Grêmio vermelho e Inter azul? É, existem
Texto de Wesley Machado. Grêmios vermelhos. Sim. Existem. E aos montes. Normal. Mas um time com o escudo igual ao […]
Texto de Wesley Machado.
Grêmios vermelhos. Sim. Existem. E aos montes. Normal. Mas um time com o escudo igual ao do Inter nas cores azuis. Isto sim é bastante estranho. Em nenhum outro estado, a rivalidade entre dois clubes é tão forte. A ponto de fazer Papai Noel deixar de lado a roupa vermelha e patrocinadores abrirem mão do azul. No final de 2014, o clássico gaúcho foi apontado pela revista inglesa FourFourTwo como um dos 10 maiores do mundo. Foi o único brasileiro incluído na lista.
No Rio Grande do Sul e até mesmo em outros estados da Região Sul, como Paraná e Santa Catarina, onde as torcidas de Grêmio e Internacional são grandes, tricolores e colorados se colocam em lados opostos em diversas situações. Mas este ano a diretoria do Inter surpreendeu com a iniciativa de destinar um espaço no Beira Rio para torcida mista no Gre-Nal deste domingo (dia 1º), pelo Gauchão. Os torcedores poderão ficar lado a lado, provando que são rivais, mas não inimigos.
A rivalidade entre tricolores e colorados é tanta que na década de 1980, quando a Coca-Cola patrocinava os principais times do futebol brasileiro, a multinacional teve de abandonar sua tradicional cor vermelha para estampar a camisa do Grêmio. Até mesmo o Papai Noel dos tricolores é azul. Um caso parecido também aconteceu quando o Inter passou a ser patrocinado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) no início dos anos 2000. É que a cor da marca do banco era azul. Uma agência chegou a se utilizar das cor vermelha para agradar os colorados.
Campos dos Goytacazes-RJ, município com tradição no futebol e que já revelou os campeões mundiais pela seleção brasileira Didi e Amarildo, é um dos locais onde existe um Grêmio “Vermelho”. É isto mesmo. Na terra que é mais conhecida pela grande rivalidade entre Americano e Goytacaz, encontra-se um time amador que contraria a lógica. O Grêmio Esportivo Custodópolis, fundado em 1967, tem as cores vermelha e branca, as mesmas do arquirrival do Grêmio de Porto Alegre, o Internacional. Uma afronta tanto para gremistas, quanto para colorados.
> LEIA TAMBÉM
“Não estranho o Grêmio Esportivo Custodópolis utilizar a cor vermelha como referência, pois o termo ‘grêmio’ não é um substantivo próprio. O significado da palavra remete a um grupo que compartilha dos mesmos ideais. Portanto, a meu ver, o time chama-se “Custodópolis”. Seguindo a ideia, o clube gaúcho corretamente rotula-se ‘Porto Alegrense’”, defende o professor e escritor Cristiano Pluhar, sócio do Internacional, gaúcho radicado em Campos desde 2009.
O fato é comum se considerarmos que o termo grêmio se refere a uma agremiação. Existem outros Grêmios vermelhos pelo Brasil afora, como o Grêmio Vesúvio, um time de bombeiros da mesma Campos; o Grêmio Paulista Futebol Clube, de Campinas-SP; o Grêmio da Boa Vista, de Italva-RJ; o Grêmio Ubaense, de São José do Ubá-RJ; o Grêmio Atlético Sampaio, de Boa Vista-RR; e o Grêmio Atlético Glória, de Carazinho-RS, tradicional agremiação fundada em 1933.
Mas o mais curioso é o Sport Club Ivoti, da cidade homônima Ivoti-RS, a “Cidade das Flores”, que tem cerca de 20 mil habitantes. Trata-se de um time amador, fundado em 6 de janeiro de 1953, campeão sul-brasileiro amador em 1996. Em 2010, o Ivoti teve de mudar o escudo a pedido do Internacional. Porque tinha o distintivo muito parecido com o do Inter, mas com as cores azuis! Pode?
> Wesley Machado é jornalista de Campos dos Goytacazes.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/25-maiores-classicos-do-futebol-mundial
2 respostas para “Grêmio vermelho e Inter azul? É, existem”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
3
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
4
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
5
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
6
Hector, o cachorro alemão que viaja pela Europa para visitar estádios
-
7
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
8
Vice-presidente do Suriname atuou aos 60 anos pelo time do qual é dono
Boa matéria. Com relação à rivalidade entre Grêmio e Inter, só me lembro de uma vez em que os dois clubes estiveram unidos. Acho que foi em 1973, quando a imprensa gaúcha se ressentia de não ter nenhum jogador dos dois clubes gaúchos convocados para a seleção brasileira, que se preparava para a Copa de 74. Foi então proposto um amistoso entre a seleção brasileira e um combinado Gre-Nal em Porto Alegre. Lembro que o jogo passou na TV, e o clima foi de guerra, uma rivalidade que mais parecia Brasil X Argentina. Não me lembro do resultado da partida, acho que deu empate, mas o bairrismo dos gaúchos falou mais alto que a rivalidade clubística. A CBF até se arrependeu de ter aceito aquele amistoso.
Rafael, depois que escrevi o texto descobri o Grêmio Atlético Sampaio, fundado em 65 por militares do Exército em Roraima. O time amarelo e vermelho ficou dois anos sem fazer um gol sequer.
Esqueci de citar o Grêmio Ubaense, de São José do Ubá-RJ, que disputou recentemente um amistoso com o Americano, de Campos. Aliás o Americano vinha treinando no campo do Grêmio de Custodópolis, já que seu estádio Godofredo Cruz foi demolido para a construção de um condomínio e o clube ainda está sem casa à medida que seu centro de treinamento, que está sendo construído em contrapartida pela empresa que comprou o estádio, ainda não está pronto.