Verminosos por futebol




Papo sério

Quem são os caras por trás das piadas dos perfis do Canarinho Pistola

Conversamos com os autores de dois perfis diferentes do mascote Canarinho Pistola

Pistola virou o "sobrenome" mais popular do Canarinho (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Pistola virou o “sobrenome” mais popular do Canarinho (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Canarinho virou a CBF que deu certo. O personagem carrancudo criado em 2016, ainda no início da arrancada que culminou com a classificação para a Copa do Mundo de 2018, simbolizou o ressurgimento da seleção brasileira. Uma jogada de marketing que caiu nas graças da torcida, juntamente com os “sobrenomes raivosos” atribuídos por uma série de perfis não-oficiais nas redes sociais.

Pistola virou o adjetivo mais famoso. Culpa dos dois perfis Canarinho Pistola, que com seus memes garantiram fama ao personagem. “A fisionomia foi decisiva frente à realidade do país e da seleção, por isso o mascote explodiu em popularidade”, avalia Fabio Moraes Sarmento, autor de uma das páginas. O Verminosos por Futebol conversou com os responsáveis pelos projetos. Confira abaixo.

Verminosos por FutebolQuando vocês lançaram o perfil do Canarinho Pistola?

Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – Março de 2018.

Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – 31 de agosto de 2017. Facebook foi alguns meses depois e o perfil do Instagram tem menos de 1 mês. Twitter continua sendo o perfil principal, alimentado diariamente. O perfil do Facebook na realidade é apenas um espelho das postagens do Twitter. O perfil do Instagram ainda engatinha, mas pra minha proposta de trabalho, que é mais baseada em textos e comentários, o Instagram não se mostra eficiente.

VerminososVocês acham que a escolha do mascote como uma fisionomia sisuda, ao invés de alegre, foi decisiva para a fama e boa receptividade que o personagem ganhou?

Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – A aparência dele, que parece estar sempre irritada, foi essencial para a criação de piadas. O humor está na revolta do Canarinho, misturando com a linguagem brasileira carregada de humor negro.

Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – A fisionomia foi decisiva frente à realidade tanto do país quanto da seleção, por isso o mascote explodiu em popularidade. O brasileiro sempre foi conhecido por sua alegria e irreverência, mas o mascote trouxe à tona nosso lado irritadiço e corneteiro.

O mascote Canarinho não incorporou o "sobrenome" Pistola (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
O mascote Canarinho não incorporou o “sobrenome” Pistola (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

VerminososO que vocês acharam da vez em que o boneco apareceu sorridente?

Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – Ficamos preocupados, assim como os seguidores. Porém, foi apenas para um evento esportivo de gala, por isso a imagem simpática do Canarinho.

Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – A sacada do boneco sorridente para ações pontuais, principalmente com crianças, é muito boa. Obviamente a repercussão foi negativa, pois as pessoas rapidamente se apegaram à imagem carrancuda, mas a correção “a tempo” da CBF criou para os donos de perfis não-oficiais uma oportunidade de usar essa imagem como um contraponto em determinadas situações, em alguns memes.

“A fisionomia foi decisiva frente à realidade tanto do país quanto da seleção, por isso o mascote explodiu em popularidade”. (Fabio Moraes Sarmento)

VerminososQuais foram as piadas mais engraçadas que vocês já fizeram nesse tempo de trabalho?

Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – A nossa favorita é coincidentemente a que mais repercurtiu: uma em que o mascote da Copa cumprimenta o Canarinho, e ele responde com um aperto de mão e um xingamento.

Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – Normalmente as situações mais engraçadas são durante os jogos, quando se critica um jogador e ele, logo após, faz uma boa jogada ou um gol. Os seguidores acabam interagindo “cornetando a corneta”, e os desdobramentos das conversas e as explicações para o que foi dito acabam gerando conversas engraçadas.

VerminososAgora uma pergunta ao Canarinho Pistola: O que vai dizer a quem mandar você dar um sorriso após a conquista do hexa na Rússia?

Canarinho Pistola – Sorriso o !@#$, não se conquista nada com alegria. Não passa de obrigação da seleção ganhar a Copa.

Canarinho Pistola – Sorrisinho é o caralho porra, ganhou Copa do Mundo, mas tem Copa América depois pra ganhar. O mundo continua girando, filho… Eu quero taça!

“Sorriso o !@#$”. (Canarinho Pistola)

Serviço:

Siga os dois perfis

Canarinho Pistola
Facebook e Twitter
Mantido pelos estudantes Daniel Fernandes, 17 anos, e Bruno Almeida, 18, de São Gonçalo (RJ).

Canarinho Pistola
Facebook, Twitter e Instagram
Mantido por Fabio Moraes Sarmento, biomédico, 33 anos, de Uruguaiana (RS).

Perfis não-oficiais ajudaram na popularização do mascote (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Perfis não-oficiais ajudaram na popularização do mascote (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

> Dica de leitura:

Para entender a estratégia de marketing da CBF ao escolher um personagem sisudo para simbolizar a seleção brasileira, o Verminosos por Futebol recomenda a leitura de matéria da Vice Brasil.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: