Em Buenos Aires-PE, a torcida é da Argentina
A capital portenha possui uma homônima em Pernambuco, a 75 km do Recife

Apesar da rivalidade, não é difícil encontrar brasileiros que torcem pela seleção argentina. Nesse quesito, nenhuma cidade do Brasil possui tamanha proporção como Buenos Aires. A capital portenha possui uma homônima em Pernambuco, a 75 km do Recife. Em virtude do nome, o município conta com grande torcida da Argentina, e que ganha força em tempos de Copa do Mundo.
Cerca de 100 moradores se reúnem em dias de jogos, no bar Independente, homenagem ao Independiente de Avellaneda, cidade da Grande Buenos Aires. “Não sou argentino, mas sou fanático pela seleção argentina, desde a Copa de 1986. Na nossa Buenos Aires, são vários os moradores que preferem a Argentina”, garante Jadiel Felipe, de 40 anos, buenosairense de nascimento.

Buenos Aires é uma cidadezinha de 12 mil habitantes. Antes chamada de Jacu, a localidade ganhou o atual nome em 1928, quando recebeu status de vila. Fala-se que, na época, o padre local costumava dizer que ali havia “buenos aires”, referindo-se ao clima. Em 1963, Buenos Aires foi desmembrada de Nazaré da Mata, e sua fama começou a espalhar.
Na cidade, são várias as referências à capital da Argentina. Uma loja de doces se chama La Bomboniere, trocadilho com o estádio do Boca Juniors. Foi lançada por Fábio Carvalho, forasteiro que sempre ouvia risinhos quando dizia que mora em Buenos Aires. Há também a lojinha Boca Junior. É propriedade de José Paulo Araújo, fanático pelo Boca Juniors.
> LEIA TAMBÉM
Tanta paixão levou o torcedor a fundar o Boca Junior local, em 2001. Em 2010, outro gigante da Buenos Aires portenha ganhou genérico na Buenos Aires pernambucana, o River Plate. Foi criação de Jadiel Felipe. Em seis jogos até aqui entre as equipes, foram três vitórias do Boca, uma do River e dois empates. No último confronto, no dia 1º de maio, a vitória foi azul e amarela, por 1 a 0.
A rivalidade é grande, mas cessa na Copa do Mundo. “O pessoal que torce pelo Brasil provoca, dizendo que a gente é ‘vendido'”, diverte-se Jadiel. Mesmo com a patrulha, eles já conseguiram o direito de decorar as ruas com bandeirinhas brancas e azuis, dividindo espaço com as verde e amarelas. É hora de gritar, com o típico sotaque pernambucano: “Ar-gen-ti-na!”
Site da Prefeitura de Buenos Aires-PE:
www.buenosaires.pe.gov.br

Conheça Buenos Aires-PE:
2 respostas para “Em Buenos Aires-PE, a torcida é da Argentina”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Maquetista produz miniaturas de estádios que você adoraria ter em casa
-
2
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
3
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
4
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
5
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
6
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
-
7
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
-
8
Os adesivos de suas camisas de futebol descolaram? Seus problemas acabaram
Rafael, você poderia dar mais alguma informação sobre os clubes do Boca e do River de PE? Estou procurando na internet, mas não encontrei nada… Eles têm um uniforme próprio, baseado nos clubes originais, ou usam os mesmos uniformes que os dos hermanos? Obrigado.
Artur, são times amadores de uma cidade muito pequena, sem relevância para o futebol profissional de Pernambuco.