Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Messi ou CR7? Uma série de critérios objetivos define quem é o melhor

A disputa entre os craques anima os amantes do futebol e, cada vez mais, ultrapassa marcas

Messi e Cristiano Ronaldo já marcaram mais de 500 gols na carreira (Foto: Site Barra)
Messi e Cristiano Ronaldo já marcaram mais de 500 gols na carreira (Foto: Site Barra)

Por Maurício Ferraz

A rivalidade entre Messi e Cristiano Ronaldo é uma das mais icônicas do futebol moderno. Apesar de ostentarem estilos e personalidades diferentes fora do campo, o argentino e o português têm praticamente a mesma idade, o mesmo número de Bolas de Ouro e ambos marcaram mais de 500 gols durante a carreira.

Assim como a disputa histórica entre Senna e Prost arrebatou os amantes de Fórmula 1 e elevou o esporte a novos níveis, a disputa entre ambos anima os amantes do futebol e ultrapassa metas históricas. Pensando nisto, resolvemos fazer uma pequena análise retrospectiva com critérios objetivos para definir qual o melhor deles!

Porte Atlético e Habilidade Técnica

Messi está atualmente com 30 anos e conta com uma altura de 1,70 m – que pode ser considerada baixa para os padrões do futebol –, um porte médio. Devido à grande habilidade técnica com os pés, a baixa estatura e ao centro de gravidade mais próximo ao chão, o jogador é amplamente considerado um dos melhores dribladores de todos os tempos, senão o melhor.

A maior vantagem de Messi é conseguir mudar de direção rapidamente para iludir seus adversários e evitar confrontos físicos diretos, sendo muito comum vê-lo passando por diversos oponentes completamente ileso.

Com 32 anos, 1,87 m de altura, personalidade forte e combativa e um porte atlético, que lhe permite disputar facilmente jogadas de corpo a corpo com seus adversários, Cristiano Ronaldo tem uma clara vantagem neste quesito.

Apesar de ser objetivamente menos habilidoso com a bola nos pés, CR7 também não fica tão atrás e é um dos maiores dribladores da atualidade. Seu maior tamanho também permite que o jogador faça finalizações rápidas e explosivas, realizando jogadas antes mesmo dos zagueiros terem uma chance de se posicionar direito em campo.

Messi é um dos melhores dribladores da história do futebol (Foto: Goal)
Messi é um dos melhores dribladores da história do futebol (Foto: Goal)

Habilidade de Marcar

Cristiano Ronaldo foi o primeiro a assinalar a marca histórica de 600 gols. Apesar disso, Messi recentemente o alcançou e ambos já fizeram mais de 50 gols em apenas uma temporada.

Em relação a números absolutos, os dados de cada um dos jogadores varia de acordo com a temporada. Apesar disto, as porcentagens e médias de CR7 são ligeiramente melhores em relação a número de gols marcados ao longo de todas as temporadas, e os de Messi são superiores em relação a assistências para companheiros de equipe.

Um dos pontos que pode explicar essa discrepância é o número de gols de cabeça marcados por cada um dos dois. Devido à baixa estatura Messi não tem tantos gols deste tipo durante a carreira, enquanto isto, quase um em cada seis dos gols de Ronaldo foi feito desta maneira.

Cristiano Ronaldo tem uma vantagem atlética em relação a Messi (Foto: Goal)
Cristiano Ronaldo tem uma vantagem atlética em relação a Messi (Foto: Goal)

Rendimentos Financeiros e Presença Midiática

No quesito dinheiro juntado durante a carreira, os dois são os jogadores mais bem pagos do futebol e estão em níveis similares. Apesar disto, Cristiano Ronaldo tem a vantagem e também sai na frente neste ponto.

Além dos rendimentos financeiros dentro de campo, cada um deles também conta com patrocínios de marcas mundialmente famosas no ramo esportivo, com Messi representando a Adidas e Ronaldo sendo porta-voz da Nike.

A presença de ambos nas redes sociais também é uma das maiores do mundo e hoje em dia ultrapassa facilmente as centenas de milhares de seguidores combinando Instagram, Facebook e Twitter. Entretanto, e provavelmente devido a sua personalidade mais expansiva, Ronaldo também está na frente neste quesito, com 200 milhões de seguidores, enquanto Messi conta com 122 milhões.

Trabalho em Equipe

Trabalhar em equipe parecia ser um dos poucos pontos fracos de Cristiano Ronaldo e muitas vezes o jogador já teve problemas em passar a bola para um jogador melhor posicionado no lugar de tentar fazer o gol, o que de certa forma também ajuda a explicar o seu maior número de gols marcados.

Mas, apesar de continuar “chamando a responsabilidade” para si, nos últimos anos o competidor tem se esforçado para trabalhar melhor em equipe dentro do time, e este já pode deixar de ser considerado um defeito seu.

Messi sempre foi um jogador que trabalhou bem em equipe, tanto em relação a assistências quanto em relação a privilegiar o objetivo final do grupo em detrimento dos seus próprios. Sendo assim, não há o que falar a respeito da melhora do jogador neste quesito.

Há uma clara vantagem para Messi em relação a consistência, mas é possível argumentar que CR7 mereceria alguns pontos pela sua evolução.

Considerando que Cristiano Ronaldo igualou o número de Bolas de Ouro de Lionel Messi, somando a isso todos os fatores objetivos mencionados acima e adicionando o fato de que CR7 vem melhorando cada vez mais nos últimos anos – inclusive trabalhando duro e se esforçando para superar os seus defeitos –, parece que o craque português finalmente pode ser considerado o melhor jogador da atualidade.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: