Brasileiro é torcedor de time da Romênia
Hoje em dia já é normal brasileiros na torcida por Barcelona, Milan, Chelsea… Alguns preferem clubes mais alternativos, da Espanha, […]
Hoje em dia já é normal brasileiros na torcida por Barcelona, Milan, Chelsea… Alguns preferem clubes mais alternativos, da Espanha, Itália ou Inglaterra. Mas há quem vá além, e seja apaixonado – acredite! – por um time da 2ª divisão da Romênia que chegou a ser extinto e voltou à atividade. É o caso do estudante de jornalismo João Vítor Roberge, de 19 anos, de Florianópolis.
E não é modismo não. O cara é doente mesmo! Sabe tudo sobre o FC Universitatea Craiova. E, desde julho de 2013, mantém um blog sobre o passado e o presente do clube. A paixão se tornou estudo acadêmico, um projeto de documentário que João pretende lançar em 2015, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal de Santa Catarina.
João conheceu o clube através do game Football Manager, em 2006. Casualmente, um amigo era o treinador desse time. Foi paixão à primeira vista. “O Craiova foi o primeiro clube romeno nas semifinais da Copa da Uefa e nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Sempre brigou contra a oligarquia de Bucareste (Steua, Dinamo e Rapid)”, contextualiza.
Fundado em 1948, o Craiova é protagonista de uma das rivalidades mais ferrenhas do futebol mundial. Apesar da tradição, disputas com a federação levaram o clube a ser desfiliado, em 2011. Dois anos depois, voltou aos gramados, na 2ª divisão. Mas políticos romperam apoio e fundaram um novo time, o CS Universitatea Craiova, que participa do mesmo campeonato.
Novamente ameaçado pelas finanças em crise, o original corre risco de ser substituído definitivamente pela cópia. “O FC é o clube que eu conheci, para o qual torço e que acredito que seja o verdadeiro”, protesta João. Esse caso curioso, a briga de dois grupos por uma identidade, é a linha de partida de seu projeto de documentário.
O FC Universitatea Craiova é o clube que eu conheci, para o qual torço e que acredito que seja o verdadeiro”. João Vítor Roberge.
“A torcida se dividiu, embora uma maioria esmagadora continue com o FC. É um clima de tensão absurdo que a imprensa romena chama de ‘Guerra Civil de Craiova’. Aí está a história inédita na qual eu quero focar. Quero saber o que de fato legitima um time de futebol: torcida, ídolos, documentos legais”, pontua João, também torcedor de Vasco e Portuguesa.
O obstáculo é a verba para bancar viagem à Romênia. João planeja uma campanha de crowdfunding no Catarse, site de financiamento coletivo para projetos culturais. “Haverá sorteios de itens relacionados ao Craiova”, promete o estudante, que em paralelo já estuda o idioma romeno. “Não encontrei professor por aqui, então comecei a estudar sozinho, com alguns bons sites”.
> LEIA TAMBÉM
Quero saber o que legitima um time de futebol: torcida, ídolos, documentos legais”.
Esse projeto já chegou ao conhecimento dos torcedores e fãs do Craiova. A história de João foi tema até de matéria no jornal Editie Speciala, da Romênia. “Eles acham uma honra que um brasileiro se preocupe assim com o time. É bem emocionante, e dá o apoio que eu preciso para continuar a busca pelo meu sonho”, comenta.
Enquanto planeja a viagem, João torce que o Craiova sobreviva. Um dos dois jogos do time que o estudante conseguiu ver pela internet foi justo o clássico do FC contra o CS, empate sem gols. Mesmo mandante, a cópia tinha 1 mil torcedores na arquibancada, contra 20 mil do original. “Perdi um churrasco da turma por isso”, relembra. Pelo time de coração, mesmo à distância, vale tudo.
Blog O Craiovano:
craiovano.wordpress.com
Clássico de Craiova:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/o-campeonato-mais-equilibrado-da-historia
6 respostas para “Brasileiro é torcedor de time da Romênia”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Ele não é o unico, eu roço pra Romenia desde 1994, graças ao time da copa dos EUA que tinha Georghe Hagi, Dan Petrescu, Prunea, Popescu entre outros. Desde então sempre torci pra Romenia em tudo que é esporte que assisto, principalmente nas olimpiadas ja que na coa acredito que não irei ver os Tricolori tão cedo. Com relação à times de la tenho simpatia pelo Farul Constanta, ja que este foi o time que revelou Georghe Hagi.
Conheço muito bem a história desse clube. Também sou fã do futebol romeno e acompanho sempre que posso (achei que fosse o único aqui no Brasil rs). Infelizmente, o time que eu torço foi extinto por conta de dívidas, não conseguindo mais a licença para jogar a liga nacional, o Politehnica Timisoara. Atualmente, eles se juntaram com o ACS Recas e fundaram o clube ACS Poli Timisoara, que está na primeira divisão nacional. Mas, como diz o rapaz da reportagem, o “verdadeiro” Timisoara é o Politehnica rs. Gostei bastante da reportagem. Parabéns pelo site!
Obrigado, Rafael! A internet é o melhor lugar para reunir pessoas com gostos esquisitos parecidos. Haha! Um abraço. E se siga visitando o Verminosos por Futebol.
[…] Em 25 de janeiro de 2014, O Craiovano trouxe, com um texto em romeno (mal escrito gramaticamente devido ao lento aprendizado autodidata da língua), um posicionamento claro sobre os conflitos entre FCU e CSU. Com a grande repercussão, começaram a ser publicados pequenos “editoriais” em romeno, todo sábado. Também em janeiro, o site Verminosos por Futebol, do jornalista Rafael Luis Azevedo, publicou uma matéria sobre o trab…. […]
E meus amigos ainda me criticam pq eu sou doente pelo Sporting Kansas City dos EUA!
Manda uma foto vestido com a camisa, Djalma: contato@verminososporfutebol.com.br.