Campeonato Argentino: Quais os clubes com maiores médias de público na história?
Os cinco grandes argentinos são também os clubes que arrastaram mais torcida aos estádios
Quais os clubes com maiores médias de público na história do Campeonato Argentino? O Verminosos por Futebol responde, com base num levantamento inédito. Um spoiler: os cinco grandes do país levaram mais torcida aos estádios no total. Já considerando a média, há um intruso no top 5.
Pesquisa em andamento
Os números são do pesquisador cearense João Ricardo de Oliveira. Ele contabilizou todos os públicos dos diferentes formatos da 1ª divisão do Campeonato Argentino, de 1950 a 1990, e do Apertura e do Clausura, quando passaram a ocorrer dois torneios por ano, reunindo dados de 1990 a 1999 e de 2006 a 2012.
Embora o levantamento não reúna todos os públicos de 1950 a 2021, o recorte com 72 edições permite uma análise aprofundada sobre quais clubes arrastaram mais torcedores aos estádios da Argentina.
Confira abaixo o ranking das maiores médias, separando os clubes em dois grupos: aqueles com mais de 2 milhões de torcedores no total e com menos de 2 milhões – para evitar distorções.
- Leia também:
-
Papo sério
Liga dos Campeões da Europa: Veja os clubes com maiores médias de público na história
Papo sérioEsses são os 70 clubes com maiores médias de público nos 60 anos da Libertadores
Papo sérioQuais os clubes com maiores médias de público na história dos campeonatos nacionais no país?
Viagem no tempoQuem foram os campeões de público na história do Robertão (1967 a 1970)
Média de público
O Boca Juniors é o clube com maior média de público na história do Campeonato Argentino, com 19.542 torcedores, em 796 jogos de 72 edições. Seu arquirrival River Plate atingiu 18.844, em 793 jogos em 70 participações.
Abaixo estão San Lorenzo (3º, 13,4 mil), Racing Club (4º, 13 mil), Tigre (5º, 12,6 mil) e Independiente (6º, 11,7 mil). Desses, apenas o Tigre não é considerado um dos grandes do futebol argentino.
Os demais melhores posicionados são Belgrano (7º, 11 mil), Vélez Sarsfield (8º, 10,9 mil), Colón (9º, 10,7 mil) e Rosario Central (10º, 10,3 mil).
Ranking no total
Já considerando o público total, a ordem do top 5 foi a mesma dos cinco grandes na média de público, agora excluindo o Tigre: Boca Juniors (15,5 milhões), River Plate (14,9 mi), San Lorenzo (10,6 mi), Racing Club (9,9 mi) e Independiente (9,3 mi).
Comparação com o Brasil
Apesar de as torcidas argentinas serem sinônimo de paixão na América do Sul, as marcas dos clubes com melhores médias de público na história passam longe do topo do futebol brasileiro.
O Boca Juniors, com 19,5 mil, tem números inferiores a sete clubes brasileiros, considerando-se o Brasileirão de 1971 a 2019: Flamengo (29,4 mil), Corinthians (25,9 mil), Bahia (22,4 mil), Atlético-MG (22,3 mil), Palmeiras (22,2 mil), Cruzeiro (20,3 mil) e São Paulo (20,2 mil).
Com tal marca, o Boca também ficaria abaixo do 10º nas quatro principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha.
Os cinco grandes da Argentina levaram mais torcida aos estádios no total. Já considerando a média, há um intruso no top 5.
Veja os números dos campeonatos Argentino e Brasileiro, bem como estatísticas e análises dos principais jogos de futebol dos países. Todas essas informações podem ser encontradas na SportyTrader, site de dicas para apostas esportivas que conta com experts de futebol para analisar e redigir palpites esportivos dos maiores confrontos de futebol da América Latina e Europa.
Segue o infográfico completo. E, se curtir o levantamento, compartilhe este post.
> Veja todas as matérias com pesquisas de público do pesquisador João Ricardo de Oliveira.
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário