Guaraná Antartica, Santander, Unilever, Volkswagen, Claro, Baruel, Lupo e Baterias Heliar. Em comparação, Messi e Rooney possuem quatro cada e Cristiano Ronaldo, cinco.

Quando decidir ir para a Europa, Neymar não só vai se tornar o jogador com mais receitas publicitárias, como também verá um salto dramático em mídia de qualidade”.
Esteve Calzada, diretor da Prime Time Sport, empresa de marketing esportivo.

Isso garantiu que, em 2012, Neymar faturasse R$ 40 milhões, sendo 92% disso oriundo de publicidade. Calzada elogia a engrenagem que movimenta essa máquina de fazer dinheiro.

“O aconselhamento profissional que está disponível é usado com maestria. Tarefas como se preparar para uma entrevista, a seleção adequada dos eventos que frequenta e o tratamento dado aos patrocinadores são a receita do sucesso”, indica o especialista. Neymar nasceu com a bunda para a lua, mas a grana que fatura a cada minuto (R$ 76, pra ser mais preciso) não cai do céu à toa.

Valores atribuídos no estudo:

Neymar
Neymar

Simplicidade: 3 / Solidariedade: 4 / Genialidade: 5 / Beleza: 4 / Rebeldia: 5 / Total: 21

Messi
Messi

Simplicidade: 5 / Solidariedade: 5 / Genialidade: 5 / Beleza: 2 / Rebeldia: 2 / Total: 19

Cristiano-Ronaldo
Cristiano Ronaldo

Simplicidade: 1 / Solidariedade: 1 / Genialidade: 5 / Beleza: 5 / Rebeldia: 3 / Total: 15

Rooney
Rooney

Simplicidade: 3 / Solidariedade: 1 / Genialidade: 4 / Beleza: 1 / Rebeldia: 5 / Total: 14

Artigo de Esteza Calzada em seu site pessoal:
www.estevecalzada.com

Esteve-Calzada-2
O estudo de Esteve Calzada lista os patrocínios de cada um dos quatro jogadores pesquisados

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: