Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Viagem no tempo

1942: Ano em que a guerra parou o Potiguar

Pesquisador defende que título do Potiguar de 1942, suspenso pela 2ª Guerra, deveria ser dado ao ABC, o que marcaria a única sequência de 11 taças estaduais A 2ª Guerra Mundial passou longe da América do Sul. Uma cidade brasileira, porém, viveu o conflito na calçada. Natal, base da Força Aérea dos Estados Unidos, alterou sua rotina no […]

Pesquisador defende que título do Potiguar de 1942, suspenso pela 2ª Guerra, deveria ser dado ao ABC, o que marcaria a única sequência de 11 taças estaduais

O Campeonato Potiguar de 1942 foi suspenso após a chegada das tropas da Força Aérea dos Estados Unidos a Natal, durante a 2ª Guerra Mundial, quando o ABC era o líder (Foto: Reprodução)
O Campeonato Potiguar de 1942 foi suspenso após a chegada das tropas da Força Aérea dos EUA (Foto: Reprodução)

A 2ª Guerra Mundial passou longe da América do Sul. Uma cidade brasileira, porém, viveu o conflito na calçada. Natal, base da Força Aérea dos Estados Unidos, alterou sua rotina no período. Até o futebol, já uma paixão nacional, ficou de lado. O Campeonato Potiguar de 1942 não acabou, sendo o único do país interrompido pelas armas. Sete décadas depois, um pesquisador defende que o título deveria ser dado a um dos clubes, o que alteraria um marco do futebol brasileiro.

A guerra à distância não mudou tanto a vida dos brasileiros, apesar da tensão do noticiário e do aumento de preço de produtos estrangeiros. Em Natal foi bem diferente. Com o apoio do país a coalizão formada por Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, a capital potiguar recebeu duas bases americanas, a 18 km da sede, no então distrito de Parnamirim, hoje município.

> LEIA TAMBÉM

Desembarcaram 10 mil soldados na cidade de 50 mil habitantes. “Natal temia que, se houvesse um conflito, o bombardeio começasse por aqui”, relata o pesquisador potiguar Marcos Trindade. O aeroporto recebia mais de 100 voos diários, e um bairro militar inteiro foi instalado no Alecrim. “Natal foi a primeira cidade brasileira a beber Coca-Cola, a usar calça jeans e a comer ketchup”.

Os jogos em Natal em 1942 eram disputados no Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, pequeno estádio ainda hoje existente, propriedade do governo estadual (Foto: Divulgação)
Os jogos em Natal em 1942 eram disputados no Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol (Foto: Divulgação)

Oficialmente, foi a guerra o motivo da suspensão do campeonato daquele ano. Nas pesquisas de Marcos, radialista e autor do Blog do Trindade, foram encontradas outras alegações. Como a destituição do presidente da federação estadual, Gentil Ferreira de Souza, decidida pela Confederação Nacional de Desportos (CBD), e o desejo de preservação do gramado do Juvenal Lamartine, pequeno estádio ainda hoje existente, que receberia jogo pelo brasileiro de seleções.

Até aquele momento, três times estavam empatados com 4 pontos: ABC (com saldo de 14 gols), Alecrim (3) e Santa Cruz (1). Gentil chegou a ser reconduzido ao cargo, mas não conseguiu concluir o torneio, nem anunciou um campeão. Por ironia, diversas outras edições do Potiguar tiveram um vencedor mesmo sem o campeonato ter sido finalizado.

> LEIA TAMBÉM

Em 1928 e 1929, o ABC sagrou-se campeão tendo ocorrido apenas o 1º turno. Em 1949, o mesmo aconteceu com o América. Em 1936, o absurdo: o torneio acabou com somente três partidas. Duas delas vencidas pelo ABC, declarado campeão. “A edição de 1936 é muito menos aceitável que a situação de 1942, que deveria ter um campeão apontado”, defende Marcos, nascido em Mossoró e torcedor do Baraúnas.

Se o título fosse assegurado ao ABC sete décadas depois, isso alteraria uma estatística histórica do futebol brasileiro. O time foi decacampeão de 1932 a 1941, igualando marca do América-MG alcançada em 1925. Com mais uma taça, garantiria um recorde nacional. “Atesto o ABC campeão de 1942, e estou tornando isso público pela primeira vez”, anuncia o pesquisador. Motivo de sobra para muita polêmica no Clássico Rei.

O pesquisador Marcos Trindade entende que o título de 1942 deveria ser do ABC (Foto: Acervo pessoal)
Pesquisador Marcos Trindade avalia que título de 1942 deveria ser do ABC (Foto: Acervo pessoal)

Resultados do Campeonato Potiguar de 1942:

17/5 – Alecrim 3×1 Atlético
25/5 – Santa Cruz 4×2 Força e Luz
7/6 – Paissandu 3×1 América
14/6 – ABC 10×0 Força e Luz
21/6 – Santa Cruz 3×1 Atlético
5/7 – Alecrim 2×1 América
12/7 – ABC 4×0 Paissandu
19/7 – Atlético 4×3 Força e Luz
26/7 – América 6×3 Santa Cruz

Pontuação:
ABC (4), Alecrim (4), Santa Cruz (4), América (2), Paissandu (2), Atlético (2) e Força e Luz (0).

Visite o Blog do Trindade:
datatrindade.blogspot.com.br

Suspensão do Campeonato Potiguar foi anunciada no jornal A República, de Natal (Foto: Reprodução)
Suspensão do Potiguar 1942 foi anunciada no jornal A República, de Natal (Foto: Reprodução)

10 fotos históricas dos americanos em Natal: (clique para ampliar)

(*) Fotos: Ivan Dmitri/Michael Ochs Archives/Getty Images.

Clique no link e leia também:

Presidente-cafe-filho-jogou-pelo-Alecrim
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/presidente-cafe-filho-jogou-pelo-alecrim


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: