Perilima está de volta. Com uniforme novo
Sete anos depois, um dos clubes mais folclóricos do Brasil volta aos gramados em 2014. A retorno da Perilima, time […]
Sete anos depois, um dos clubes mais folclóricos do Brasil volta aos gramados em 2014. A retorno da Perilima, time do jogador mais velho em atividade no país, será neste sábado (27), pela 2ª divisão do Campeonato Paraibano. E a temporada contará com uniforme novo, fabricado por fãs após campanha na internet.
Presidente e capitão da Perilima, Pedro Ribeiro Lima, de 66 anos, receberá 20 jogos de camisa e calção por iniciativa de um grupo de simpatizantes da comunidade Futebol Alternativo, que migrou do Orkut para o Facebook. Quarenta pessoas encomendaram camisas, o que garantiu a produção de uniformes para o time de Campina Grande, que estreia contra o Serrano, em casa.
A ação faz parte do projeto Ajude a Perilima, que no passado conseguiu recursos para a manutenção da equipe e doação de uniformes. O clube amealhou essa legião de fãs em virtude de sua história única. Fundado com as primeiras letras do nome do proprietário, o time representa o sonho de um jogador frustrado.
Pedro sempre quis bater bola como ofício, mas o destino lhe reservou o comando de uma fábrica de sordas – bolacha de trigo e rapadura. Em 1992, o empresário criou a equipe para os funcionários. Em 1998, profissionalizou o time, que ao longo dos anos se tornou um saco de pancadas do estadual, até sua desativação em 2007.
> LEIA TAMBÉM
- Goleira treina com homens no Botafogo-PB
- Time amador de Limoeiro do Norte-CE é formado por 11 irmãos
Resolvidas as dívidas que mantinha com a Federação Paraibana de Futebol, a Perilima voltou à ativa, agora de forma independente da fábrica de sordas. O elenco será formado por jogadores locais. “Nosso grande líder, faraó, mito e deus do futebol segue à frente da equipe”, comemora Laércio Ismar, um dos Sordados responsáveis pela campanha dos uniformes.
Nosso grande líder, faraó, mito e deus do futebol segue à frente da equipe”. Laércio Ismar.
Quando estreou como profissional, Pedro ostentava 48 anos. O primeiro e único gol do atacante foi marcado quase uma década depois, em cobrança de pênalti, em 2007. “O time está mais consistente, mas se vai ser sucesso só o tempo dirá. O certo é que continuarei sempre na equipe titular”, avisa o camisa 10.
Depois de cinco vices da 2ª divisão, dois deles quando a disputa contou com somente dois participantes (em 2000 e 2006), o sonho agora é pelo inédito título da Perilima. “Nosso grande líder se sente mais jovem, mesmo passada uma década”, confia Laércio, morador de João Pessoa e torcedor do Auto Esporte.
O time está mais consistente, mas se vai ser sucesso só o tempo dirá. O certo é que continuarei sempre na equipe titular”. Pedro Ribeiro Lima, presidente e jogador.
Diferentemente dele, a maioria dos 40 compradores das camisas da Perilima é das regiões Sul e Sudeste, principalmente São Paulo. Se você gostaria de ter essa relíquia e perdeu a oportunidade, não se desespere. “Caso haja 20 novos pedidos, abriremos uma segunda remessa”, garante Laércio. Dependendo da repercussão da volta do Time das Sordas, não vai faltar interessado.
Quer encomendar camisa da Perilima?
ajudeaperilima@hotmail.com
83-9606.2019 – Laércio Ismar
(*) Também estiveram à frente da campanha dos uniformes: Gustavo César, Vitor Gualberto, Cleiton Borghi, Bruno Alacy e Rodrigo Colucci.
Perfil do clube:
Associação Desportiva Perilima
Fundação: 8/9/1992
Apelidos: Time da Sorda, Águia da Campina e Perigosa
Estádio: Amigão, em Campina Grande (PB)
Feitos: Vice-campeão da 2ª divisão paraibana em 1998, 2000*, 2001, 2004 e 2006* (* Com só dois participantes)
Presidente: Pedro Ribeiro Lima / Técnico: Antônio Marcos, o Nêgo Pai
Reveja reportagem da TV Globo de 2005:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/torcedor-viaja-20-mil-km-com-auto-esporte
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Deixe um comentário