Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Lançados mascotes alternativos da Copa

O mascote da Copa do Mundo de 2014 é simpático. Afinal, o tatu-bola é um símbolo da fauna brasileira que remete ao que é mais amado no futebol. Mas a “bola dentro” da Fifa virou “bola fora” com os nomes escolhidos para votação que definirá o batismo do mascote: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Pensando nisso, […]

O mascote da Copa do Mundo de 2014 é simpático. Afinal, o tatu-bola é um símbolo da fauna brasileira que remete ao que é mais amado no futebol. Mas a “bola dentro” da Fifa virou “bola fora” com os nomes escolhidos para votação que definirá o batismo do mascote: Amijubi, Fuleco e Zuzeco.

Pensando nisso, e também na decisão anti-democrática na escolha do próprio tatu-bola, o estúdio de ilustração Ilustranet lançou seis mascotes alternativos para o Mundial. A charge político-social tem o intuito de fazer as pessoas refletirem, a partir da crítica embutida em cada personagem.

Abram alas ao Cartolão, homenagem aos dirigentes brasileiros; Zé Tarugo, referência à lentidão das obras de infraestrutura; Ubiratã, saudação aos indígenas; Joãozinho Teco-Teco, representante do poder paralelo; Jeca, típico caipira; e Cleusa, que encarna o estereótipo da mulher do país.

Tatu-bola: bom mascote, mas com nome ridículo

“Uma enquete apontava que 72% acham ruins os três nomes da votação da Fifa. A origem, juntando palavras de forma quase infantil, não soa profissional. Amijubi é incompreensível, difícil de assimilar. Fuleco e Zuzeco são nomes grosseiros, soam mal”, opina o designer e ilustrador paulista Rubens Lima, coordenador do Ilustranet, estúdio virtual com 15 ilustradores de todas as regiões do país.

Nada contra o tatu-bola, ressalta Rubens. “Esse é um mascote comercialmente eficiente, e tem o toque de identidade nacional representando um animal da fauna brasileira. O desenho e arte-final têm bastante qualidade”, elogia o ilustrador. “Temos um ótimo mascote, mas com opções de nomes que não fazem jus”.

Até às 7h desta quarta-feira, após oito dias do lançamento dos mascotes alternativos e 1.443 votos, a enquete do site do Ilustranet apresentava este resultado: Cleusa (33%), Joaozinho Teco-Teco (21%), Cartolão (19%), Zé Tarugo (16%), Jeca (7%) e Ubiratã (4%). E aí, qual o seu preferido?

Mascotes alternativos da Copa do Mundo de 2014:

Mascotes-Alternativos-Ilustranet-Cartolão
Cartolão
Homenagem aos dirigentes de clubes e federações do país.

Mascotes-Alternativos-Ilustranet-Zé Tarugo
Zé Tarugo
Homenagem aos gestores incompetentes das obras de infraestrutura.

Mascotes-Alternativos-Ilustranet-Ubiratã
Ubiratã
Homenagem aos nativos brasileiros e aos árbitros que adoram aparecer.

Mascotes-Alternativos-Ilustranet-Joãozinho Teco Teco
Joãozinho Teco-Teco
Referência à violência que os gestores não se preocuparam em combater.


Jeca
Homenagem ao brasileríssimo caipira, esperto e dissimulado.


Cleusa
Mulher, carnaval e futebol: todos os estereótipos do Brasil em um só personagem.

Vote na enquete do Ilustranet:
www.ilustranet.com.br/mascotes

Saiba mais sobre a votação da Fifa
A votação do nome do mascote da Copa do Mundo de 2014 vai até 25 de novembro. O anúncio será feito na TV Globo. Para votar em Amijubi, Fuleco ou Zuzeco, acesse site da Fifa.

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: