Brasileiro torce pelo Roda, da Holanda
É da capital cearense talvez o único brasileiro torcedor do modesto clube holandês
Se você encontrar nas ruas de Fortaleza um rapaz com uma camisa do Roda JC, é possível que não seja um turista da Holanda. É da capital cearense talvez o único brasileiro torcedor do modesto clube holandês, campeão nacional uma única vez, há seis décadas. Essa é a história do advogado Germano Vale Filho, de 35 anos.
A paixão começou em 2001, no game Total Club Manager, atual Fifa Manager. Louco pelo futebol holandês desde a infância, a ponto de preferir a seleção laranja mesmo diante da brasileira, Germano jogava com o time de Kerkrade. “Achava mais autêntico torcer por ele do que pelos grandes – Ajax, PSV e Feyenoord”, registra o cearense.
> LEIA TAMBÉM
A alternatividade exagerada acaba gerando empecilhos. Na televisão, só é possível ver eventuais jogos do Roda no Campeonato Holandês aos domingos de manhã, e nas ocasiões em que o Roda enfrenta os três grandes. “Vejo os gols por vídeos postados por fãs do time no Youtube ou no Facebook”, aponta.
Relacionar-se com outros brasileiros com a mesma paixão também é um desafio. “No Brasil, é raro encontrar um fã do Roda. Que eu saiba, sou o único”, indica. “Camisas do Roda, então, só tenho conhecimento das minhas. Nunca vi camisas do time para vender, nem mesmo em lojas especializadas”, ilustra.
Germano possui três camisas – uma quarta, repetida, foi presenteada a um amigo. Para comprá-las, foi difícil. A primeira, ele achou no Ebay, em 2004, com o irmão de um jogador, Pierre Vermeulen. As demais adquiriu numa loja online holandesa, entre 2006 e 2009. “Mesmo em Amsterdã meus amigos que viajam não encontram”, conta.
O torcedor ainda não pôde assistir a um jogo do Roda no estádio. Os planos são para 2017/2018. “Kerkrade é próxima de Colônia (cerca de 80 km), onde um amigo mora e já me convidou algumas vezes para ir lá e dar uma chegada na cidade holandesa, que fica bem na fronteira”, relata o cearense, sócio-torcedor de Fortaleza e São Paulo e também fã do Arsenal.
“No Brasil, é raro encontrar um fã do Roda. Que eu saiba, sou o único”.
Por enquanto, Germano vai se divertindo com encontros com holandeses em sua terra. A situação mais engraçada aconteceu na Copa do Mundo de 2014, quando Fortaleza recebeu o jogo Holanda x México, e o torcedor do Roda foi com a camisa do time à fanfest na Praia de Iracema. A blusa alternativa, claro, atraiu um curioso.
“Um rapaz chegou conversando em holandês, respondi-lhe em inglês que não falava a língua e que era brasileiro. A reação dele foi impressionante: ‘No fucking way you’re brazilian, man! No fucking way!! How did you get that shirt?!‘ Nem precisa de tradução.
Perfil do clube:
Nome: Sportvereniging Roda Juliana Combinatie Kerkrade
Fundação: 27/6/1962
Estádio: Parkstad Limburg (19 mil lugares), em Kerkrade
Títulos: 1ª divisão holandesa (1955/56), 2ª divisão (1972/73) e Copa da Holanda (1996/97 e 1999/00)
Site: www.rodajc.nl
Clique no link e leia também:
3 respostas para “Brasileiro torce pelo Roda, da Holanda”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Atípica paixão, muito legal! Infelizmente não possuo ainda a camisa do Roda (tenho a dos 3 grandes, RKC Waalwijk e Vitesse Arnhem). Mas curiosamente, quando fiz meu time de botão do referido clube da reportagem acima, meu atual campeão holandês de botão, utilizei fotos em preto e branco de uma propaganda para rodas de magnésio que veio no jornal, só alguns anos depois é que adquiri os escudos via internet. Bom, sou Fluminense e também tenho simpatia por vários outros clubes do Brasil e do mundo, posso dizer que tenho um em cada local para torcer; na Holanda, por exemplo, sou PSV.
Bacana a simpatia do rapaz por um clube holandês. Mas dizer que é torcedor? Depois de todas as loas tecidas ao simpático Roda, descobrimos que ele é “sócio-torcedor do Fortaleza e São Paulo e simpatiza com o Arsenal”. Como ele consegue se dividir entre tantos times? Tema para uma próxima reportagem.
Obrigado pela mensagem, Julio. Como diria a propaganda da Penalty, paixão não se explica, se sente. Existe uma polêmica grande se alguém pode torcer de verdade por mais de um time. A meu ver, sim. Mas cabe uma reportagem sim, para tentar responder. Um abraço!