Corintiano busca digitalizar ingressos de todos os jogos na história do Timão
A meta do paulista Anderson Adriano é reunir pelo menos 50% dos 6 mil jogos do Corinthians
Quando foi pela primeira vez a um estádio, vitória do Corinthians sobre o Santos por 5 a 2, em 1993, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, Anderson Adriano não imaginava que teria um importante papel na preservação da história do Timão. Aquele ingresso seria o primeiro de um incrível acervo corintiano.
Duas décadas depois, em 2014, o torcedor iniciou uma caçada por bilhetes de jogos do seu time de coração. Assim, nasceu o projeto “366 Dias de Corinthians Invicto – De Janeiro a Janeiro”, que busca digitalizar todos os ingressos do Timão, seja de partidas como mandante ou visitante.
- Leia também:
-
Deu a louca
Colecionador de camisas do Corinthians reúne o time completo de 1999
-
Deu a louca
Colecionador exibe incrível coleção de camisas do Corinthians em restaurante em São Paulo
-
Dica cultural
15 curiosidades sobre as camisas do Corinthians em sua história
-
Deu a louca
Japonês larga tudo e se muda para o Brasil por causa do Corinthians
Quase 40% dos ingressos
Até o momento desta entrevista ao Verminosos por Futebol, Anderson já reunia imagens digitalizadas de 2.388 ingressos diferentes, dentre os 6.011 jogos profissionais disputados até então – há controvérsias sobre o total, mas aí é outra história.
Ou seja, já são 39,7% dos jogos do Corinthians. “Minha meta é alcançar os 50%, que hoje está em torno de 3.000. Não dá para gravar um número exato, porque todo dia chega algum ingresso diferente”, explica o promotor de vendas, de 46 anos.
“Minha meta é alcançar os 50%, que hoje está em torno de 3.000. Não dá para gravar um número exato, porque todo dia chega algum ingresso diferente”. (Anderson Adriano)
As ajudas, felizmente, têm sido muitas nessa procura. Importante ressaltar, não é preciso que os corintianos enviem seus ingressos para Anderson. Basta uma imagem digitalizada.
“Os coringão e até mesmo essa nova geração estão sempre ajudando na captura de ingressos antigos e recentes”, agradece Anderson, morador de Guarulhos (SP). “E também tem os colecionadores de outros times, que sempre fortalecem a coleção”.
Coleção física também
Dos 2.388 jogos com ingressos digitalizados, Anderson foi a 389 deles, entre 21/03/1993 e 12/03/2022 – o último antes desta entrevista. Entre as partidas que esteve no estádio e doações, são 692 bilhetes físicos.
Das 260 partidas na arena de Itaquera, Anderson esteve em 208. “Teve 47 jogos sem torcida no estádio, mas em alguns fui lá também”, diverte-se.
Na coleção, existem ingressos de todas as finais em que o Corinthians foi campeão desde o Paulistão de 1977. Já o mais antigo é de um amistoso contra o AIK, na Suécia, empate em 3 a 3, em 1952, parte de excursão que rendeu uma Fita Azul – título de honra concedido a times que retornavam invictos.
Inauguração do Pacaembu
Há ainda uma verdadeira relíquia na coleção: o ingresso da inauguração do Pacaembu, festa realizada em 28 de abril de 1940. Por sinal, é possível perceber o empobrecimento do design dos ingressos de futebol a partir da virada do século.
“Foi quando eles ganharam um formato de cartão telefônico”, aponta Anderson. “Os ingressos dos anos 60 a 80 são os melhores, não se apagam com o tempo e tinham carimbos dos jogos no verso”.
“Os ingressos dos anos 60 a 80 são os melhores, não se apagam com o tempo e tinham carimbos dos jogos no verso”. (Anderson Adriano)
Veja ingressos de jogos históricos:
Dica para não apagar
Os ingressos físicos que Anderson tem na coleção são mantidos dentro de um saquinho, numa caixa de sapatos. Já os bilhetes dos jogos realizados na Neo Química Arena, inaugurada em 2014, são arquivados numa pasta em ordem cronológica.
Com o tempo, para evitar que os papéis se apaguem, Anderson passou a usar cola tenaz. “Cria-se uma camada que protege o ingresso. Claro, isso tem que ser feito antes de começar a apagar a escrita do ingresso”, ensina o colecionador.
Quando atingir 50% dos ingressos na história do Corinthians, Anderson promete doar a coleção digitalizada ao clube. “Desde que seja uma coisa formal, assinada pelo presidente. E também quero uma postagem no site e nas redes sociais”, condiciona.
Como acompanhar
Por ora, é possível acompanhar a evolução do acervo pelas redes sociais do projeto. No Facebook, há imagens de um ingresso de cada ano desde 1940, além de uma planilha com todos os ingressos.
“Para quem quiser ajudar, assim fica bem mais fácil”, torce o colecionador. Em rede, e graças à iniciativa de Anderson Adriano, corintianos estão contando a história do próprio clube.
Serviço:
Perfis do projeto
Facebook | Instagram | Twitter
Perfis de Anderson Adriano
Facebook | Instagram | Twitter
Veja mais ingressos da coleção:
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Entre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
2 respostas para “Corintiano busca digitalizar ingressos de todos os jogos na história do Timão”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Rio-São Paulo de 1997: O torneio que teve uma regra de faltas sem barreira
Meu nome é Alberto Thiago
Tenho vários ingressos antigos guardados
Como faço pra te enviar?
Anderson um grande conhecedor da história do Corinthians, parabéns pelo conhecimento e dedicação!