https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

PC Gusminha cresceu. E segue treinador

Aquele que já foi apontado como o treinador mais jovem de Fortaleza hoje tem 15 anos
Postado por Rafael Luis Azevedo - 23/maio/2016
Wesley Bruno ficou famoso em 2011, como o "treinador mais novo de Fortaleza" (Foto: Verminosos por Futebol)

Wesley Bruno ficou famoso como “treinador mais novo de Fortaleza” (Foto: Verminosos por Futebol)

A história cativou a metade alvinegra da cidade. Passados quatro anos, PC Gusminha cresceu. Aquele que já foi apontado como o treinador mais jovem de Fortaleza hoje tem 15 anos. Wesley Bruno Costa da Silva, agora um garotão, segue firme em seu sonho: o de acompanhar os passos do ídolo PC Gusmão, virando técnico de futebol.

Wesley ficou famoso em 2012, por comandar um time de garotos de seu bairro, o Novo Barroso, com o intuito de tirá-los do mundo das drogas que vitimou seu irmão mais velho. O nome, Cearazinho Sporting Club, foi uma homenagem ao time de coração. Por isso, o menino acabou acolhido por PC Gusmão, que o levou para uma visita ao Ceará.

> LEIA TAMBÉM

Na época, Wesley ganhou do treinador um jogo de uniformes infantis, que acabaram ficando pequenos quando a turminha cresceu. Além disso, o terreno baldio onde eles jogavam virou um lamaçal. Com isso, o time foi desativado em 2013. Em janeiro passado, PC Gusminha voltou à ativa, retomando o Cearazinho. Agora, uma equipe sub-17.

Wesley Bruno ficou conhecido como PC Gusminha, por ter sido acolhido por PC Gusmão (Foto: Verminosos por Futebol)

Wesley é chamado de PC Gusminha, por ser fã de PC Gusmão (Foto: Verminosos por Futebol)

O Verminosos por Futebol acompanhou o primeiro jogo da nova fase, no dia 11 de maio. Na realidade, foi a primeira partida de Wesley como treinador numa competição oficial, a CopArena, promovida pela Prefeitura de Fortaleza. O pai Francisco da Silva, de 52 anos, virou seu assistente técnico. E principal incentivador.

“Acho bonito o desejo dele de ser treinador. Ajudo como posso”, relata o servente. A motivação de Wesley se intensificou ao descobrir um problema cardíaco que o impede de jogar bola. “Eu sentia cansaço quando corria. Fui ao médico e soube que tenho arritmia”, lamenta o jovem, aluno do 8º ano numa escola pública do Dias Macedo.

“Acho bonito o desejo dele de ser treinador. Ajudo como posso”. (Francisco da Silva, pai de Wesley)

Mais gente aderiu ao projeto. Francinildo Moura, amigo do pai, assumiu o cargo de treinador de goleiros do time. E consegue emprestado o jogo de uniformes. “Todo menino sonha virar jogador, então não é normal alguém tão novo querer ser treinador. Desejo toda a sorte para ele”, elogia o ajudante de produção, de 31 anos.

Wesley Bruno treina o Cearazinho, sendo mais jovem que todos os seus jogadores (Foto: Verminosos por Futebol)

Wesley Bruno é mais jovem que todos os seus jogadores (Foto: Verminosos por Futebol)

Reconhecido até hoje, Wesley já se acostumou com a tietagem. Antes do jogo pela CopArena, no estádio Murilão, em Messejana, ele posou para fotos com o árbitro e um bandeirinha, que viram as várias reportagens de TVs sobre o mini-treinador. “Quando vou a jogos do Ceará, sempre pedem para fazer fotos”, impressiona-se o garoto.

“Ainda hoje falo com PC Gusmão. Ele sempre me recomenda a continuar estudando”. (Wesley Bruno)

A estreia, porém, não foi como ele esperava: derrota por 5 a 0 para o Projeto Céu, e eliminação de cara. “Estamos treinando há pouco tempo, por isso temos muito a melhorar”, garante Wesley, que acabou expulso em seu primeiro jogo oficial. Admiração à parte, o árbitro não quis nem saber. “Sei que me excedi”, admite o jovem.

O treinador já faz planos para estudar Educação Física. Ou, como plano B, o curso de Jornalismo, aproveitando seu palavreado eloquente. “Vou chegar lá”, repete o que disse ao Verminosos em 2012. Se um dia o Ceará já teve PC Gusmão, quem sabe daqui a alguns anos seja comandado pelo PC Gusminha.

(*) Atualização em 2/6/2016:

PC Gusminha ganhou um estágio na comissão técnica do Fortaleza, ao lado do treinador Marquinhos Santos, a convite do diretor Marcelo Paz.

Wesley Bruno fará um estágio no Fortaleza, que disputa a Série C (Foto: Acervo pessoal)

Wesley Bruno fará estágio no Fortaleza, que disputa a Série C (Foto: Acervo pessoal)

Vídeo da época em que Wesley Bruno ficou famoso:

Clique no link e leia também:

Técnico mais novo do Brasil tem só 11 anos

Conheça o autor

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6