Torcedor tem 100 camisas da Chapecoense
Quando vai a jogos da Chapecoense, Marcelo Dávi leva uma sacolinha com várias camisas atuais do clube. A cada torcedor […]
Quando vai a jogos da Chapecoense, Marcelo Dávi leva uma sacolinha com várias camisas atuais do clube. A cada torcedor com uma blusa antiga, ele propõe o escambo na arquibancada mesmo. Com loucuras assim, o colecionador chegou a marca de 100 modelos diferentes do time. “Meu recorde foi seis trocas num só jogo. Deu sorte de baterem os tamanhos”, diverte-se.
Administrador de loja de esportes, Marcelo Dávi, 32 anos, possui o maior acervo de camisas da Chapecoense, sensação do início da Série B do Campeonato Brasileiro de 2013. Ele é conhecido entre a torcida alviverde por fazer de tudo para conseguir camisas do clube, fundado em 1973. Destas quatro décadas, faltam apenas 25 modelos para completar a coleção.
A busca pelas camisas começou em 2010, quando o time foi rebaixado no Catarinense. A ideia era promover uma exposição para elevar a auto-estima da torcida. Quinze peças eram de Marcelo, torcedor desde pequeno. Com aquisições e empréstimos, o evento começou com 50, terminou com 70 e virou tradição em Chapecó. “Já foram três edições”.
Essa caçada não é nada fácil, pois na primeira década do clube só havia camisas de jogo. Por isso, a ajuda de ex-jogadores e dirigentes é essencial. “De 1985 para cá, tenho todas as verdes e faltam duas brancas, enquanto de 1973 a 1984 são apenas duas verdes”, conta Marcelo, dono de uma relíquia de 1975.
De 1985 para cá, tenho todas as verdes e faltam duas brancas, enquanto de 1973 a 1984 são apenas duas verdes”. Marcelo Dávi, colecionador de camisas da Chapecoense
Em 2010, a Chapecoense chamou a atenção da Umbro, que passou a fabricar as camisas do time. Mas, segundo Marcelo, a multinacional desagrada os torcedores, por conta de atrasos de até quatro meses na entrega de material para o clube e para as lojas. “As camisas da Pierry Sports, Rudély e Placar foram as mais legais. Tinham mais a cara do time”, opina.
Apesar disso, o clube vive um grande momento desde o tempo em que passou a vestir a marca inglesa. Em 2010, a Chapecoense evitou a queda com o licenciamento do Atlético de Ibirama. Em 2011, foi campeão catarinense. Em 2012, conquistou o acesso à Série B. E, em 2013, mostra ser um dos favoritos a chegar à Série A. “A torcida está muito confiante”.
Essa boa fase está combatendo a cultura dos “mistos” no futebol local, onde muitos são torcedores de times gaúchos. “A colonização foi muito forte. Os que vieram de lá ainda torcem para dois clubes, mas os jovens estão mudando isso”, relata Marcelo. Esse colecionador é um dos que mais contribuem para isso.
A colonização foi muito forte. Os que vieram de lá ainda torcem para dois clubes (catarinenses e gaúchos), mas os jovens estão mudando isso”. Marcelo Dávi
Nome: Associação Chapecoense de Futebol
Fundação: 10/5/1973
Estádio: Arena Condá (15.000 lugares), em Chapecó-SC
Títulos: Catarinense de 1977, 1996, 2007 e 2011, Copa Santa Catarina de 2006, além dos 3º lugares na Série D de 2009 e Série C de 2012
Confira matéria de TV sobre a exposição de Marcelo Dávi:
7 respostas para “Torcedor tem 100 camisas da Chapecoense”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Pessoal,
Vendo Camisa do Vasco da gama Ano 1992 Coca-Cola em situação de preservação ótima, e uma camisa do Taquaritinga nova Ano 70/80 ambos numero 5 de jogador… Se alguem se interessar só mandar email!!
Abraço
Se ainda tiver a do VASCO, me mande um e-mail.
daniel_eu_cf_13@hotmail.com
Tenho uma camisa do chapecoense autografada por vários e jogadores e comissão e jogadores que estavam na tragédia..32 99925-5514
Parabéns pela materia!!
Valeu, Everton!
Difícil para nós, os verminosos, essa ascensão meteórica da lingüiça-mecânica chapecoense, fora do circuito nacional a muito tempo!
Trabalho de primeira o dessa diretoria. Aliás, o futebol catarinense anda muito bem, agora também no interior.