Maguary tenta reviver fama no Miss Ceará
Quarto maior campeão do futebol cearense, há quatro anos o Sport Club Maguary busca sair do fundo do poço, a […]
Quarto maior campeão do futebol cearense, há quatro anos o Sport Club Maguary busca sair do fundo do poço, a 3ª divisão estadual. O clube de Fortaleza falha nesse objetivo desde que foi reativado, em 2009, três décadas e meia depois de fechar as portas. Por ironia, o primeiro passo na retomada do tempo de glórias pode vir noutro campo – na realidade, nas passarelas.
O Maguary disputará o concurso Miss Ceará 2013, neste sábado, em Fortaleza. A faixa estará com a estudante de Psicologia Ajara Rodrigues, de 22 anos, eleita miss do clube em abril. Modelo desde os 9 anos, a cearense passou por três etapas de seleção, que na final contou com 11 garotas. “Hoje posso dizer que sou torcedora do Flamengo e do Maguary”, confidencia Ajara.
Inscrita no Miss Ceará, a modelo concorre com garotas de 25 municípios, além de uma representante do Ceará Sporting Club. A participação das duas equipes marca o retorno de uma tradição que foi forte entre 1955 e 1980, primeira fase do concurso de beleza. Na época, as concorrentes envergavam a faixa de clubes sociais, associações classistas ou times de futebol.
Em sete participações, o Maguary conquistou o título duas vezes. Em 1955, Emília Corrêa Lima foi eleita Miss Ceará, depois Miss Brasil e acabou como semifinalista no Miss Universo. Em 1973, Maria Rosely de Lima foi Miss Ceará e Miss Simpatia Brasil. Agora, há motivos para acreditar no tricampeonato.
“É um orgulho representar o clube que teve a primeira Miss Ceará e que venceu o Miss Brasil”. Ajara Rodrigues, Miss Maguary 2013.
Pelo menos na votação do público, Ajara é cotada como uma das favoritas. No hotsite com o perfil das candidatas lançado pela TV Jangadeiro/Band e a agência Book, a representante do Maguary esteve sempre na dianteira, ao lado das concorrentes de Graça e Campos Sales.
Independentemente do resultado, a história de Ajara no Maguary está só começando. Ela ganhou cargo no Conselho Deliberativo. E marcará presença nos estádios nos jogos da 3ª divisão cearense e da Taça Fares Lopes, a copa estadual realizada no segundo semestre, que começam em setembro. “Ainda não pude assistir a um jogo, mas em breve irei”, promete.
Nobre, eterno o Clube dos Príncipes / Viu o povo abraçar tua bandeira / A Princesa e a beleza brasileira”. Trecho do hino do Maguary, que faz referência ao concurso de beleza.
Antigo clube aristocrático, o Maguary já foi uma potência do futebol cearense, sendo campeão em 1929, 1936, 1943 e 1944. Até a década de 1940, o Clube dos Príncipes tinha a segunda maior torcida local, depois do Ceará. Em 1945, o departamento de futebol foi fechado após o fracasso na busca do tri, mas a presença seguiu forte em outras modalidades.
Em 1972, o Maguary retomou o futebol, mas em 1975 o clube foi fechado definitivamente. Em 2009, o advogado Aguiar Júnior refundou a agremiação, requisitando sua história – por isso, alguns defendem que um time nada tem a ver com o outro. Em 2012, o dirigente conseguiu o tombamento da antiga sede, adquirida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), e desde então estuda recomprar o prédio.
Nesse processo de autoafirmação, o título no concurso de beleza ajudaria a diminuir a fisionomia de surpresa entre os mais velhos quando ouvem o nome do clube (“E o Maguary ainda existe?”). “Se essa conquista vier, é pra ser comemorada como um grito de campeonato”, garante Aguiar. Merece mesmo.
Conheça as concorrentes do Miss Ceará 2013:
www.tribunadoceara.com.br/especiais/miss-ceara-2013/
Clique e confira as 8 vencedoras do Miss Maguary
1956 – Maria de Fátima Araújo
1960 – Regina Silvia Dias Araújo
1961 – Helena Montenegro Braga
1970 – Liduina Zélia Holanda Castro
1973 – Maria Rosely de Lima, Miss Simpatia Brasil
1975 – Margarida Maria Alacoque Ximenes
2013 – Ajara Arilane Araújo Rodrigues
Fotos de Ajara Rodrigues (clique para ampliar as imagens):
Leia mais:
Em 2012, repórter viveu a experiência de ser jogador do Maguary durante um mês.
6 respostas para “Maguary tenta reviver fama no Miss Ceará”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Aí sim… Nem li a matéria, rsrs
Gaiatinho, heim? Um abraço!
E teve gente que falou que futebol era 22 macho suado correndo atrás de uma bola!!!
Isso não é verdade mesmo… Afinal, existe o futebol feminino.
Rafael, estou orgulhoso do Maguary. No futebol e nas misses, time de historia maravilhosa. Vou torcer pela miss Ajara.
Valeu, Elisio!