3D transforma futebol na TV mais real
Esqueça a TV em HD. O mundo está acelerado. E, a cada vez que o consumidor se adapta a nova […]
Esqueça a TV em HD. O mundo está acelerado. E, a cada vez que o consumidor se adapta a nova tecnologia, é atropelado por outra. A última novidade para quem curte assistir televisão é o 3D (três dimensões). A invenção, que trouxe aos cinemas uma experiência mais real, já invade as residências. E o primeiro título com essa tecnologia envolvendo futebol é o blu-ray do Filme Oficial da Copa do Mundo Fifa 2010 em 3D.
A experiência impressiona, mesmo para quem acompanhou in loco o Mundial sul-africano. Alguns jogadores se sobressaem em relação aos demais. A bola, quando chutada em direção às câmeras, parece que vai sair da TV. Os torcedores ficam mais destacados.
Parece difícil entender essa novidade, mas a lógica do 3D é simples. A televisão em três dimensões é a TV cuja imagem mais se aproxima da captada pelo olhar humano. Duas cenas são captadas por duas câmeras e, quando sincronizadas, dão a percepção de profundidade. Assim como acontece com o cérebro, que recebe duas imagens por meio dos olhos e as converte em uma só.
Talvez os mais fanáticos por tática fiquem desapontados com o futebol em 3D. Chamativo, o efeito tem a capacidade de despertar a atenção involuntariamente. Dessa forma, ao invés de notar a falha de marcação na defesa, o olhar é atraído para algo não tão importante, como o aceno de um jogador ou mesmo uma ave que passa em frente às câmeras.
Quanto ao filme da Copa de 2010 em 3D, não espere um resumão do torneio. O documentário tem 60 minutos, exibe lances de alguns poucos jogos, dentre eles um do Brasil, contra a Coreia do Norte. O blu-ray é uma degustação da tecnologia que vem por aí. Por isso aproveite o futebol em HD em quanto é tempo. Porque o futebol em 3D chegará à sua casa já já.
Tecnologia foi lançada em 2010
A tecnologia da TV 3D foi lançada em 2010, durante a Copa do Mundo. Em oito cidades do planeta, incluindo o Rio de Janeiro, foram montados cinemas que exibiram jogos em três dimensões. “O avanço em 3D é maior que a evolução do preto e branco para cores”, compara Susumo Kitadai, gerente geral da Sony, empresa japonesa que desenvolveu a tecnologia.
Dois anos depois, a novidade já se tornou acessível ao público. No Brasil, TVs 3D são vendidas a partir de R$ 2 mil, o quanto custava alguns meses atrás TVs de plasma, LCD ou LED, precursoras na escala evolutiva da televisão de tela fina.
Se o Mundial de 2010 foi a vez da transmissão em HD, com mais detalhes na imagem que nas TVs de tubo, o plano da Sony, uma das principais parceiras da Federação Internacional de Futebol (Fifa), é levar a Copa de 2014 em 3D aos lares.
Para a Copa de 2022, a meta é a tecnologia holográfica. Em vários estádios do planeta, seria possível assistir aos jogos como se estivesse no próprio país-sede. Caso o Castelão fosse um dos escolhidos, veríamos no campo imagens de atletas como se de fato eles jogassem no estádio. Ficção científica? É esperar pra ver.
Entenda
Para ver um blu-ray 3D é preciso de uma TV 3D, dos óculos 3D e de leitor de blu-ray. Numa transmissão em 3D, não precisa de leitor de blu-ray.
A TV 3D usa a tecnologia de qualidade de imagem da TV de LED, porém com a percepção de profundidade quando a captação é feita com câmera 3D.
A TV de tubo tem formato 4×3. A TV de plasma inaugurou em TVs o formato 16×9, de cinema. Depois vieram o LCD e LED, que avançaram em resolução.
A transmissão em HD é feita para TVs de tela fina com conversor. A Copa de 2010 foi a primeira com transmissões de TV em HD no Brasil.
Serviço
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Deixe um comentário