Menor campeonato do mundo tem 2 times
O campeonato de futebol das Ilhas Scilly se resume a dois times. Não são apenas dois campeões, são só dois […]
O campeonato de futebol das Ilhas Scilly se resume a dois times. Não são apenas dois campeões, são só dois participantes mesmo. Por isso o torneio se autointitula o menor do mundo: é disputado por Woolpack Wanderers e Garrison Gunners. Equipes que se enfrentam 17 vezes durante a temporada.
As Ilhas Scilly, com apenas 2 mil habitantes, fazem parte da Grã-Bretanha e estão a 40 km da costa da Inglaterra. A história maluca de seu micro-campeonato começou em 1984, quando os dois únicos times que resistiram no arquipélago de 54 ilhas, o Rovers e o Rangers, foram rebatizados com os nomes atuais.
Todo domingo entre novembro e março, a partir das 10h30min, as equipes se enfrentam, no campo de Garrison, na ilha de Santa Maria, a mais povoada. Catorze vezes pela liga e um jogo pela Copa de Scilly, pela Copa da Liga e pela Charity Shield (o tradicional duelo de abertura da temporada).
O único contato diferente é a visita anual que um combinado local faz ao continente, para enfrentar o Newlyn, da 14ª divisão inglesa. Eventualmente, eles enfrentam os visitantes de Truro, da Inglaterra.
Para evitar a monotonia, no início de temporada os capitães de cada time fazem um sorteio entre os 40 jogadores inscritos na federação. Assim são escaladas a equipe vermelha do Woolpack Wanderers e a azul do Garrison Gunners. Tradição tanto quanto a cerveja no pub após o jogo.
Com a escassez de jogadores, a média de idade dos times é de mais de 30 anos. A culpa é da força do turismo, que elevou o preço de terrenos e propriedades no arquipélago. “Os jovens, que partem para a Inglaterra para completar os estudos a partir dos 16 anos, dificilmente conseguem retornar”, lamenta Howard Cole, secretário da federação.
Benefício para a economia, esse comércio explica também por que os jogos são disputados durante o inverno. Nas equipes há garçons, cozinheiros, guias turísticos e barqueiros. Gente que trabalha pesado no verão – e que não pode se dar ao luxo de tirar folga.
O crescimento do turismo nas ilhas, que desfrutam de clima mais ensolarado do que qualquer outra parte da Grã-Bretanha, é esperança de que mais jovens retornem para garantir a sobrevivência da liga. Mas mesmo com recursos humanos tão limitados, isso não abate os atletas de fim de semana. “Seria bom jogar com equipes diferentes, mas jogar futebol com a mesma equipe a cada domingo é melhor do que não jogar”, define Howard Cole. Sábia filosofia.
Site de turismo sobre as Ilhas Scilly:
www.simplyscilly.co.uk
Uma resposta para “Menor campeonato do mundo tem 2 times”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
cadê os logos dos times?