O dia em que Pelé jogou com a camisa do Flamengo
Este amistoso em 1979 foi também a única vez em que Pelé jogou ao lado de Zico
A cena de Pelé sendo cercado por um batalhão de repórteres, logo após seu milésimo gol em 1969, tornou-se célebre. Dez anos depois, o Rei voltou a atrair uma multidão ao Maracanã. Já aposentado, voltava a calçar chuteiras para vestir pela primeira e única vez o uniforme do Flamengo. Foi também a única vez em que ele jogou ao lado de Zico, num jogo histórico para o futebol brasileiro.
Para ajudar os flagelados das enchentes em Minas Gerais, o Atlético-MG fez um amistoso contra o Flamengo, no dia 6 de abril de 1979. A atração seria Pelé, que voltava aos gramados aos 39 anos, dois anos depois de encerrar a carreira, pelo Cosmos. Zico deixou a camisa 10 para o Rei, usando então a 9. E Adílio foi sacado da equipe titular, aproveitando uma providencial contusão no treino antes do amistoso.
Baile de Zico e Pelé
Se o Flamengo já era um dos grandes times do Brasil, ficou ainda melhor na presença de Pelé, que atuou no 1º tempo. Foi um baile de 5 a 1, com três gols de Zico. O Rei não balançou a rede, mas conseguiu boas trocas de passe com o Galinho. Porém, quem impressionou mesmo naquela noite foi Júlio César Uri Gueller, que infernizou na ponta-esquerda.
Talvez pela motivação da companhia na concentração. “Meu sonho era jogar com Pelé. Por coincidência, acordei de madrugada e tinha um cara lá. Quando vi, era o negão dormindo ao meu lado. Foi fantástico”, recorda o ex-jogador ao site do Flamengo. “Fiz grandes partidas com aquele time, mas este foi um dia especial por jogar com Zico e Pelé”.
- Leia também:
-
Dica cultural
Quem é o artista que espalhou o Pelé Beijoqueiro pelas ruas de São Paulo
Dica culturalQuem é o jogador que viveu Pelé em filme recém-lançado?
Viagem no tempoSérgio Guedes relembra a dureza que encarou no gol nos 50 anos de Pelé
Viagem no tempo40 anos do jogo 1.000 de Pelé no Santos
Estádio lotado
A expectativa não era só de Júlio César. Era de toda a torcida rubro-negra, já naquele tempo a maior do país antes mesmo da sequência de títulos brasileiros da década de 1980. O Maracanã recebeu 139 mil pagantes, o dobro da lotação de hoje em dia – ainda assim havia setores vazios na arquibancada, sinal de como o estádio “encolheu” ao longo dos anos.
Durante 13 minutos desde que entrou no gramado, Pelé foi acompanhado pelos repórteres e fotógrafos. Lembrava os momentos seguintes ao gol 1.000. A muito custo, os organizadores conseguiram dar início ao jogo. Graças ao Youtube, é possível fazer essa bela viagem no tempo. O dia em que o Rei envergou a camisa 10 rubro-negra.
“Meu sonho era jogar com o Pelé. Por coincidência, acordei de madrugada e tinha um cara lá. Quando vi, era o negão dormindo ao meu lado. Foi fantástico”. (Júlio César Uri Gueller)
Ficha técnica da partida:
Flamengo 5×1 Atlético-MG
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 6 de abril de 1979
Público: 139.953 pagantes
Renda: CR$ 8.781.290
Gols: Marcelo, Zico (3), Luizinho e Claudio AdãoFlamengo – Cantarelli; Toninho, Rondinelli (Nelson), Manguito e Júnior; Andrade, Carpegiani (Ramirez) e Zico (Claudio Adão); Tita, Pelé (Luizinho) e Julio César (Reinaldo). Técnico: Cláudio Coutinho
Atlético-MG – João Leite; Alves, Osmar, Luizinho e Hilton Brunis; Cerezo, Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro; Serginho (Pedrinho), Dario e Ziza (Vilmar). Técnico: Procópio Cardoso
Confira o jogo na íntegra:
Confira resumo da partida:
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube3 respostas para “O dia em que Pelé jogou com a camisa do Flamengo”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe:
Acho legal como naquela época até em amistoso o pessoal jogava com raça e querendo vencer. E lotava! Hoje em dia amistoso parece jogo de casados e solteiros.
Total!
Sem comentários pois foi Fenomenal!