Verminosos por futebol




Viagem no tempo

Único cearense em Copas foi um árbitro

Até hoje, um único cearense entrou em campo em partida de Copas do Mundo. Mas não para chutar uma bola. […]

Até hoje, um único cearense entrou em campo em partida de Copas do Mundo. Mas não para chutar uma bola. O autor da proeza era árbitro e apitou em 1970, no México. Foi Airton Vieira de Moraes, que se consagrou como um dos melhores árbitros do país nas décadas de 1950 e 1960.

Radicado no Rio de Janeiro há mais de meio século, Airton, hoje com 84 anos, pode se orgulhar de integrar o seleto grupo de 13 árbitros brasileiros que já estiveram em Copas do Mundo. Ele atuou no jogo Itália 0x0 Israel, em Toluca, pela 1ª fase.

Airton-Vieira-de-Moraes
Airton Vieira de Moraes foi o árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 1970. Apitou um jogo, Itália 0x0 Israel

Foi o auge de uma carreira que se iniciou por acaso. Antes de virar árbitro, Airton era lateral-esquerdo, tendo sido bicampeão cearense de 1946 e 1947, pelo Fortaleza. No final da década de 1940, ele partiu para o Rio, onde fez teste no Fluminense. Após dois meses e nenhuma chance no time, o cearense perambulou sem muito sucesso por América, Bonsucesso, Madureira e Olaria, até que, em 1952, teve a ideia que mudaria sua vida.

Airton resolveu fazer teste para árbitro da federação do Rio de Janeiro e acabou aprovado. Famoso pelo estilo “linha dura”, dificilmente perdia o controle do jogo. “Como fui jogador, já sabia as manhas deles”, contou o cearense, em entrevista a este blogueiro em 2009. “Ganhei um torneio de queda-de-braço em 1953”.

Apesar do respeito no Brasil, Airton desembarcou no México sob suspeita de que faria parte de um esquema para favorecer o Uruguai no jogo contra a Suécia. Retirado da partida, ele apitou o outro duelo do grupo B. “Talvez por ciúme, alguém espalhou o boato de que eu teria ligação com o Codesal (José Maria Codesal, ex-árbitro e então dirigente uruguaio)”.

Como fui jogador, já sabia as manhas deles”. Airton Vieira de Moraes

Logo após a Copa de 1970, Airton teve que abandonar a carreira, após a federação do Rio de Janeiro anunciar que não renovaria seu contrato. “Um segundo baque como aquele já era demais para mim”, relatou o ex-árbitro, que depois atuou como radialista até a década de 1980, até aposentar-se.

Irmão do ex-técnico César Moraes, Airton nunca mais morou em Fortaleza. “Só fui de férias algumas vezes. Visitei o Castelão em 2005, num jogo entre Ceará e Fortaleza. As torcidas cresceram muito”. Airton, torcedor e conselheiro do Flamengo, é um amante do futebol. Só uma coisa o deixa irritado: erro de juízes. “Eu fico doido de raiva”. Quem tem viu, quem te vê…

Jogadores convocados pra seleção brasileira em Copas do Mundo (1930 a 2010):

131 – RJ
130 – SP
41 – MG
39 – RS
19 – BA
11 – PE e PR
6 – DF, PA e SC
5 – PB
3 – AL e MS
2 – ES, MA e RN
1 – MT e SE

419 – Total

Estados sem convocados:

CE, PI, GO, AC, AP, AM, TO, RO e RR


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: