Fotógrafo lança livro sobre campinhos de Fortaleza
Para intermediar a venda, foi lançado um financiamento coletivo no site Kickante
Enquanto o Castelão recebia a elite do futebol mundial, um outro futebol era jogado em campinhos de Fortaleza. Para registrar essa manifestação que faz parte do cenário da periferia, o fotojornalista Gabriel Gonçalves idealizou o projeto #VaiTerCampinho. Passado um ano, o ensaio fotográfico vira um livro com o mesmo nome. E, para intermediar a venda, foi lançado um financiamento coletivo no site Kickante.
A campanha, que permanecerá aberta até o dia 17 de outubro, não estipula um teto para conclusão do projeto. Pode ser feita doação a partir de R$ 10. E quem contribuir com valores a partir de R$ 50 recebe o livro em casa.
> LEIA TAMBÉM
A publicação trará 40 fotos, feitas entre junho de 2013 e julho de 2014 em campinhos das comunidades Alto da Paz, removida do Mucuripe; e Raízes da Praia, na Praia do Futuro; na Praia do Titanzinho, no Serviluz; e na comunidade dos índios Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana.
“O que mais me chamou atenção foi justamente o que depois se tornou o tema do ensaio. As comunidades podiam ser as mais carentes, mas em todas havia um ou mais campinhos pra bater uma bola”, relata Gabriel, repórter fotográfico com passagem pelos três jornais de Fortaleza.
“As comunidades podiam ser as mais carentes, mas em todas havia um ou mais campinhos pra bater uma bola”. (Gabriel Gonçalves)
Apesar de alguns dos locais visitados terem altos índices de criminalidade, o cearense conta que não se sentiu sob risco. “Os moradores entendem que trabalhamos em prol da comunidade. Precisa existir essa comunicação. Havendo respeito, não existe perigo”, registra o fotojornalista, de 31 anos. “Os meninos pediam para tirar fotos deles. Houve sempre uma cortesia mútua”.
A foto de um dos garotos, vestido com camisa da seleção brasileira, acabou sendo sua preferida. “Mostra o preciso contraste que queria que todos vissem. O lixo na areia, a travinha caída, o garoto com seus sonhos”, ilustra Gabriel. Se você ficou interessado em folhear essas fotografias, apoie o #VaiTerCampinho. O Verminosos por Futebol recomenda.
Saiba mais sobre a campanha:
www.facebook.com/vaitercampinho
www.kickante.com.br/campanhas/livro-vaitercampinho
Vídeo de apresentação do projeto:
Veja mais fotos:
Clique no link e leia também:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Rio-São Paulo de 1997: O torneio que teve uma regra de faltas sem barreira
Deixe um comentário