https://goo.gl/HjLRc6

Viagem no tempo

Time de judeus teve dinastia nos EUA

Nos anos da NASL, entre 1968 e 1984, times de imigrantes dominaram a US Open Cup
Postado por Rafael Luis Azevedo - 02/jul/2015
O Maccabi Los Angeles, time de imigrantes judeus, é até hoje o maior campeão da Copa dos Estados, atualmente chamada de US Open Cup (Foto: Eli Marmur/Acervo pessoal)

O Maccabi Los Angeles é até hoje o maior campeão da Copa dos EUA (Foto: Eli Marmur/Acervo pessoal)

O ator Eric Braeden, que interpretou o coronel John Jacob Astor IV no filme Titanic, teve uma vida dupla na década de 1970. Famoso pelo papel do capitão nazista Hans Dietrich na série The Rad Patrol, o alemão naturalizado americano trocava de uniforme quando encarnava o xerife da zaga do Maccabi Los Angeles, time que marcou uma dinastia judaica no futebol dos Estados Unidos.

O clube fundado por judeus competiu entre 1971 e 1982. E é até hoje o maior vencedor da National Challenge Cup (atual US Open Cup, torneio eliminatório realizado desde 1914), com cinco títulos – aproveitando-se do fato de que as equipes da North American Soccer League (NASL), como o New York Cosmos de Pelé, não se interessavam em participar do campeonato.

> LEIA TAMBÉM

Nos anos da NASL, entre 1968 e 1984, times de imigrantes dominaram a US Open Cup, incluindo ainda New York Greek-American, Chicago Croatian e San Pedro Yugoslavs. Nenhum como o Maccabi LA. Fundado por europeus, alguns deles que estiveram em campos de concentração, o clube recorreu a jogadores profissionais judeus de Israel, México e Argentina.

O Maccabi LA nunca enfrentou um clube da NASL - nem mesmo o LA Aztecs (Foto: Eli Marmur/Acervo pessoal)

Maccabi LA nunca enfrentou um time da NASL. Nem o LA Aztecs (Foto: Eli Marmur/Acervo pessoal)

Porém, ser judeu não era regra irrestrita. Tanto que Braeden, alemão que se mudou para os Estados Unidos para se tornar ator, entrou para o time de Los Angeles mesmo sendo filho de um ex-integrante do partido nazista. “Uma vez, num jogo contra imigrantes alemães, fui chamado de traidor”, relembra o artista, hoje com 74 anos, em entrevista ao Vice Sports.

Braeden foi o autor de um dos gols do título da copa americana em 1973. O Maccabi levantou a taça novamente em 1975, 1977, 1978 e 1981, repetindo o feito do Bethlehem Steel, time de uma empresa de Bethlehem. Os judeus foram ainda oito vezes campeões da National Soccer League, prima pobre da NASL, quase sempre jogando no acanhado estádio Jackie Robinson, com 1,8 mil lugares.

> LEIA TAMBÉM

Em virtude disso, o Maccabi nunca enfrentou um clube da NASL – nem mesmo o Los Angeles Aztecs, que integrava a competição. Em 1978, o time venceu os portugueses do Bridgeport Vasco da Gama por 2 a 0 na final da copa nacional, no Giants Stadium, em Nova Jersey, na preliminar de NY Cosmos x Tampa Bay Rowdies. Foi o mais perto que a equipe de judeus chegou deles.

A US Open Cup, que reúne times das três ligas profissionais do país e de competições regionais amadoras, ainda conta com grupos éticos. Inclusive equipes com origem judaica. Desde a entrada dos clubes da Major League Soccer (MLS), em 1996, a imensa maioria faz figuração nas fases preliminares. Muito longe do sucesso assegurado pelo Maccabi Los Angeles.

Clique no link e leia também:

Israelita
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/israelita-o-time-de-judeus-do-recife

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6