Moda retrô vira estudo em universidade
A febre retrô virou tema de trabalho de conclusão no curso de Administração da PUC São Gabriel
Se brasileiro tem memória curta, não é o que parece nas arquibancadas do país. Graças a lojas, fábricas e clubes, o relançamento de modelos de camisas do passado tornou-se comum no futebol brasileiro. Essa febre retrô virou tema de um trabalho de conclusão no curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC São Gabriel, em Belo Horizonte.
A iniciativa foi de Lincoln Fernando Domingues, que conclui a faculdade neste mês. Empresário do ramo, o torcedor cruzeirense lançou a loja virtual Sports Retrô em 2014, durante a disciplina Plano de Negócios I, quando fazia o 5º semestre. No término do curso, o agora administrador decidiu estudar mais sobre seu campo de atuação.
> LEIA TAMBÉM
Lincoln fez questionários com 132 clientes. Dentre os homens que participaram, 41% têm até 25 anos e 38% possuem entre 26 e 35 anos – ou seja, a maioria ainda nem havia nascido na época de certas camisas vendidas pela loja. E chama a atenção que 31% dos consultados são mulheres. “Um terço de todos diz que o resgate ao passado motiva a compra”, indica Lincoln, de 34 anos.
Em um ano e meio de atuação, Lincoln percebe que o grande referencial das camisas retrô é a falta de patrocínios – ou o número mínimo deles. “Isso valoriza o escudo do time”, destaca o empresário, que comercializa peças de times brasileiros, sul-americanos e europeus, além de seleções.
O tecido da camisas retrô, um fio de linho que remete ao algodão das blusas usadas até a década de 1980, é outro diferencial. “Os clientes gostam desse material”, revela Lincoln.
Seu trabalho de concusão de curso, intitulado “Análise do perfil dos consumidores da empresa Sports Retrô e de camisas retrô de futebol”, ajudou a nortear caminhos. “O reforço ao sentimento de paixão que os clientes sentem em relação ao futebol contribui para a empresa avaliar o negócio como promissor”, reflete Lincoln. Seus clientes comemoram também.
“O reforço ao sentimento de paixão que os clientes sentem em relação ao futebol contribui para a empresa avaliar o negócio como promissor”. (Lincoln Fernando Domingues)
Endereços do Sports Retrô:
facebook.com/sportsretro1986
www.sportsretro.com.br (em manutenção)
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/carrinho-de-compras/14-sensacionais-camisas-retro-de-copas-do-mundo
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Deixe um comentário