85% dos europeus querem ver jogos em pé
Enquanto os estádios brasileiros se tornam cada vez mais europeus, os europeus sonham com a aura sul-americana. Pesquisa da Hattrick […]
Enquanto os estádios brasileiros se tornam cada vez mais europeus, os europeus sonham com a aura sul-americana. Pesquisa da Hattrick aponta que 85% dos torcedores da Europa gostariam de assistir a jogos em pé. Um sinal de que a modernização das arquibancadas ameaça o caráter popular do maior dos esportes.
Atualmente os estádios da 1ª e 2ª divisões inglesas têm cadeiras em todos os setores. A medida foi decorrência da tragédia de Hillsborough, em 1989, quando 96 torcedores do Liverpool morreram esmagados por superlotação em jogo contra o Nottingham Forest, em Sheffield, pela Copa da Inglaterra. A partir daí, os estádios do país ganharam cadeiras e perderam fossos e alambrados.
O fenômeno se repetiu pelo mundo, com quase todo novo estádio. Estádio não, arena, pois os estádios se tornaram cada vez mais teatro, e cada vez menos estádio. Com mais custos de organização, os preços de ingressos sofreram uma escalada. E isso afastou de vez o torcedor “geraldino”, que virou popular no Maracanã.
Passadas duas décadas, a pesquisa da Hattrick mostra que os europeus estão descontentes com os rumos do “futebol moderno”. “Isso mostra que muitos fãs ainda desejam a atmosfera de futebol mais tradicional “, comenta Jesper Andersen Mejer, diretor de marketing da Hattrick, ao jornal East London Advertiser.
A pesquisa mostra que muitos fãs ainda desejam a atmosfera de futebol mais tradicional”. Jesper Andersen Mejer, diretor de marketing da Hattrick.
Os anseios encontram eco em nomes de peso do futebol inglês, como o técnico do Arsenal, Arsene Wenger, e os proprietários do West Ham, David Gold, e do Queens Park Rangers, Tony Fernandes. “Como um fã e proprietário, adoraria ver o jogo em pé”, comentou o dirigente do QPR em sua conta no Twitter.
Os alemães iniciaram esse movimento após a Copa do Mundo de 2006. As autoridades do país não se opuseram quando clubes decidiram retirar parte dos assentos dos estádios. O Borussia Dortmund, dono da maior média de público do mundo (80 mil torcedores), destina 25 mil lugares a torcedores em pé. É nesse setor onde são realizados seus incríveis mosaicos.
O Grêmio cogitou fazer algo parecido em sua nova arena, em nome da tradicional comemoração da avalanche. A ideia, porém, quase foi abortada após acidente. O espaço sem cadeiras foi liberado pela polícia, mas com gradis de segurança e sem avalanche.
Como um fã e proprietário, adoraria ver o jogo em pe”. Tony Fernandes, proprietário do Queen Park Rangers.
“Essa pesquisa deveria ser levada em consideração no planejamento de novos estádios”, adverte o diretor de marketing da Hattrick. Ironicamente, enquanto os brasileiros estão indo em direção a uma moda, os europeus já estão voltando.
Vídeo do mosaico da torcida do Borussia Dortmund:
Acidente na avalanche da Arena do Grêmio:
Reportagem sobre a tragédia de Hillsborough:
6 respostas para “85% dos europeus querem ver jogos em pé”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Brasileiro que mora em Freiburg mostra como é o futebol alemão
-
6
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
7
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
8
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
Só aconteceu esse acidente na arena pq a mureta que iria suportar a avalanche era “de papel”, se tivesse algum reforço nunca aconteceria algo, como nunca aconteceu no olímpico.
Torço para o joinville, aqui estão para acabar com a geral e colocar cadeira, vão começar com 1800 cadeiras, e para ir com tudo não falta muito, se isso realmente acontecer, não vou mais ao estádio, vai ser mais emocionante ver o jogo no bar, do que lá dentro! o espetáculo fica prejudicado, esse mania de brasileiro achar que nada daqui é bom, é o que acaba com tudo, modernizaram ate o maraca, futebol está virando piada
15/4/89 o dia que mudou o futebol no mundo!
Pra pior…
E eu esperando pela torcida “civilizada” para assistir a um jogo (de Copa) sentado. Grande ilusão!
Na Copa é que não tem gente sentada mesmo, especialmente em jogos de turmas festeiras como Holanda, Inglaterra e Dinamarca. Pelo menos foi minha impressão da África do Sul.