Verminosos por futebol




Viagem no tempo

O Brasil não tem boas lembranças da França em Copas. Pode vir novo confronto?

O Brasil não tem boas recordações da França nas Copas de 1986, 1998 e 2006

Brasil e França só se cruzam na semifinal ou na final (Foto: Reprodução)
Brasil e França só se cruzam na semifinal ou na final na Copa de 2018 (Foto: Reprodução)

Por Ademar Soares

Alguns países se tornam clássicos rivais em Copas de Mundo devido a partidas que marcam a história. Brasil e França estão nesse patamar de rivalidade. Em sua trajetória no torneio, a França passou por cima do Brasil em mais de uma ocasião. Além da marcante final em 1998, os anos de 1986 e 2006 também foram célebres. Para o bem ou para o mal, dependendo da perspectiva. Para entender o porquê de tanta rivalidade é preciso encarar a história. Separamos as circunstâncias pelas quais o Brasil acabou derrotado. Além disso, vamos ver quais são as chances de haver um novo confronto entre os dois times.

Brasil x França na Copa de 2018

Antes de tudo, vamos analisar quais são as chances de Brasil e França se encararem na Copa do Mundo de 2018. O Brasil ficou no Grupo E, com Suíça, Sérvia e Costa Rica. Já a França ficou no Grupo C, com Austrália, Peru e Dinamarca. No primeiro jogo, contra Suíça, o Brasil apresenta 70% chances de vitória. Já no primeiro jogo da França, contra a Austrália, as chances de vitória são de 80%. São dados do site Betway, a partir das escolhas de apostadores.

Os apostadores listam o Brasil e a França como possíveis ganhadores do Mundial. As equipes só podem se cruzar a partir das semifinais. Se ambos ficaram em primeiro ou em segundo nos respectivos grupos, o confronto viria na semifinal. Se um ficar em primeiro e o outro em segundo, independentemente de quem seja o líder, o duelo só aconteceria na final. Ou seja, se se encontrarem, será uma partida emocionante e decisiva.

Veja abaixo os últimos três encontros entre Brasil e França em Copas do Mundo, em 1986, 1998 e 2006. Em todos, os franceses levaram a melhor. No histórico do torneio, somente uma vez os brasileiros saíram vitoriosos: em 1958, quando aplicaram um 5 a 2 nas semifinais, garantindo depois o título.

O Brasil caiu nos pênaltis diante da França em 1986 (Foto: Reprodução)
O Brasil caiu nos pênaltis diante da França em 1986 (Foto: Reprodução)

Brasil x França na Copa de 1986

O jogo entre Brasil e França foi uma combinação de ataques de ambos os times. A partida foi bastante equilibrada, e qualquer uma das seleções poderia ser a vencedora. Zico perdeu um pênalti no tempo normal, e o duelo acabou nos pênaltis. A França venceu por 4 a 3. Até mesmo um dos destaques do Mundial, o zagueiro Julio Cesar, desperdiçou sua cobrança. Não era o dia do Brasil. A equipe tinha o mesmo nível da França, mas não teve a mesma sorte.

O Brasil foi atropelado pela França na final de 1998 (Foto: Reprodução)
O Brasil foi atropelado pela França na final de 1998 (Foto: Reprodução)

Brasil x França na Copa de 1998

O Brasil voltou a ser derrotado em uma final de Copa depois de 1950. Ronaldo, o melhor jogador do mundo, sofreu uma convulsão horas antes do confronto contra a França, mas depois de uma série de exames, acabou escalado. A seleção brasileira estava apática e a França, liderada por Zidane, atropelou o adversário com um 3 a 0. Houve diversas teorias da conspiração, mas a verdade é que o Brasil não apresentou o mesmo futebol do resto do mata-mata.

O Brasil fracassou diante da França na Copa de 2006 (Foto: Reprodução)
O Brasil fracassou diante da França na Copa de 2006 (Foto: Reprodução)

Brasil x França na Copa de 2006

Zidane deu um show neste novo duelo entre franceses e brasileiros, pelas quartas-de-final da Copa da Alemanha. Em compensação, Roberto Carlos cometeu uma falha grave, ao se abaixar para ajeitar o meião no lance que assinalou a derrota por 1 a 0. A seleção brasileira esteve apática no jogo que marcou a eliminação, e o resultado foi um desfecho para uma preparação rodeada de oba-oba e com jogadores fora da condição física ideal.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: