Arthur Chrispin, o pai da Lampions League
Poucos podem se orgulhar de ter criado um meme nacional. Este cara é um deles
Poucas pessoas podem se orgulhar de ter criado um meme – um conceito que, viralizado, espalha-se via internet num país ou mesmo pelo mundo. Arthur Chrispin pode bater no peito e dizer que inventou a “Lampions League”, apelido da Copa do Nordeste, campeonato que voltou nesta temporada e foi a grata sensação do primeiro semestre.
Em janeiro, ainda no início da Copa do Nordeste, Arthur assistia a um jogo quando notou semelhança no formato do torneio com a Liga dos Campeões, a Champions League. O que escreveu no Twitter virou uma avalanche. “Não teve nenhuma ‘iluminação’. A ideia surgiu falando bobagens em redes sociais”, conta o carioca de 35 anos, radicado no Recife há nove.
Muitos requisitaram autoria da expressão. “É sinal de que foi uma sacada bacana. Filho feio não tem pai. Filho bonito todo mundo quer cuidar”, brinca o gerente de operações. A piada chegou a Xico Sá, jornalista nascido no Crato, cidade cearense de região com forte ligação cultural a Pernambuco. Sua coluna na Folha de S. Paulo ajudou a popularizar a expressão.
“Por ser nordestino e gostar de futebol, deve ter sido um catalisador interessante”, comenta Arthur, que não chegou a conhecer Xico Sá pessoalmente. “Interagimos quando ele publicou na coluna e pessoas em comum alertaram que a autoria era minha”.
A proporção foi tamanha que levou o canal que detém os direitos de transmissão da Copa do Nordeste a adotar a expressão informalmente. Por questões comerciais, a empresa preferiu manter a estratégia inicial de divulgação. “Nós não utilizamos editorialmente o termo ‘Lampions League’, mas, obviamente, damos voz aos torcedores que carinhosamente estão fazendo essa associação”, explicou Felipe Aquilino, gerente de marketing do Esporte Interativo, ao Máquina do Esporte.
Sem a existência de licenciamento da marca Lampions League, a NordWest, loja de estampas de camisetas de Fortaleza, estava atenta a oportunidade. Na onda das redes sociais, a empresa lançou um modelo com a expressão, como o Verminosos por Futebol mostrou em abril. Arthur não se frustra por não ter ganho dinheiro com a ideia.
“Falei com a NordWest quando a coisa tomou este vulto. A grana não me interessava, eles me mandaram uma camiseta de presente. Foram solícitos e bacanas. Achei gentil”, relata Arthur. “Não me arrependo de não ter registrado a expressão, nem de não ter explorado comercialmente. Nunca foi minha intenção”.
“Não me arrependo de não ter registrado a expressão nem de não ter explorado comercialmente”. (Arthur Chrispin)
Nordestino de coração, o flamenguista aprovou o estímulo a rivalidade regional graças à Copa do Nordeste. “Eu sempre brinco que, se a Confederação do Equador se tornar independente, a Lampions League dará quatro vagas na Libertadores. Ela nunca será uma Champions, nem uma Libertadores, mas pode se tornar a competição mais sólida da região”, analisa.
É só o início de uma história, que terá mais 10 anos de transmissão na TV. Quem sabe, até lá o Esporte Interativo adote oficialmente a expressão, com direito a musiquinha. “The Laaaampions!”
Camisa Lampions League
Preço: R$ 44,90 Onde: Loja NordWest, em Fortaleza Site: nordwest.sslblindado.com
Coluna de Xico Sá:
www1.folha.uol.com.br/colunas/xicosa/1243380-so-a-lampions-league-salva.shtml
Xico Sá fala a ESPN Brasil o que achou da Copa do Nordeste:
Vídeo do Suricate Seboso da Lampions League:
3 respostas para “Arthur Chrispin, o pai da Lampions League”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Rio-São Paulo de 1997: O torneio que teve uma regra de faltas sem barreira
[…] Dezena, centena e milhar e crítico de longa data do escanteio curto – além de conhecido como o criador do termo ‘Lampions League’ que batiza a Copa do Nordeste. Com a poética de sempre, Arthur avaliou o lance e mostrou: não se pode jamais abrir mão do […]
HAHAHA, Lampions League fodona!
Saudades da Copa do Nordeste, ano que vem será ainda melhor!!!!!!!!!!!
E em 2014, além da Copa do Nordeste, ainda teremos 7 estaduais do Nordeste com transmissão nacional!