Siker, a marca do futebol alternativo
Conheça a Siker, empresa de material esportivo que veste times alternativos do Norte e Nordeste
As grandes marcas de material esportivo não têm interesse em se vincular a pequenos clubes de futebol. O motivo é comercial: torcidas de menor expressão não atingem suas metas de venda. Foi nesse nicho de mercado inexplorado que a cearense Siker enxergou uma oportunidade de negócio.
Fundada em 1995, desde 2010 que a empresa passou a fabricar uniformes de clubes alternativos do Norte e Nordeste. Atualmente, são 28 times de nove estados. A maioria é de cidades de interior, mas há também os terceiros clubes de capitais, como Ferroviário-CE, Alecrim-RN, MAC-MA e Tuna Luso-PA.
“É um trabalho gratificante. Nós acreditamos que é com esses clubes que se encontra a essência do futebol”, comenta o diretor de marketing da Siker, Luis Carlos Soares.
Na lista de parceiros há times praticamente sem torcida, como Calouros do Ar e Maguary, campeões cearenses atualmente na 3ª divisão estadual. O foco, nesse caso, são os colecionadores de camisas. “Possuímos uma política de nunca dizer ‘não’ a uma proposta sem analisá-la”, pontua Luis Carlos.
“É um trabalho gratificante. Nós acreditamos que é com esses clubes que se encontra a essência do futebol”. (Luis Carlos Soares, diretor de marketing da Siker)
Retorno motivante
O retorno de torcedores de clubes que não possuíam material esportivo de qualidade é motivante. “Eles sempre nos dizem que é a melhor camisa que já tiveram. Teve um tópico na comunidade do Alecrim no Orkut em que torcedores agradeciam o alto nível do ‘manto sagrado’ deles”, relembra o diretor de marketing.
Assim como acontece com grandes clubes, a venda de camisas de times pequenos é impulsionada por boas campanhas. O acesso do Icasa à Série B do Campeonato Brasileiro em 2012 ajudou. A parceria com lojas virtuais como o Netshoes também colaborou. “Esse foi um fator decisivo”.
Com sede em Fortaleza, a Siker possui 200 funcionários, entre administrativo, fábrica e loja. O sonho da empresa é, claro, vestir grandes clubes do Brasil. Mas uma coisa é certa: o mercado que marcou seu crescimento não será esquecido.
“Quanto mais times de ‘massa’ patrocinarmos, com mais clubes de menor torcida nós trabalharemos”, promete Luis Carlos. O futebol alternativo agradece.
Site da Siker:
www.siker.esp.br
Camisas da Siker no Netshoes:
www.netshoes.com.br
(*) Clubes também patrocinados, mas sem estoque no Netshoes:
Crato-CE, Guarani de Juazeiro-CE, São Benedito-CE, Potyguar de Currais Novos-RN, Santa Cruz-RN, River-PI, Serrano-BA, Genus-RO e São Raimundo-AM.
21 respostas para “Siker, a marca do futebol alternativo”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Duro é saber quem é o patrocinador Master aí viu!!!!
Pois é, tem umas que os clubes exageraram!
Certamente! É uma bela camisa a do tricolor da base aérea, tanto por suas cores quanto por ser “limpa”.
É pena que a falta de dinheiro faça as direções dos clubes encherem até o talo os uniformes de patrocínios…
Essa camisa do Calouros está entre as minhas favoritas.
Legal demais, Rafael.
Essa investida da Siker nesse nicho de times “menos cotados” foi bem pensada e é uma ideia muito interessante! Tem umas camisas bem bacanas lá. Inclusive, entrei em contato com eles ano passado pra ver se eu comprava uma camisa do Baraúnas (por ter eliminado o Campinense da série D, time pelo qual nutro abuso desde o episódio da série C 2011), mas a grana estava (ainda está, hehe) curta e não comprei.
Espero ganhar agora no sorteio da #SextaDoFutebol ! hehe
Abraço!
Oi Vanírton, sem dúvida é uma estratégia de mercado muito interessante. Algumas camisas são muito legais. Pena que certos clubes abusem na quantidade de patrocínios. Veja a do Calouros do Ar… Não deveria ser um exemplo aos demais? Um abraço!
Ficou muito boa a matéria! Parabéns Rafael.
Valeu, Cristiano. Um abraço!
É um enorme prazer para todos nós fazer parte dessa grande família chamada SIKER que produz sentimentos em forma de camisas! Abraço a todos.
Excelente matéria, Rafael!! Lindas Camisas.. Parabéns Luis Carlos e toda galera da Siker pelo trabalho sério e competência..
Valeu, Ana Paula!
Comprei minha primeira camisa da Siker quando ela ainda patrocinava o Sampaio Corrêa e desde então virei fã, material e atendimento de excelente qualidade!
Oi João Paulo, pena que o Sampaio Corrêa saiu da lista de clubes parceiros da Siker. É uma camisa diferente.
RIVER -PI
cADE A CAMISA DO RIVER QUERO COMPRA ISSO E INJUSTIÇA DEMAIS
Samuel, procura no site da Siker. Um abraço!
Luis Carlos ficando famoso hehe
É isso aí, Edirlan!