Discípulos de Rao: Projeto social de torcedores do Internacional dá camisas para crianças
Projeto de torcedores do Internacional, fundado por Anderson Valença, promove ações em Porto Alegre

Vicente Rao é um torcedor-símbolo do Internacional. Nascido em 1908, um ano antes da fundação do Colorado, Rao veio ao mundo praticamente junto com o time. Um homem ligado fortemente a causas sociais, e que virou inspiração para a criação do Discípulos de Rao.
Anderson Valença, auxiliar administrativo de 27 anos, sempre foi um torcedor apaixonado. Participava ativamente de organizadas do Internacional, mas começou a discordar de posicionamentos, então achou melhor sair. A partir disso, seu projeto foi tomando forma.
“Tudo o que eu achei positivo trouxe pra dentro desse projeto. Foquei muito na parte de ação social. Não tinha nada forte nesse sentido, seja do Internacional ou do rival”, reflete Anderson.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Renner Vive: Projeto mantém viva a paixão por clube gaúcho extinto em 1959
Dica culturalBanda lança clipe com 15 times gaúchos
Papo sérioZé-Cruz: o clássico alternativo de Porto Alegre
Carrinho de comprasBrechó de Porto Alegre fica famoso entre colecionadores de camisas de futebol
Primeira organizada
Em 2020, o torcedor acabou conhecendo a história de Vicente Rao, colorado que levou sua experiência com festas de Carnaval para as arquibancadas, ao criar a primeira torcida organizada do Internacional, o Departamento de Cooperação e Propaganda (DCP), em 1940.
Encantado com a trajetória social de Rao, Anderson fundou um projeto com o nome do torcedor-símbolo, para celebrar o Internacional e ajudar a população em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre.
Vicente Rao foi um torcedor atuante na primeira metade do século 20 (Foto: Reprodução) Meu Primeiro Manto
O principal foco do Discípulos de Rao nas comunidades carentes são as crianças, realizando campanhas solidárias em datas comemorativas. Em uma delas, o “Meu Primeiro Manto” presenteia crianças que não têm condições de comprar uma camisa do Internacional.
“A gente acredita que, de 100 crianças, se a gente conseguir salvar 10, já valeu a pena tudo”, define Anderson. Para ajudar o projeto, não é difícil. Basta entrar em contato com o grupo através do Instagram: @discipuloderao. Como eles pregam, #RaoVive.
> Reportagem produzida por Yuri de Melo, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol.
Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube
TiktokEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
2
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
3
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
4
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
5
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
-
6
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
-
7
Os adesivos de suas camisas de futebol descolaram? Seus problemas acabaram
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário