KTO

Deu a louca

Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80

Antonio Carlos Anacoretto de Oliveira, o Kuke, coleciona transmissões na íntegra e melhores momentos de jogos do Corinthians

Parimatch Cassino
Kuke tem cerca de 3.500 jogos na íntegra e milhares de melhores momentos (Foto: Acervo pessoal)
Kuke tem cerca de 3.500 jogos na íntegra e milhares de melhores momentos (Foto: Acervo pessoal)

Quando comprou um aparelho de videocassete, em 1990, Antônio Carlos viu uma chamada do programa Grandes Momentos do Esporte, da TV Cultura, anunciando o resgate da campanha do Corinthians campeão paulista de 1983. O corintiano decidiu gravar numa fita VHS, e nunca mais parou.

Hoje, o torcedor tem a maior coleção de transmissões na íntegra e melhores momentos de jogos do Corinthians. É um acervo gigantesco, de fazer inveja ao clube e até mesmo a emissoras de TV.

Coleção incrível

Antonio Carlos Anacoretto de Oliveira arquiva, até aqui, cerca de 3.500 jogos na íntegra. Além disso, possui os melhores momentos de milhares de partidas do time, incluindo todas desde os anos 80.

“Se me falta algo nesse período, somente um ou outro amistoso que não teve cobertura da imprensa. Meu acervo possui material que ninguém tem”, conta Kuke, como é mais conhecido, vendedor de 56 anos.

“Meu acervo possui material que ninguém tem”. (Antonio Carlos Anacoretto de Oliveira, o Kuke)

A relação de jogos completos parte de 1971: um Corinthians 4×3 Palmeiras de virada, pelo Paulistão, ainda nos primeiros anos de transmissões de futebol na TV brasileira.

Já a lista de jogos resgatados em melhores momentos volta ainda mais no tempo. O mais antigo é o Corinthians 6×1 Bologna, em amistoso no Palestra Itália em 1929. “É impossível mensurar a quantidade de jogos com melhores momentos”.

“É impossível mensurar a quantidade de jogos com melhores momentos”. (Kuke)

O acervo está arquivado em 700 fitas VHS, incontáveis DVDs e 20 HDs externos. Os vídeos com transmissões na íntegra e/ou gols são obtidos, em sua maioria, em trocas com outros colecionadores.

“Tô em busca de completar a relação de melhores momentos dos anos 70. Já tenho muita coisa, mas falta muita coisa”, confidencia Kuke, que sonha em entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.

Acervo está guardado em 700 fitas VHS, incontáveis DVDs e 20 HDs externos (Foto acervo pessoal)
Acervo está guardado em 700 fitas VHS, incontáveis DVDs e 20 HDs externos (Foto acervo pessoal)

Arquivo de ex-jogadores

Com um tesouro desse em mãos, a casa do colecionador, em São Paulo, passou a ser frequentada por inúmeros ex-jogadores do Corinthians. A escalação é farta: Marcelinho, Neto, Romeu Cambalhota, Paulo Sergio, Edmar, Sócrates… “Quando eles precisam de gols, pegam comigo”, gaba-se.

A gentileza aproximou Kuke dos ídolos do título paulista de 1977. “Graças a esse trabalho, joguei com os caras, no time master do Corinthians”, orgulha-se. Isso não tem preço.

Kuke já propôs ao Corinthians a inclusão de seu acervo ao memorial do clube (Foto: Acervo pessoal)
Kuke já propôs ao Corinthians a inclusão de seu acervo ao memorial do clube (Foto: Acervo pessoal)

Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe:

    ×