Estes dois britânicos reuniram camisas de todas as seleções filiadas à Fifa
Joe Johnston e Nick Warrick precisaram de 7 e 8 anos, respectivamente, para chegar a 211 seleções
Por Rubens Melo
Ao redor do mundo existem muitos colecionadores apaixonados por futebol, principalmente no Brasil. Coleções essas exibidas com orgulho por seus donos, com peças raras e às vezes únicas. Mas… e um acervo com camisas de todas as seleções do mundo? Isso mesmo, TODAS. Existem dois colecionadores que conseguiram concluir essa incrível façanha.
São eles Joe Johnston, de 36 anos, e Nick Warrick, de 33, amigos britânicos que resolveram cumprir a meta de adquirir as camisas de todas as seleções filiadas à Fifa – hoje 211 ao todo. O primeiro tem uma coleção com cerca de 600 camisas, enquanto o segundo possui 1.000. O Verminosos por Futebol conversou com os dois sobre suas conquistas durante toda essa aventura.
Dando uma olhada nos blogs dos colecionadores, The Global Obsession (do escocês Joe) e Football Shirt World (do inglês Nick), é possível conferir a enorme quantidade de camisas raras de países que nunca figuraram na elite do cenário internacional.
- Leia também:
-
Deu a louca
Alemão fã de turismo de futebol já assistiu a jogos em mais de 160 países
TurismoUm guia de turismo com todos os estádios de futebol de Londres
Olho no lance!Tailandês tem uma coleção de camisas de seleções pra lá de incrível
Deu a loucaInglês tem camisas de 207 das 209 seleções
Joe conta que começou sua coleção voltada para seleções antes da Copa do Mundo de 2010, atingindo as camisas possíveis em 2017. “Eu me vi procurando no eBay quais camisas de seleções estavam disponíveis, adquirindo blusas baratas de Croácia, Irlanda e alguns outros, então me impus o desafio de ter peças de todas as seleções do mundo”, relembra o escocês.
Já Nick se inspirou no seu avô, com quem acompanhou as Olimpíadas de 1992 em Barcelona e a Copa do Mundo de 1994 nos EUA. Com sua atenção voltada para o colorida dos uniformes, ele viu na internet a possibilidade de possuir todas as seleções mundiais em seu acervo. O foco também foi iniciado em 2010, e a meta acabou atingida em 2018.
-
Joe Johnston tem cerca de 600 camisas, incluindo as 211 seleções Fifa (Foto: Acervo pessoal)
-
Joe Johnston tem cerca de 600 camisas, incluindo as 211 seleções Fifa (Foto: Acervo pessoal)
-
Joe Johnston tem cerca de 600 camisas, incluindo as 211 seleções Fifa (Foto: Acervo pessoal)
-
Joe Johnston tem cerca de 600 camisas, incluindo as 211 seleções Fifa (Foto: Acervo pessoal)
Para conseguir camisas de países sem expressão no futebol, os colecionadores precisaram de muito jogo de cintura. “Adquiri a camisa da República do Congo graças ao capitão Prince Oniangue, que fez o favor de me presentear com a que usou na Copa das Nações Africanas de 2015. Ele é realmente um cara muito gentil”, elogia Joe.
“Mas a mais difícil definitivamente foi a camisa do Sudão, até pela dificuldade do idioma árabe, e por eu não ter encontrado nenhum jogador para entrar em contato. Foi então que tive a ideia de escrever para o embaixador do Sudão no Reino Unido, Michael Aron. Para minha surpresa, ele me respondeu muito rápido e me conseguiu um uniforme oficial”.
Nick penou com países africanos, principalmente aqueles com futebol semiprofissional. “Foi muito difícil encontrar camisas de seleções como Sudão, Libéria, Somália e Chade”, relata. “Já a de Aruba foi graças a um colecionador que tinha um vizinho que jogou pela seleção, e com ele consegui dois exemplares”, acrescenta.
-
Nick Warrick tem cerca de 1.000 camisas, incluindo as 211 seleções Fifa (Foto: Reprodução)
-
Nick Warrick tem cerca de 1.000 camisas, incluindo as 211 seleções Fifa (Foto: Reprodução)
Camisas preferidas
Entre suas camisas favoritas, Joe cita a do Azerbaijão que pertenceu ao papa, a de Uganda com três pássaros e a do Tadjiquistão. “Seria esta se tivesse que escolher só uma. Ela tem um design super legal: preto com acabamento azul e verde elétrico. É o tipo de camisa que o Batman usaria”, brinca Joe. Já Nick diz que não consegue escolher uma única camisa favorita, indicando as de Uganda, São Cristóvão e Nevis e Botswana.
São tantas camisas que, agora, ambos os colecionadores já têm um bom número de camisas de seleções não-Fifa, que representam povos sem reconhecimento da principal federação de futebol do planeta. Joe tem blusas de 25 equipes, enquanto Nick já soma 50. “A maioria delas são membros da Conifa (a Confederação de Futebol de Associações Independentes, na sigla em inglês), aponta Nick.
Escolher um foco de coleção de futebol alternativo como esse, avisam os dois, requer um bom capital. “Se você não estiver disposto a gastar MUITO dinheiro, nem comece! Eu sei que poderia comprar um carro ou uma casa com meus milhares de libras investidos, então é preciso a certeza de não se arrepender”, indica Joe. Se você tiver persistência até o fim, será um raro colecionador a atingir tal feito.
Serviço:
Joe Johnston – www.theglobalobsession.com
Nick Warrick – www.footballshirtworld.co.uk/blog> Rubens Melo é estudante de Jornalismo de Campina Grande (PB) e produziu esta matéria sob orientação de Rafael Luis Azevedo.
ERRAMOS
A versão original deste texto informou que Joe é inglês. Na realidade, ele é escocês, como foi ajustado.
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
Uma resposta para “Estes dois britânicos reuniram camisas de todas as seleções filiadas à Fifa”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe:
Robson Cirilo leite
Rio de janeiro. Brasil
Quero vender umas peças esportivas valiosas.
Camisa do Pelé assinada 1971
Documento de 1971
Moeda do Pelé 1994