Colecionador está reunindo camisas de todos os times do Campeonato Carioca de 1995
O paulista Cezar Trunkl já tem quase todas as camisas dos 16 clubes daquela edição
Quando comprou o livro “Camisas do Futebol Carioca”, o paulista Cezar Trunkl percebeu que já possuía várias peças presentes nas páginas. Especialmente do campeonato de 1995, o do famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. Daí surgiu a ideia: reunir as blusas vestidas por todos os 16 times daquela edição. Meta que está pertinho de cumprir.
Até a publicação desta matéria, o colecionador de futebol soma camisas de 14 clubes participantes. Por ordem alfabética, de América, Americano, Bangu, Barreira, Botafogo, Entrerriense, Flamengo, Fluminense, Itaperuna, Madureira, Olaria, São Cristóvão, Vasco da Gama e Volta Redonda. Por hora, faltam Campo Grande e Friburguense.
- Leia também:
-
Turismo
Um guia com todos os estádios da cidade do Rio de Janeiro
Dica culturalDocumentário conta histórias de colecionadores de camisas de futebol do Rio
Viagem no tempoLamartine Babo: autor dos hinos de 11 times do Rio
Deu a loucaTorcedor coleciona camisas do São José
“Não será difícil encontrá-las, no entanto preciso de sorte para obtê-las, pois a concorrência por camisas dos times pequenos do Rio de Janeiro é grande”, pontua Cezar, advogado de São José dos Campos (SP). “Essas camisas são muito disputadas por colecionadores porque são bonitas e os desenhos, excêntricos”, explica.
A responsabilidade por esses designs cabe em parte à Carioca, empresa de material esportivo que fabricou os uniformes de nove clubes, mas que hoje não foca mais no futebol profissional. “Fiquei aficionado pelas camisas da Carioca, que dominava os pequenos do Rio de Janeiro na época”, conta Cezar.
“Fiquei aficionado pelas camisas da Carioca, que dominava os pequenos do Rio de Janeiro na época”. (Cezar Trunkl)
Aquele campeonato, vencido pelo Fluminense, também não sai da memória de Cezar graças às transmissões da Band, que ficaram marcadas pela narração de Januário de Oliveira, comentários de Gerson e reportagens de Adison Coutinho. “Os jogos de segunda à noite eram fenomenais”, relembra o paulista, hoje com 36 anos.
Coleção do São José
O colecionador já foi tema de matéria do Verminosos por Futebol em 2014, em virtude de sua coleção de camisas do São José-SP. Do total de 1.300 blusas de futebol de seu acervo, cerca de 190 foram usadas ou preparadas para jogo do seu time de coração.
“A coleção do São José entrou em uma fase seletiva, pois os objetivos fáceis foram alcançados, restando as camisas mais antigas como meta. Não trabalho com a hipótese de ser a maior do time, mas creio que, graças ao trabalho e à metodologia, ela se tornou referência para alguns colecionadores”, avalia Cezar.
Além das camisas do São José, a série do Cariocão de 1995 virou seu outro foco de coleção. “Foi a primeira vez que entrei na loucura de reunir camisas dos times de um único campeonato. Talvez eu comece algum Paulistão dos anos 90”, adianta. Sem dúvida, vai ser outro garimpo legal.
Serviço:
Você tem as camisas que faltam nessa coleção?
Cezar Trunkl – Whatsapp 12-99784.2213 / FacebookSiga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário