Verminosos por futebol




Viagem no tempo

Pai e filho presidiram Ceará e Fortaleza

Pai e filho torcerem por clubes rivais não é difícil de se ver. Os dois chegarem ao cargo de presidente […]

Pai e filho torcerem por clubes rivais não é difícil de se ver. Os dois chegarem ao cargo de presidente de cada time, porém, é algo raríssimo no futebol. Foi o que aconteceu com a família Frota, que em duas gerações dirigiu tanto Ceará quanto Fortaleza. Talvez a história mais curiosa que circunda o Clássico-Rei.

Ananias-Frota-Vasconcelos
Ananias Frota Vasconcelos (esq), pai e presidente do Ceará entre 1942 e 1943; e José Girão Frota, filho e presidente do Fortaleza em 1967 (Fotos: Acervo pessoal)

Ananias Frota de Vasconcelos foi presidente do Vovô, entre 1942 e 1943, enquanto o filho José Girão Frota presidiu o Leão, em 1967. “Meu avô e meu pai eram muito ligados mesmo torcendo para times diferentes”, relembra José Ananias Duarte Frota.

Quando Ananias assumiu a presidência do Ceará, aos 46 anos, o filho tinha 17 e já era um ardoroso torcedor tricolor. Quando José virou presidente do Fortaleza, aos 42 anos, o pai estava com 71 e ainda frequentava estádios. “Naquela época era possível ir ao PV todos juntos e com a camisa do clube”, relata José Ananias.

Mas não foi somente o presidente tricolor quem “decepcionou” o pai. Os outros dois filhos também se tornaram torcedores do Fortaleza. E os quatro herdeiros de José Girão Frota fizeram o mesmo. “O vovô sempre foi sozinho na torcida pelo Ceará”, conta José Ananias, hoje com 53 anos.

Meu avô e meu pai eram muito ligados mesmo torcendo para times diferentes”.
José Ananias Duarte Frota.

O grande influenciador de toda essa turma tricolor, porém, nem foi tanto José Girão Frota. Foi o jornalista Blanchard Girão, primo do dirigente, que morreu em 2007. “O Blanchard contaminou a família inteira. Coitado do meu tio”, brinca Luis Hélio, de 79 anos, primo de ambos.

E a tradição está avançando novas gerações. A filha de José Ananias virou torcedora tricolor, assim como também o neto. Entre os Frota, o Fortaleza venceu o clássico contra o Ceará.

CearaAnanias Frota de Vasconcelos
Nascimento: 26/1/1896
Morte: 20/8/1976
Clube que presidiu: Ceará (em 1942 a 1943)
Filhos: William Girão Frota, Maria Stela Frota Carvalho e José Girão Frota

FortalezaJosé Girão Frota
Nascimento:
21/11/1925
Morte: 9/4/1990
Clube que presidiu: Fortaleza (em 1967)
Filhos: José Ananias Duarte Frota, José Lúcio Duarte Frota, Analise Maria Duarte Frota e Andréa Maria Frota Ximenes


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: