As chances da Seleção Brasileira no futebol paralímpico de 5
A Seleção Brasileira é a única campeã do futebol paralímpico de 5 em toda a história da modalidade
Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro de 2024 acontecem os Jogos Paralímpicos de Paris. No total, mais de 4.000 atletas participam da disputa de medalhas e alguns dos participantes são brasileiros.
O Brasil já conquistou muitas medalhas nos Jogos Paralímpicos ao longo de sua história. E uma marca já foi quebrada logo antes das disputas por medalha começarem, a de maior número de representantes femininas brasileiras na competição.
São 117 brasileiras dos 280 atletas que representarão o Brasil. Fora isso, os brasileiros também estão em busca de uma marca histórica, o hexacampeonato do futebol paralímpico em 2024.
A Seleção Brasileira é a única campeã do futebol paralímpico de 5 em toda a história da modalidade. Em 2024, tenta manter o seu ritmo, mas resta saber se as chances dos brasileiros são de realmente conquistar essa conquista impressionante.
Hegemonia com boas chances de ser mantida
A primeira vez que o futebol paralímpico de 5 fez parte dos Jogos Paralímpicos foi em Atenas, no ano de 2004. Naquela edição, os brasileiros venceram os argentinos na final com o placar de 3 a 2.
A Seleção Brasileira voltou a aparecer na final na edição de 2008 em Pequim. Dessa vez contra os chineses, os brasileiros conseguiram a vitória suada pelo placar de 2 a 1. A situação ficou um pouco mais tranquila em Londres, no ano de 2012, onde a equipe do Brasil superou a França por 2 a 0.
No Rio, em 2016, o Brasil venceu o Irã por 1 a 0 e em Tóquio, novamente contra a Argentina, repetiu a vitória por 1 a 0. Ou seja, os brasileiros são pentacampeões do futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos.
Esse retrospecto incrível faz com que a Seleção Brasileira seja cotada como quando verificamos a casa de apostas in2BET e suas probabilidades. Fica claro que os brasileiros têm uma força muito grande quando o assunto é futebol paralímpico, e isso pode ser um ponto favorável para mais uma conquista de medalha de ouro para o Brasil.
Fase de grupos será essencial para confirmar as chances brasileiras
A fase de grupos do futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos parece ser a etapa decisiva para confirmar quem realmente tem chances de ser campeão dessa competição. A Seleção Brasileira acabou não levando sorte e ficou no grupo mais difícil, de acordo com analistas.
O grupo do Brasil é o A, com os seguintes adversários a serem batidos:
● França
● China
● Turquia
A França é o grande desafio que o Brasil terá pela frente. Brasileiros e franceses já se encontraram na final em Londres, no ano de 2012, e farão um novo confronto, só que, dessa vez, na casa da França.
Quem resolver fazer um turismo por Paris, perceberá que a anfitriã dos Jogos Paralímpicos contará com o fator casa, o que pode servir de motivação extra aos seus paratletas. Outras equipes que completam os outros grupos são Argentina, Marrocos, Japão e Colômbia.
Franceses podem surpreender
Apesar do Brasil ser favorito ao título do futebol de 5 nas paralimpíadas, existem outras seleções que também têm boas chances de levar a medalha de ouro para casa. Uma delas é a França.
Anfitriã das paralimpíadas de 2024, a França já chegou à final no ano de 2012. Em 2016, no Rio, acabou ficando de fora, retornando em Tóquio, no ano de 2020. Mas os franceses acabaram perdendo suas 3 partidas e foram eliminados na fase de grupos.
Na edição de 2024, a França chega com muita força por ser a atual campeã europeia. Os franceses conquistaram a vitória em um jogo emocionante que acabou em 0 a 0 no tempo normal e em 2 a 1 na cobrança de penalidades.
Argentinos também têm boas chances
Outra seleção que também aparece com boas chances de conquistar a medalha de ouro no futebol de 5 paralímpico é a Argentina. O que reforça isso é o fato dos argentinos serem os atuais campeões mundiais e das Américas.
A Argentina foi tricampeã mundial ao vencer os chineses, nos pênaltis, por 2 a 1. Já os brasileiros ficaram no 3º lugar ao golear os colombianos por 7 a 1 no tempo normal. Isso mostra que os argentinos estão em uma boa fase e podem atrapalhar os planos do hexacampeonato da Seleção Brasileira.
Fora França, Argentina, e Brasil, os chineses também podem dar trabalho aos brasileiros. Atual campeã asiática, a Seleção Chinesa de futebol 5 já disputou a final dessa modalidade em 2008 e ficou em 4ª nas duas últimas paralimpíadas. Adversários não faltam, resta saber se o Brasil está pronto para enfrentá-los.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Deixe um comentário