https://goo.gl/HjLRc6

Viagem no tempo

Propaganda de 1912 mostra os uniformes dos times do Campeonato Paulista

Folheto da Casa Fuchs, de São Paulo, trazia uniformes de times paulistas da época
Postado por Rafael Luis Azevedo - 07/abr/2017
A Casa Fuchs era a loja de São Paulo onde times encomendavam uniformes no início do século 20 (Foto: Reprodução)

Casa Fuchs era a loja de São Paulo onde times encomendavam uniformes no início do século 20 (Foto: Reprodução)

Em 1912, o Campeonato Paulista estava em sua 11ª edição. Ainda não disputavam o torneio nenhum dos atuais seis clubes da cidade – Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Juventus e Nacional. Os times eram outros, mas eles já possuíam sim uma certa tradição. A ponto de ganhar propaganda dos uniformes usados na competição.

Entre as raridades da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, está um folheto de publicidade da Casa Fuchs, uma das mais tradicionais do comércio paulistano de um século atrás. Ele contém imagens dos uniformes que a loja vendeu para cinco dos sete participantes do Campeonato Paulista, todos da cidade de São Paulo.

Estão nele o Club Athletico Paulistano, Sport Club Americano, São Paulo Athletic Club, Sport Club Germania, Sport Club Internacional e Associação Athletica das Palmeiras. O último não disputou o torneio, enquanto estão ausentes no folheto a Associação Athletica Mackenzie e Club Athletico Ypiranga.

O São Paulo Athletic era o mais antigo, fundado em 1888, dono de quatro títulos e campeão das três primeiras edições do campeonato (1902 a 1904). Além dele, outros dois times haviam participado de todas as edições: o Paulistano, bicampeão em 1905 e 1908, e o Germânia, campeão em 1906. O outro campeão era o Internacional, em 1907, com nove participações.

Nenhum deles disputa mais o Campeonato Paulista, mas três sobrevivem como clubes sociais: Paulistano, Germânia (que mudou de nome para Esporte Clube Pinheiros) e Ypiranga. Já o São Paulo Athletic se mantém no amadorismo e no rúgbi.

Campeão naquele ano de 1912, o Americano foi extinto em 1916. O Internacional se envolveu em fusões a partir dos anos 30 que resultaram no São Paulo FC, assim como a AA das Palmeiras. Já a universidade Mackenzie deixou o futebol profissional.

Que loja era essa?

A Casa Fuchs foi inaugurada em 1855 e ficava na rua São Bento, nº 83, no Centro de São Paulo, onde hoje existe um restaurante. Especializada em importações, virou referência na venda de uniformes para os primeiros times paulistanos, na virada dos séculos 19 e 20.

A empresa faliu, e o que sobreviveu dela foi o batismo da rua Jorge Fuchs, na Vila Mazzei, distante 10 quilômetros, homenagem ao filho do fundador Guilherme Fuchs, que assumiu a direção em 1892. O folheto de 1912, bem anterior à popularização do futebol no Brasil, mostra que a família estava à frente do tempo.

Veja o folheto:

Folheto é uma das raridades da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução)

Folheto é uma das raridades da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução)

Conheça o autor

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6