Árvore em campo é a melhor da Europa
A árvore possui 150 anos e já estava no local muito antes de o futebol chegar a Estônia
Acredite: existe uma eleição anual da melhor árvore da Europa. O vencedor de 2015 foi um carvalho da Estônia com uma história curiosa. Ele ocupa o interior de um campo de futebol de Orissaare, na ilha de Saaremaa. Conhecido no local como a “árvore do futebol”, o carvalho recebeu 60 mil votos (um terço do total), derrotando 13 árvores de países diferentes.
A vencedora possui 150 anos e já estava lá muito antes de o futebol chegar a Estônia. Em 1951, o campinho do parque foi estendido, mas decidiram não derrubar o carvalho. Com o tempo, de acordo com a organização do “European Tree of the Year” (Árvore Europeia do Ano), a planta foi incorporada ao jogo, servindo como sombra aos jogadores e até mesmo para tabelinhas.
> LEIA TAMBÉM
O anúncio do prêmio ocorreu em fevereiro. O carvalho estoniano derrotou, entre tantas, uma árvore que é ponto turístico: o Major Oak, um carvalho que teria entre 800 e 1.000 anos, situado na floresta de Sherwood, em Nottinghamshire, na Inglaterra. Seu tronco oco teria sido usado como esconderijo por Robin Wood. Apesar da notoriedade, a árvore foi somente a 6ª mais votada.
O concurso foi lançado em 2011, com o objetivo de destacar a importância de árvores antigas para o patrimônio natural e cultural da Europa. “Esta árvore dentro de um campo é um símbolo para o mundo sobre como as coisas podem ser melhores”, celebra Rob McBride, apoiador do evento, em entrevista ao site Estonian World.
“Esta árvore dentro de um campo é um símbolo para o mundo sobre como as coisas podem ser melhores”. (Rob McBride)
O caso da árvore estoniana remete a outro que ficou famoso no Brasil e inclusive no exterior. O da árvore situada dentro de um campo de São Paulo, do bairro do Brás. O registro, feito pelo fotógrafo Alexandre Battibugli, em 20 de janeiro de 1996, foi publicado pela revista Placar, e se tornou uma das fotos mais célebres do jornalismo esportivo brasileiro.
Curiosamente, o campo sobreviveu somente mais um ano, pois a prefeitura construiu uma creche no local, em 1997. A árvore segue servindo de sombra, agora para a criançada. “Essa foto foi talvez a mais marcante de minha vida”, comentou Battibugli, em artigo publicado pela Placar em 2013. O destino do campo tornou a foto ainda mais emblemática.
Site do European Tree of the Year:
www.treeoftheyear.org
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/campo-com-arvore-dentro-vira-documentario
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
7
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Deixe um comentário