https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Site americano lista centenas de bares que transmitem jogos de futebol nos EUA

O Wrong Side Of The Pond mantém o mapa coletivo Soccer Pub Atlas, com bares esportivos
Postado por Rafael Luis Azevedo - 09/abr/2017
O mapa lista até aqui 315 bares de 48 estados, do distrito de Columbia e de cinco províncias canadenses (Foto: Reprodução)

O mapa lista 315 bares de 48 estados, do distrito de Columbia e de 5 províncias canadenses (Foto: Reprodução)

Há cinco anos, quando o futebol ainda não era a febre que é hoje nos Estados Unidos, o jornalista americano DJ Switzer sentia dificuldades para encontrar bares que transmitissem football – não o football jogado com as mãos, mas sim o “real” football, em que os pés são protagonistas. Foi daí que nasceu um projeto único no mundo: o Soccer Pub Atlas.

A ideia é listar o maior número de bares dos Estados Unidos onde é possível ver jogos de futebol. De lá pra cá, virou um sucesso entre fãs do maior dos esportes. Graças a dicas de leitores, o mapa coletivo já enumera 315 bares de 48 estados (Alasca e Wyoming são os únicos zerados) e do distrito de Columbia, além de cinco províncias do Canadá.

A iniciativa é tocada no site futebolístico Wrong Side Of The Pond (WSOTP) – algo como “lado errado da lagoa”, como os fãs do soccer se sentem em meio à paixão local pelos ditos esportes americanos. No começo, o atlas online foi formado pelos cerca de 30 bares que DJ conheceu país afora. Depois de listá-los, houve uma adesão imediata.

“Em uma semana no ar, já eram mais de 100 bares na lista. Até agora, cerca de 200 colaboradores diferentes ajudaram a construir o mapa”, calcula DJ. Já são centenas de cidades, lideradas por Nova York, que conta com 15 bares enumerados. “E, provavelmente, devem existir muitos mais pubs que ainda não foram indicados”, arrisca.

Bares abrem cedo

O preferido do jornalista é o Rhinehaus, um pequeno bar de Cincinnati, no estado de Ohio, onde ele trabalha como diretor de comunicação do FC Cincinnati, clube da United Soccer League (USL). Logo às 7h, ele já enche de torcedores de diferentes times. “Os ‘bares de futebol’ abrem cedo, por causa do horário dos jogos das ligas europeias”, explica.

O site Wrong Side Of The Pond mantém também um guia turístico de estádios americanos, que já apresentou Chicago, Colorado, Columbus, Dallas e Houston (Foto: Reprodução)

O site Wrong Side Of The Pond mantém também um guia turístico de estádios americanos, que já apresentou Chicago, Colorado, Columbus, Dallas e Houston (Foto: Reprodução)

Ainda são raros os bares esportivos dos EUA exclusivos de futebol, já que eles necessitam dos não-fãs para sustentar-se. A maioria, na realidade, segue focada nos esportes tradicionais do país – futebol americano e basquete (profissional e universitário), além de beisebol e hóquei. Mas a resistência ao futebol já é menor do que num passado recente.

“Há pouco mais de cinco anos, era difícil de ser atendido ao pedir para colocar a televisão num jogo de futebol”, relata DJ. “Foi por isso que eu quis fazer o Soccer Pub Atlas: para ajudar a todos a encontrar um bar com futebol perto deles”, acrescenta. E esse serviço, para satisfação do jornalista, tem cada vez mais interessados.

“Há pouco mais de cinco anos, era difícil de ser atendido ao pedir para colocar a televisão num jogo de futebol”. (DJ Switzer)

O gosto por futebol nos EUA está crescendo rapidamente, e já é a modalidade mais praticada entre as crianças. “A outras ligas daqui – NFL, NBA, MLB e NHL – são gigantes esportivas. O futebol tem uma longa estrada para alcançá-las, mas estamos no caminho certo para um dia se tornar o esporte mais popular do país”, reflete.

O amor por futebol em Cincinnati é um termômetro. O time local, fundado em 2015, alcançou média de público de 17 mil torcedores na estreia. E, assim, chamou a atenção das ligas de futebol mais famosas, a Major League Soccer (MLS) e a North American Soccer League (NASL). “Tem sido um tempo emocionante”, empolga-se. Tudo indica que a lista de bares vai crescer.

Serviço:

Wrong Side Of The Pond – Soccer Pub Atlas.
Site, Facebook e Twitter

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6