Verminosos por futebol




Viagem no tempo

Maguary tenta reviver fama no Miss Ceará

Quarto maior campeão do futebol cearense, há quatro anos o Sport Club Maguary busca sair do fundo do poço, a […]

Ajara-Rodrigues-Maguary-1
Campeão do 1º Miss Ceará, em 1955, Maguary retorna com Ajara Rodrigues (Fotos: Divulgação)

Quarto maior campeão do futebol cearense, há quatro anos o Sport Club Maguary busca sair do fundo do poço, a 3ª divisão estadual. O clube de Fortaleza falha nesse objetivo desde que foi reativado, em 2009, três décadas e meia depois de fechar as portas. Por ironia, o primeiro passo na retomada do tempo de glórias pode vir noutro campo – na realidade, nas passarelas.

O Maguary disputará o concurso Miss Ceará 2013, neste sábado, em Fortaleza. A faixa estará com a estudante de Psicologia Ajara Rodrigues, de 22 anos, eleita miss do clube em abril. Modelo desde os 9 anos, a cearense passou por três etapas de seleção, que na final contou com 11 garotas. “Hoje posso dizer que sou torcedora do Flamengo e do Maguary”, confidencia Ajara.

Ajara-Rodrigues-Maguary-2
Modelo desde os 9 anos, Ajara Rodrigues tem 22 e estuda Psicologia

Inscrita no Miss Ceará, a modelo concorre com garotas de 25 municípios, além de uma representante do Ceará Sporting Club. A participação das duas equipes marca o retorno de uma tradição que foi forte entre 1955 e 1980, primeira fase do concurso de beleza. Na época, as concorrentes envergavam a faixa de clubes sociais, associações classistas ou times de futebol.

Em sete participações, o Maguary conquistou o título duas vezes. Em 1955, Emília Corrêa Lima foi eleita Miss Ceará, depois Miss Brasil e acabou como semifinalista no Miss Universo. Em 1973, Maria Rosely de Lima foi Miss Ceará e Miss Simpatia Brasil. Agora, há motivos para acreditar no tricampeonato.

“É um orgulho representar o clube que teve a primeira Miss Ceará e que venceu o Miss Brasil”. Ajara Rodrigues, Miss Maguary 2013.

Pelo menos na votação do público, Ajara é cotada como uma das favoritas. No hotsite com o perfil das candidatas lançado pela TV Jangadeiro/Band e a agência Book, a representante do Maguary esteve sempre na dianteira, ao lado das concorrentes de Graça e Campos Sales.

Independentemente do resultado, a história de Ajara no Maguary está só começando. Ela ganhou cargo no Conselho Deliberativo. E marcará presença nos estádios nos jogos da 3ª divisão cearense e da Taça Fares Lopes, a copa estadual realizada no segundo semestre, que começam em setembro. “Ainda não pude assistir a um jogo, mas em breve irei”, promete.

Nobre, eterno o Clube dos Príncipes / Viu o povo abraçar tua bandeira / A Princesa e a beleza brasileira”. Trecho do hino do Maguary, que faz referência ao concurso de beleza.

Antigo clube aristocrático, o Maguary já foi uma potência do futebol cearense, sendo campeão em 1929, 1936, 1943 e 1944. Até a década de 1940, o Clube dos Príncipes tinha a segunda maior torcida local, depois do Ceará. Em 1945, o departamento de futebol foi fechado após o fracasso na busca do tri, mas a presença seguiu forte em outras modalidades.

Maguary
Quarto maior campeão cearense, o Maguary tinha a 2ª maior torcida, atrás do Ceará, até fechar o departamento de futebol, em 1945. A maior parte dos torcedores passou para o Fortaleza, já que o Ceará também é alvinegro

Em 1972, o Maguary retomou o futebol, mas em 1975 o clube foi fechado definitivamente. Em 2009, o advogado Aguiar Júnior refundou a agremiação, requisitando sua história – por isso, alguns defendem que um time nada tem a ver com o outro. Em 2012, o dirigente conseguiu o tombamento da antiga sede, adquirida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), e desde então estuda recomprar o prédio.

Nesse processo de autoafirmação, o título no concurso de beleza ajudaria a diminuir a fisionomia de surpresa entre os mais velhos quando ouvem o nome do clube (“E o Maguary ainda existe?”). “Se essa conquista vier, é pra ser comemorada como um grito de campeonato”, garante Aguiar. Merece mesmo.

Conheça as concorrentes do Miss Ceará 2013:
www.tribunadoceara.com.br/especiais/miss-ceara-2013/

Clique e confira as 8 vencedoras do Miss Maguary
1955 – Emilia Barreto Corrêa Lima, Miss Brasil
1956 – Maria de Fátima Araújo
1960 – Regina Silvia Dias Araújo
1961 – Helena Montenegro Braga
1970 – Liduina Zélia Holanda Castro
1973 – Maria Rosely de Lima, Miss Simpatia Brasil
1975 – Margarida Maria Alacoque Ximenes
2013 – Ajara Arilane Araújo Rodrigues

Fotos de Ajara Rodrigues (clique para ampliar as imagens):

Leia mais:
Em 2012, repórter viveu a experiência de ser jogador do Maguary durante um mês.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: