Site se especializa em filmes da Lusa
Já foram lançados quatro documentários sobre personagens da Lusa, disponíveis no Youtube
O torcedor da Portuguesa vem fazendo uma viagem no tempo desde 2015. Desde a criação de um site com conteúdo multimídia sobre história do futebol, que se especializou no clube paulistano: o Acervo da Bola. Em pouco mais de um ano de atividade, já foram lançados quatro documentários sobre personagens da Lusa, disponibilizados no Youtube.
Mantido pelo produtor multimídia Cristiano Fukuyama e o jornalista Luiz Nascimento, o Acervo da Bola produziu os filmes “O Fado da Bola”, “Ataque Iê Iê Iê”, “Ivair – O Príncipe do Futebol” e “Radinho com Faro de Gol”. “Somos torcedores da Portuguesa e fizemos o primeiro trabalho sobre o clube pela proximidade com o tema, então um projeto foi puxando o outro”, explica Cristiano.
O projeto trabalha em duas frentes. O site publica conteúdos multimídia sobre ídolos, times, duelos e memória do futebol, com um total de mais de 100 perfis de ex-jogadores. E o canal no Youtube divulga também a produção cinematográfica de Cristiano e Luiz, voltada para festivais. “Buscamos histórias que não poderiam morrer apenas na memória de uma geração”, sinaliza Cristiano.
> LEIA TAMBÉM
O primeiro filme, lançado em janeiro de 2015, tratou do “caso Héverton”, envolvendo a disputa no tapetão entre Portuguesa e Fluminense dois anos antes. O segundo celebrou um quinteto de ataque que fez sucesso nos anos 60, enquanto o documentário seguinte foi mais fundo em um desses ídolos, Ivair. Já o último foi um nanodoc de 45 segundos sobre o ex-jogador Enéas.
“Selecionar nomes que estão distante da mídia é um de nossos diferenciais, mostrando um lado pouco explorado de pessoas que têm muito a contar. E histórias não apenas dos gramados, mas humanas”, relata Cristiano. “Nosso objetivo é resgatar causos perdidos na memória de outras gerações e apresentar aos mais jovens”.
“Buscamos histórias que não poderiam morrer apenas na memória de uma geração”. (Cristiano Fukuyama)
Apesar de tratarem sobre diversas torcidas, o reconhecimento da Portuguesa veio de forma natural. A partir do projeto, surgiu o Acervo da Lusa, braço do portal que reúne material sobre o time. A Lusa passou a apoiá-los, abrindo um espaço no site do clube e divulgando os filmes e vídeos em suas redes sociais. Um belo empurrão para divulgar o trabalho.
Endereços do Acervo da Bola:
www.acervodabola.com.br
facebook.com/acervodabola
Canal no Youtube
Filmes do Acervo da Bola:
“O Fado da Bola”
Retrata o sentimento dos torcedores da Portuguesa após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013, no “caso Héverton”, disputa no tapetão com o Fluminense.
“Ataque Iê Iê Iê – O quinteto da Lusa que rodou o mundo”
Resgata o quinteto de ataque formado por Ratinho, Leivinha, Ivair, Paes e Rodrigues, que nos anos 60 fez frente ao Santos de Pelé. O apelido “Iê Iê Iê” era uma alusão aos Beatles e à Jovem Guarda.
“Ivair – O Príncipe do Futebol”
Aborda a carreira de ídolo da Portuguesa que chegou a ser comparado ao Rei Pelé (por isso seu apelido), que também teve passagens por Corinthians e Fluminense, além da seleção brasileira.
(*) Este filme completo é vendido por R$ 25 no site www.oprincipedofutebol.com.br.
“Radinho com Faro de Gol”
Projeto mais diferente, o nanodoc de 45 segundos sobre o ex-jogador Enéas, conhecido por “dormir” em campo, foi selecionado para o 3° Festival Brasileiro de Nanometragem.
Atualização em 5/5/2016:
Novo filme sobre a Portuguesa: A História em Onze Metros.
Clique no link e leia também:
http://www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/torcedor-da-lusa-tem-mais-de-100-camisas/
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Deixe um comentário