Colecionador tem 170 camisas de times da Finlândia. Até da 6ª divisão!
Leandro Guimarães possui camisas de 53 clubes, da 1ª a 6ª divisões da Finlândia
Muita gente sonha em ter uma camisa do FC Santa Claus, talvez o time finlandês mais famoso no Brasil. Leandro Guimarães, morador do Rio de Janeiro, tem essa no guarda-roupa. Mais do que isso, ele possui blusas de 53 clubes do país. Acredite se quiser, até da 6ª divisão nacional!
A mania começou em 2003, quando Leandro conheceu um finlandês fã do Brasil. Assim, o carioca foi recebendo raridades usadas em jogos. “Os times têm uma ou duas camisas por jogador para a temporada, e às vezes a camisa é usada por dois ou três anos”, conta o psicólogo de 38 anos.
- Leia também:
-
Papo sério
Quais as 26 seleções não-Fifa da ConIFA
Carrinho de comprasDica de presente: camisa do FC Santa Claus
Deu a loucaPapai Noel torce para time da Finlândia
Diversidade
Das oito divisões nacionais da Finlândia, Leandro possui 170 camisas de times da 1ª a 6ª (Veikkausliiga, Ykkönen, Kakkonen, Kolmonen, Nelonen e Vitonen), além de cinco da seleção nacional. O clube mais presente na coleção é o HJK, o mais famoso do país, com 50 peças.
Uma dessas deve ser difícil de se ver: uma camisa usada em amistoso em 1990 – na realidade, uma blusa de treino. Com peças como essa, Leandro mereceu uma reportagem da TV Globo sobre sua coleção, e isso proporcionou uma série de presentes dados por jogadores finlandeses.
“Um clube em especial, o KPV, me presenteou com uma camisa quando eu entrei em contato para tentar comprar uma. Contei a minha história e mostrei fotos. Eles não aceitaram cobrar e me deram uma camisa”, orgulha-se o torcedor do Flamengo e hoje também do HJK.
Siglas e patrocínios
Duas coisas são características do futebol finlandês. Assim como é tradicional em Alagoas, os clubes são conhecidos por siglas. “Normalmente eles abreviam para colocar no escudo”, explica. O Helsingin Jalkapallo Klubi (Helsinki Futebol Clube), por exemplo, virou HJK.
Além disso, assim como é hoje em dia no Brasil, os times finlandeses ostentam muitas logomarcas de empresas nas camisas. “Algumas vem com os patrocínios em placas de tecido costurado, e várias têm marcas de costuras antigas porque são reaproveitadas”, indica.
“O KPV me presenteou com camisa quando eu entrei em contato para tentar comprar uma. Contei minha história, e eles não aceitaram cobrar”. (Leandro Guimarães)
Em meio aos vários clubes tradicionais da Veikkausliiga, a elite nacional, um uniforme (sim, o calção também) figura com lugar especial no acervo: do FC Santa Claus, o time da cidade do Papai Noel, que disputa a 3ª divisão, a Kakkonen. “É uma camisa vermelha nº 13”, gaba-se.
Leandro realizou o sonho de ir à Finlândia em 2010, e assim pôde ampliar ainda mais a coleção. “Foi uma das melhores viagens da minha vida. O país é lindo”, garante o colecionador. “Pretendo voltar ano que vem”, adianta. Certeza que a bagagem vai voltar cheia.
Serviço:
Perfil do Leandro Guimarães no Facebook.
-
Camisa do FC Haka, de 2002, tem 17 patrocinadores (Foto: Acervo pessoal)
-
HJK, de 1990 (Foto: Acervo pessoal)
-
HJK, de 2001 (Foto: Acervo pessoal)
-
KPV, de 2015 (Foto: Acervo pessoal)
-
Tampere, de 2002 (Foto: Acervo pessoal)
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe: