https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

Veja a pirâmide do futebol feminino inglês

A Inglaterra tem 600 times femininos, em 60 campeonatos, em 10 divisões
Postado por Rafael Luis Azevedo - 21/mar/2016
Inglaterra tem 600 times femininos, em 60 campeonatos, em 10 divisões. Nada mal (Foto: Reprodução)

A organização do futebol feminino inglês é de impressionar ao Brasil (Foto: Reprodução)

A Inglaterra tem o maior sistema de ligas do futebol mundial, com 7 mil times, distribuídos em 480 competições de 140 ligas, da 1ª a 24ª divisões. Você já viu essa pirâmide gigante aqui no Verminosos por Futebol, com os respectivos links dos torneios. Agora, a gente mostra que o futebol feminino inglês também é sem igual no planeta.

Existem cerca de 600 clubes no Campeonato Inglês feminino. Distribuídos em cerca de 60 campeonatos de pontos corridos, em geral com uma dezena ou dúzia de equipes participantes, num sistema de ligas com 10 divisões.

A elite conta com nove clubes, quase a metade deles versões femininas de gigantes do futebol inglês, como Chelsea (campeão em 2015), Arsenal, Liverpool e Manchester City, além de Sunderland, Birmingham, Reading, Notts County e Doncaster Rovers.

> LEIA TAMBÉM

A partir da 7ª divisão, os campeonatos reúnem times de condados, com suas próprias divisões. A maioria deles tem três divisões, chegando até a 9ª, mas um deles alcança a 10ª.

O West Riding County Third Division, de Yorkshire, reúne em teoria os 10 piores clubes do futebol feminino da Inglaterra. Apesar disso, o último colocado poderia, num prazo de 10 anos, enfrentar o melhor time da 1ª divisão nacional, desde que cumprisse exigências de estrutura.

Essa organização impressiona. Ainda mais considerando-se que a Copa do Brasil feminina reúne 32 times (com 53 jogos no total), e o Campeonato Brasileiro só 20 participantes (em 40 partidas).

Vale ressaltar: o futebol brasileiro masculino profissional reuniu somente 624 times em 2015, em todas as divisões nacionais e estaduais. E ainda chamam o Brasil de “país do futebol”…

(Foto: Women's Football Pyramid 2015/2016)

(Foto: Women’s Football Pyramid 2015/2016)

Clique no link e leia também:

Conheça a pirâmide do futebol inglês

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6