Verminosos por futebol




Viagem no tempo

Jan Tian: Falamos com o cara que inspirou Janco Tianno, o craque do 1º game Fifa

O chinês Jan Tian liderou a equipe da Eletronic Arts que lançou o Fifa, em 1993

O engenheiro de software adaptou seu nome no camisa 11 do Brasil (Foto: Reprodução)
O engenheiro de software adaptou seu nome no camisa 11 do Brasil (Foto: Reprodução)

15 de julho de 1993. A partir daquele dia, o mundo do futebol de videogames nunca mais seria o mesmo. Uma pequena equipe da Eletronic Arts no Canadá lançava o jogo que daria o pontapé inicial à franquia de futebol mais lucrativa da história: o Fifa International Soccer.

Também chamado de Fifa 94, o game é lembrado até hoje no Brasil porque o jogador com melhores atributos, dentre todas as equipes, era o camisa 11 da seleção brasileira. Tal qual Romário, o craque da Copa do Mundo de 1994.

A EA ainda não possuía licenciamento dos jogadores, então os bonecos ganharam nomes fictícios. O mito do game acabou batizado como Janco Tianno. Essa alcunha, poucos sabem, foi inspirada no chinês Jan Tian, engenheiro de sofware que liderou a equipe que produziu o Fifa.

Em entrevista ao Verminosos por Futebol, o programador relembra os bastidores do trabalho que marcou a história dos videogames. “Gosto muito do Brasil, mas senti que ‘Jan Tian’ seria um nome muito asiático para uma estrela brasileira”, explica Jan, hoje com 60 anos.

O jogo foi inovador porque, embora já existissem games de futebol populares desde a década de 1980, o Fifa foi pioneiro ao adotar um campo isométrico, como em transmissões de TV. Havia sons de torcida e condições climáticas diferentes, garantindo ambientação única até então.

Jan Tian continuou na produção do jogo até a 2ª edição, o Fifa 95. “Nunca esperei que meu game de futebol fosse virar tão popular. Eu só queria fazer um game para poder jogar”, conta. Seu desejo foi muito bem dividido com milhões de fãs de futebol mundo afora.

Confira a entrevista abaixo.

O Fifa Internacional Soccer foi lançado em 15 de julho de 1993 (Foto: Reprodução)
O Fifa Internacional Soccer foi lançado em 15 de julho de 1993 (Foto: Reprodução)

“É surpreendente que Janco Tianno ainda seja lembrado”

 

Verminosos por FutebolVocê sabia que, 25 anos depois, Janco Tianno ainda é lembrado por brasileiros que jogaram o primeiro Fifa?
Jan Tian – Isso é surpreendente. Eu me sinto muito bem com isso. Obrigado aos fãs brasileiros.

VerminososPor que escolheu colocar um nome semelhante ao seu num jogador brasileiro?
Jan Tian – Gosto muito do futebol brasileiro. Os brasileiros jogam futebol como uma dança, muito bonito de assistir.

VerminososPor que você colocou Janco Tianno, e não Jan Tian? Qual foi a inspiração?
Jan Tian – Bem, é uma espécie de nome italiano. Meu gerente na época, Joey, era um canadense de ascendência italiana. Eu senti que “Jan Tian” seria um nome muito asiático para uma estrela brasileira. Então, Joey sugeriu: “O que acha de colocar Janco Tianno?” Daí usei.

“Gosto muito do futebol brasileiro. Os brasileiros jogam futebol como uma dança, muito bonito de assistir”. (Jan Tian)

VerminososVocê nasceu na China, certo? Quando você se mudou para o Canadá?
Jan Tian – Sim. Eu me mudei para o Canadá em 1983.

VerminososVocê jogava futebol?
Jan Tian – Joguei muito futebol na minha vida. Eu fazia parte da equipe da universidade na China. Não jogo há alguns anos, porque tive muitas lesões nas pernas e nos tornozelos devido aos anos de futebol. Nos últimos anos, comecei a jogar hóquei no gelo. Adoro tênis de mesa e faço caminhada e natação. Também gosto de correr, mas tive que parar devido a uma lesão no tendão. Estou ficando velho.

VerminososQual era seu cargo na Electronic Arts quando o jogo foi lançado?
Jan Tian – Eu era engenheiro de software, e fui o líder do projeto do primeiro Fifa.

> O Fifa 94 contava com 90 seleções na versão para Mega Drive e com 72 seleções no Super Nintendo. Nenhuma equipe trazia jogadores com nomes reais.

A capa trazia o inglês David Platt e o polonês Piotr Swierczewski (Foto: Reprodução)
A capa trazia o inglês David Platt e o polonês Piotr Swierczewski (Foto: EA)

VerminososVocê ainda trabalha na EA? Segue na produção de games?
Jan Tian – Não. Eu deixei a EA em 2007. Atualmente, estou na Microsoft como fornecedor, não trabalho mais com games.

VerminososQuantas pessoas fizeram parte da equipe que produziu o primeiro Fifa?
Jan Tian – Para o Fifa International Soccer, a foto oficial mostra 14 pessoas. Mas havia menos de 10 trabalhando em tempo integral. Os outros eram de QA (“garantia de qualidade”, em inglês) e apoiavam o pessoal. Na última vez que chequei, em 2000, havia cerca de 200 pessoas trabalhando no Fifa. Deve ser mais agora.

VerminososVocê mantém contato com os colegas? Alguém ainda trabalha na EA?
Jan Tian – Não. Foi há mais de 20 anos. Que eu saiba, todos os membros da equipe original deixaram a EA, e a maioria deles não está mais trabalhando com games.

  • Menos de 10 pessoas trabalharam em tempo integral no 1º Fifa (Foto: Acervo pessoal)
  • Menos de 10 pessoas trabalharam em tempo integral no 1º Fifa (Foto: Acervo pessoal)

VerminososFoi difícil convencer uma empresa norte-americana a fazer um game de futebol antes da Copa do Mundo de 1994, quando o futebol ainda era obscuro nos Estados Unidos?
Jan Tian – Sim, foi muito difícil. Na verdade, propus a diretoria fazer um game de futebol várias vezes antes de 1993. Mas eles me rejeitavam, dizendo que o futebol não é grande na América do Norte. Eu dizia: “Não basta olhar para a América do Norte. Olhe para o mundo inteiro. Nada é tão grande quanto o futebol como esporte”. Até que, em 1993, eles chegaram para mim: “Jan, queremos fazer um game de futebol. Você encara?” Bem, eu estava exausto com o game de tênis anterior. Não queria fazer outro game de esportes por um tempo. Mas a gerência, sabendo que eu era descendente de jogadores amadores de futebol, insistiu: “Jan, você é o melhor cara para liderar o projeto”. Então começou. O resto é história.

VerminososVocê guardou algum protótipo de cartucho do Fifa?
Jan Tian – Não tenho o protótipo do cartucho. Eu prototipei no computador inicialmente, e depois transportei para o Sega Genesis. Eu fiquei com um cartucho do primeiro lote do game, que foi dado a mim pela EA.

VerminososVocê continuou participando da produção do Fifa até qual edição?
Jan Tian – Eu deixei a equipe do Fifa após a segunda versão, o Fifa 95. Queria fazer algo novo. Então, dei o papel principal a um dos meus companheiros de equipe. Mas, antes, passei muito tempo ensinando como funcionava a Inteligência Artificial do jogo. Muitos dos meus colegas eram engenheiros muito inteligentes, mas eles não jogavam futebol. Então, eu tive que gastar um tempo transferindo meu conhecimento de futebol para eles. Eles fizeram um bom trabalho.

> Segundo o Guinness, o Fifa é recordista de vendas entre jogos de futebol, com 146,1 milhões de cópias entre 1993 e 2015, superando o concorrente da Konami, o Pro Evolution Soccer, que comercializou 65,9 milhões desde 1994, quando a série ainda se chamava International Superstar Soccer.

VerminososVocê imaginava que aquele game de futebol se tornaria o gigante que é hoje?
Jan Tian – Nunca esperei que meu game de futebol fosse virar tão popular. Eu só queria fazer um game para poder jogar. Fiquei muito comovido com a recepção ao Fifa entre os fãs de futebol do mundo todo. Lembro do meu gerente me encaminhando um email dizendo que o Fifa vendeu mais de 1 milhão de cópias no primeiro mês depois de lançado. Isso foi inédito. Fiquei muito orgulhoso da nossa equipe. Nós fizemos muitas pessoas felizes.

VerminososExistem debates entre fãs de games no Brasil sobre quem foi o melhor jogador na história dos jogos de futebol: Janco Tianno ou Allejo, do Superstar Soccer. Para você, quem foi o melhor?
Jan Tian – Sinceramente, não me lembro quem era Allejo. Fiz de mim (Janco Tianno) um jogador muito habilidoso em termos de atributos, por pura diversão. Minha intenção não era fazer um jogador muito mais forte do que os outros. Eu queria dar a cada atleta forças iguais. Mas a gerência queria jogadores com diferentes qualidades. Então, acabei por me tornar um dos melhores.

“Nunca esperei que meu game de futebol fosse virar tão popular”. (Jan Tian)

> O chinês Jan Tian era engenheiro de software da Electronic Arts no Canadá quando, em 1993, aos 35 anos, liderou a equipe que produziu o Fifa International Soccer. Hoje, tem 60 anos e mora em Vancouver.

Ainda hoje há debates sobre quem foi melhor: Janco Tianno ou Allejo (Foto: Reprodução)
Ainda hoje há debates sobre quem foi melhor: Janco Tianno ou Allejo? (Foto: Reprodução)

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: