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Moda retrô vira estudo em universidade

A febre retrô virou tema de trabalho de conclusão no curso de Administração da PUC São Gabriel

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Lincoln Fernando Domingues, proprietário da Sports Retrô, estudou o mercado de camisas retrô na conclusão de curso de Administração na PUC São Gabriel, de Belo Horizonte (Foto: Divulgação)
Lincoln Fernando Domingues, proprietário da Sports Retrô, estudou o mercado de camisas retrô (Foto: Divulgação)

Se brasileiro tem memória curta, não é o que parece nas arquibancadas do país. Graças a lojas, fábricas e clubes, o relançamento de modelos de camisas do passado tornou-se comum no futebol brasileiro. Essa febre retrô virou tema de um trabalho de conclusão no curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC São Gabriel, em Belo Horizonte.

A iniciativa foi de Lincoln Fernando Domingues, que conclui a faculdade neste mês. Empresário do ramo, o torcedor cruzeirense lançou a loja virtual Sports Retrô em 2014, durante a disciplina Plano de Negócios I, quando fazia o 5º semestre. No término do curso, o agora administrador decidiu estudar mais sobre seu campo de atuação.

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Lincoln fez questionários com 132 clientes. Dentre os homens que participaram, 41% têm até 25 anos e 38% possuem entre 26 e 35 anos – ou seja, a maioria ainda nem havia nascido na época de certas camisas vendidas pela loja. E chama a atenção que 31% dos consultados são mulheres. “Um terço de todos diz que o resgate ao passado motiva a compra”, indica Lincoln, de 34 anos.

A camisa reserva do Flamengo de 1981 é um dos clássicos da moda retrô no Brasil (Foto: Divulgação)
Camisa reserva do Flamengo de 1981 é um dos clássicos da moda retrô no Brasil (Foto: Divulgação)

Em um ano e meio de atuação, Lincoln percebe que o grande referencial das camisas retrô é a falta de patrocínios – ou o número mínimo deles. “Isso valoriza o escudo do time”, destaca o empresário, que comercializa peças de times brasileiros, sul-americanos e europeus, além de seleções.

O tecido da camisas retrô, um fio de linho que remete ao algodão das blusas usadas até a década de 1980, é outro diferencial. “Os clientes gostam desse material”, revela Lincoln.

Seu trabalho de concusão de curso, intitulado “Análise do perfil dos consumidores da empresa Sports Retrô e de camisas retrô de futebol”, ajudou a nortear caminhos. “O reforço ao sentimento de paixão que os clientes sentem em relação ao futebol contribui para a empresa avaliar o negócio como promissor”, reflete Lincoln. Seus clientes comemoram também.

“O reforço ao sentimento de paixão que os clientes sentem em relação ao futebol contribui para a empresa avaliar o negócio como promissor”. (Lincoln Fernando Domingues)

Endereços do Sports Retrô:
facebook.com/sportsretro1986
www.sportsretro.com.br (em manutenção)

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14-sensacionais-camisas-retro
www.verminososporfutebol.com.br/carrinho-de-compras/14-sensacionais-camisas-retro-de-copas-do-mundo

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