Verminosos por futebol

Classic Football Shirts

Papo sério

Só o Calouros do Ar tem bandeira no PV

O Presidente Vargas é o estádio mais usado do futebol cearense. É a primeira ou segunda casa dos 10 clubes de Fortaleza. Por isso, em 2013 foram 71 jogos no local. Mas somente um time se orgulha de ter sua bandeira erguida na fachada do PV, como é chamado: o Calouros do Ar. Prestígio assegurado […]

Estadio-Presidente-Vargas-atual
Dos 10 clubes de Fortaleza, só o Calouros enviou bandeira ao PV (Foto: Verminosos por Futebol)

O Presidente Vargas é o estádio mais usado do futebol cearense. É a primeira ou segunda casa dos 10 clubes de Fortaleza. Por isso, em 2013 foram 71 jogos no local. Mas somente um time se orgulha de ter sua bandeira erguida na fachada do PV, como é chamado: o Calouros do Ar. Prestígio assegurado graças ao desinteresse dos demais times da cidade.

Quem vai ao estádio nota a estranheza. Estão lá as bandeiras de Fortaleza e do Ceará (o município e o estado), além do Brasil. Na companhia, a bandeira do Calouros do Ar, campeão cearense em 1955 que hoje amarga ostracismo na 3ª divisão estadual. Ao lado, oito mastros vazios.

Calouros
Uniforme do Calouros do Ar é fabricado pela cearense Siker (Fotos: Divulgação)

“A secretaria de esportes do município enviou ofícios para todos os clubes de Fortaleza, além da Federação (Cearense de Futebol), mas só o Calouros do Ar nos retornou”, explica a assessoria do órgão. O documento foi encaminhado no dia 1º de agosto de 2013.

Curiosamente, o Calouros do Ar nem mesmo possuía bandeira para enviar ao PV. Foi preciso encomendar a confecção. “A bandeira saiu até melhor do que imaginamos. Por isso estamos com o projeto de mandar fazer outras, para levar aos jogos”, adianta o diretor de futebol do clube, Eudásio Barroso.

Fundado por oficiais da Aeronáutica, o Calouros do Ar está na 3ª divisão cearense há nove temporadas. A última vez que disputou a 1ª foi em 1998. Por isso, a falta de recursos se tornou um entrave para o reerguimento do clube.

A bandeira saiu até melhor do que imaginamos. Por isso estamos com o projeto de mandar fazer outras, para levar aos jogos”. Eudásio Barroso, diretor de futebol do Calouros do Ar.

Neste ano, o Calouros do Ar só não disputou a 3ª divisão com o time sub-17 porque dirigentes amigos, como Valmir Araújo, do Quixadá, e Paulo Wagner, do Horizonte, bancaram os salários de alguns jogadores. “Clubes pequenos têm menos estrutura que muito time de subúrbio”, constata Eudásio.

Estadio-Presidente-Vargas
Estádio Presidente Vargas foi reinaugurado em 2011. Na época, os mastros à espera das bandeiras. Dos 12 disponíveis, apenas quatro foram ocupados (Foto: Divulgação)

A esperança do Calouros do Ar é que o projeto do Uniclubes, já noticiado pelo Verminosos por Futebol, avance. A proposta é negociar patrocínios e programas de sócio-torcedor do futebol cearense em conjunto. “Do jeito que está, será a falência dos pequenos”, prega Aguiar Júnior, mentor da entidade.

“O Calouros do Ar não recebe verba da prefeitura, como os times de interior ou mesmo Ceará, Fortaleza e Ferroviário, no caso da cidade de Fortaleza. Por que esse preconceito?”, questiona Eudásio. Bem que o único clube que mandou bandeira para o PV merecia um pouquinho de atenção.

Calouros-do-ArPerfil do Calouros do Ar:

Nome: Calouros do Ar Futebol Clube
Apelido: Tricolor da Base Aérea
Fundação: 1º/1/1952
Títulos: Campeonato Cearense de 1955 e Torneio Início de 1955, 1958, 1968 e 1971
Site: www.calourosdoar.com.br

Calouros do Ar já marcou o “Gol do Fantástico”. Coisas que o tempo levou!

Clique no link e leia também:

Programa-de-socios-une-pequenosConheca-clubes-e-estadios-de-Fortaleza
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/programa-de-socio-reune-pequenos-do-ceara
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/conheca-clubes-e-estadios-de-fortaleza


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: