Futbox faz vídeos de futebol com caixas
Tem gente que vê futebol em tudo – inclusive em caixas de papelão. É o caso da turma do Futbox, […]
Tem gente que vê futebol em tudo – inclusive em caixas de papelão. É o caso da turma do Futbox, site que resgata a história do maior dos esportes através do design gráfico. Uma das atrações da página é a seção de vídeos de lances famosos de Copas do Mundo, reproduzidos com caixinhas.
Os vídeos utilizam a técnica do stop motion, animação quadro a quadro. Até aqui, foram feitas produções de jogos dos Mundiais de 1966, 1970, 1986 e 2010, com tempo entre 1min30 e 2min. Para cada segundo, são 10 fotos. Com uma média de 1.000 fotos em cada vídeo, só a filmagem dura de 4 a 5 horas.
“Depois, ainda tem a pós-produção, trilha sonora, áudio da torcida, locução, tratamento dos frames um por um e vinhetas de apresentação”, relata Adriano Ávila, fundador e diretor executivo do Futbox. Uma trabalheira e tanto, que na realidade começou muito antes da produção dos vídeos.
A equipe levou meses para desenvolver os bonecos e cenários. “Escolhemos o estádio de São Januário por sua relevância histórica e porque o projeto arquitetônico permitia a manipulação das caixinhas e filmagens de vários ângulos”, conta Adriano.
Para tanto trabalho, o Futbox possui uma grande equipe. Lançado em abril de 2013, o site tem base em Belo Horizonte e conta com cerca de 30 profissionais. “São funcionários, prestadores de serviço e colaboradores, nas áreas de pesquisa, programação, webdesign, ilustração, jornalismo, animação, mídias sociais e novos negócios”, enumera o diretor.
Escolhemos o estádio de São Januário por sua relevância histórica e porque o projeto arquitetônico permitia a manipulação das caixinhas e filmagens de vários ângulos”. Adriano Ávila, fundador e diretor executivo do Futbox
Os vídeos de stop motion são só uma das atrações. O site disponibiliza ilustrações de uniformes, escudos e troféus ao longo do tempo, com acervo que contempla 1.300 equipes. “O volume é gigantesco, sendo renovado constantemente. Foram três anos preparando o conteúdo, referente a 20 anos de pesquisas”.
O foco do portal Futbox é apresentar a história do futebol através do design gráfico, de uma maneira inédita, e proporcionar uma experiência agradável aos seus usuários, que podem colaborar com o conteúdo disponibilizado enviando ilustrações, fotos e vídeos”. Adriano Ávila
Esse projeto conquistou a atenção da Getty Images, empresa inglesa que possui um dos maiores bancos de dados de fotografias no mundo. Fotos cedidas ajudam a confirmar a fidelidade do trabalho dos designers. “Foi uma parceria estratégica, pois os conteúdos são complementares”, avalia Adriano. Para quem gosta de futebol, esse é mais um site para entrar nos favoritos.
Site Futbox:
www.futbox.com
Vídeo da Copa do Mundo de 1966:
Vídeo da Copa do Mundo de 1970:
Vídeo da Copa do Mundo de 1986:
Vídeo da Copa do Mundo de 2010:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Deixe um comentário