Verminosos por futebol




Viagem no tempo

Grupo faz do futebol de botão uma arte

Para eles não tem essa de futebol de mesa. É futebol de botão mesmo. Como se dizia na infância. E […]

Super-10-Botao-arte-chamada
O Super 10 Botão-arte, fundado em Santo André, explora conceito diferenciado (Fotos: Divulgação)

Para eles não tem essa de futebol de mesa. É futebol de botão mesmo. Como se dizia na infância. E como se deve dizer ainda hoje. Todo os anos eles se encontram para um campeonato que é mais do que campeonato. Para os integrantes do Super 10 Botão-arte, cuja 5ª edição ocorre neste dia 1º de setembro, o evento é uma expressão cultural.

O grupo surgiu em 2009, em Santo André (SP). Ideia do designer Fabito Moino, de 31 anos, amante do futebol de botão desde os 6. O objetivo era reunir outros fãs com o mesmo interesse, num torneio realizado uma vez por ano. Depois de convencer o amigo Rafael Rangel, a turma foi crescendo. “Juntamos pessoas de lugares diferentes num dia divertido, com muito futebol e sua cultura”.

Super-10-Botao-arte (10)
Nem é preciso levar botões, pois os organizadores do Super 10 Botão-arte cuidam da confecção dos times e do material gráfico de divulgação

O Super 10 é diferente de um clube de futebol de mesa. Para participar, nem é preciso levar os botões. Fabito e Rafael reúnem todos os times, com uniformes de acordo com o torneio (Copa do Mundo, Eurocopa, Campeonato Brasileiro…). “Fazemos a decoração, com exposições de diversos itens, quiz e arrecadação de alimentos”, detalha o são-paulino.

Os campeonatos têm categoria masculina e feminina, mas a competição é o que menos importa. O foco é a confraternização, apresentando o jogo a jovens que não tiveram a oportunidade de vivenciá-lo no tempo em que foi febre no Brasil. “Valorizamos o fair play“.

Para tornar o jogo mais atraente, pontos positivos das três regras do futebol de botão em uso no Brasil são combinadas, com um toque a mais. Na verdade, dois toques a mais, já que numa das adaptações mais curiosas, um botão-craque previamente escolhido e marcado pode dar até cinco toques na bola, ao invés de três. Além disso, são usados botões de acrílico, mais acessíveis que os de madre pérola, que espantam os iniciantes com seu preço a partir de R$ 70.

Juntamos pessoas de lugares diferentes num dia divertido, com muito futebol e sua cultura”. Fabito Moino, criador do Super 10 Botão-arte.

Super-10-Botao-arte (13)
Para incentivar a entrada de iniciantes no campeonato de futebol de botão, as regras são adaptadas para garantir mais dinamismo ao jogo. Com isso o grupo, baseado em Santo André-SP, só cresce a cada ano

“Nós achamos que as federações e clubes especializados contribuem para o esporte ficar restrito a um círculo pequeno, pouco atraente para a entrada de novos jogadores”, critica Fabito. Um exemplo é o preconceito com o termo futebol de botão. “Eles consideram isso pejorativo, infantil. Nossa proposta é justamente o contrário”.

Desde 2012 o grupo conta com página no Facebook, que ajuda no aquecimento para o evento. O campeonato tem logo própria e até mascote, a fênix Faísca. E, em 2010, chegou a ter um álbum de figurinhas, preenchido pelos participantes. “A ideia é valorizar a cultura futebolística”.

Nós achamos que as federações e clubes especializados contribuem para o esporte ficar restrito a um círculo pequeno, pouco atraente para a entrada de novos jogadores”.

As inscrições são revertidas para os custos de premiação, decoração, alimentação e aluguel do salão. Este ano, o palco será o Clube Bochófilo Santo André. São esperadas cerca de 50 pessoas, entre jogadores, acompanhantes e visitantes. E aí, se você mora por perto, que tal aparecer por lá?

Super 10 Botão-arte
Dia: 1º de setembro de 2013, das 9h às 19h
Local: Clube Bochófilo Santo André, rua Almirante Tamandaré, 584, Jd. Bela Vista, Santo André (SP)

Facebook do Super 10 Botão-arte:
www.facebook.com/super10botao

Times
Times e jogadores na disputa do 5ª edição do Super 10 Botão-arte, no torneio masculino

Outras artes do Super 10:

Clique no link e leia mais:

Artistas-perpetuam-o-futebol-de-botao
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/artistas-perpetuam-o-futebol-de-botao


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: