Verminosos por futebol




Papo sério

Maior encontro de colecionadores de futebol no Brasil tem a 2ª edição em sua nova fase

O Encontro Nacional de Colecionadores do Futebol derivou dos eventos realizados no Pacaembu

O 2º Encofut será realizado mais uma vez no Nacional, em São Paulo (Foto: Divulgação)
O 2º Encofut será realizado mais uma vez no Nacional, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Durante oito anos, o Pacaembu foi palco do maior encontro de colecionadores de camisas de futebol no Brasil. De 2009 a 2017, foram 24 edições. Neste ano, um desacordo burocrático tirou o evento do estádio mais tradicional de São Paulo. Quis o destino que o encontro, remodelado, ganhasse guarida no time de futebol que se proclama o mais antigo do país.

O novo espaço é o Nacional Atlético Clube, que se originou do São Paulo Railway, equipe da companhia ferroviária paulista que venceu os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo na primeira partida oficial no Brasil, em 1895, no mesmo dia de seu surgimento. O SP Railway acabou fundado legalmente somente em 1919, e em 1945 mudou de nome para Nacional AC.

Nacional no Nacional

Pois bem, batizado agora de Encontro Nacional de Colecionadores do Futebol (Encofut), o evento dos apaixonados por camisas de futebol teve sua primeira edição em abril, na sede do Nacional, no bairro da Barra Funda. A segunda edição ocorrerá neste sábado (1), de 10h às 16h, em espaço localizado ao lado do estádio Nicolau Alayon.

A intenção dos organizadores é que o encontro seja quadrimestral. O nome Nacional ser o mesmo do clube que abriu as portas para o evento, esclarecem os colecionadores, foi só uma coincidência. Tanto que a intenção é que a sede do Encofut seja rotativa, inclusive havendo a realização em cidades de outros estados do país.

“O encontro é para todos os apaixonados por camisas, independente da agremiação”, reforça Caio Prazeres, um dos organizadores. Ele foi um dos inconformados com o fim dos encontros. “Uma comissão de colecionadores de Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo se uniu então para criar o Encofut”, pontua o produtor de eventos e tradutor.

“O encontro é para todos os apaixonados por camisas, independente da agremiação”. (Caio Prazeres)

Classic Football Shirts

Evento de porte considerável

A primeira edição contou com 350 participantes, e a meta é chegar a 700 neste sábado. A empolgação justifica-se: a partir das 15h haverá jogo do Nacional contra a Portuguesa, pela Copa Paulista, logo ao lado. Ou seja, público garantido. “Faremos uma homenagens às duas equipes, com uma exposição de camisas históricas dos dois times”, antecipa Caio, torcedor são-paulino.

O colecionismo de camisas de futebol ganhou força com as redes sociais, com muitos eventos Brasil afora. “Existe um encontro muito bem estruturado que é organizado pela Associação Goiana de Colecionadores, e que acontece num shopping em Goiânia, mas em matéria de público especializado somos o maior”, destaca Caio. Se você estará presente, bom passeio e bom garimpo!

Serviço:

2º Encontro Nacional de Colecionadores do Futebol (Encofut)

Quando: 1º de setembro de 2018 (sábado), de 10h às 16h
Onde: Nacional Atlético Clube, na Av. Marquês de São Vicente, 2.477, Barra Funda, São Paulo
Atividades: Exposição de coleções, comércio de itens colecionáveis, feira de trocas e torneio de futebol de botão
Programação: 10h – abertura; 11h – torneio de futebol de botão; 14h – sorteio de brindes; 16 – encerramento


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: