Fã coleciona fotos posadas da seleção
Harley é provavelmente o maior colecionador de fotos posadas da seleção brasileira
Quando alguém diz que torce pelo Brasil, ouve risos de deboche de “autênticos” torcedores de time. Um fã que pode falar isso é o cearense Harley Lima Fernandes, de 29 anos. Ele é provavelmente o maior colecionador de fotos posadas da seleção brasileira, incluindo 630 dos 1.020 jogos (61%).
Essa curiosa coleção começou em 1998, quando Harley ganhou do pai assinatura da revista Placar. Nela vinha a primeira foto do acervo. “Desde então não parei mais de juntar”, relata o operador cinematográfico, que não torce por times – apenas a seleção brasileira. Hoje, já são 3 mil fotos posadas e 17 mil de lances de jogo, todas digitalizadas e algumas impressas.
Entre as fotos, algumas raríssimas, como o encontro da seleção com os atores Oliver Hardy e Stan Laurel, mais conhecidos como o Gordo e o Magro, à bordo do navio que seguia em direção à Itália, antes da Copa do Mundo de 1934. Outras bastante curiosas, como o único jogo em que a camisa estampou patrocínio, da Coca-Cola, num amistoso em 1987, vitória de 2 a 1 sobre o Chile.
No momento, Harley concentra esforços em busca das fotos dos cerca de 400 jogos que restam. É uma tarefa que depende do bolso. “Boa parte das fotos desses jogos está nas mãos de agências. O problema é que cobram pela aquisição”, lamenta o colecionador, que já vendeu uma coleção de revistas para arrecadar dinheiro que usaria na compra de uma foto.
Se Harley sente saudade de algo, é das fotos posadas que traziam apenas 11 jogadores. De um tempo para cá, “em nome do grupo”, todo o grupo passou a ser imortalizado, como nos títulos da Copa América de 2007, Copa das Confederações de 2005 e 2009 e Copa do Mundo de 2002.
“Uma foto que contenha apenas os titulares é mais fácil de identificar”, indica o colecionador. Coisas do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça.
Fotos especiais da coleção:
-
1º jogo da seleção, em 1914
-
Jogo com a camisa do Boca Juniors, já que o Chile vestia branco, em 1937
-
1º jogo com a amarelinha, no Pan-Americano de 1952
-
1º jogo com estrelas no escudo, em 1968
-
Jogo vestindo branco, em 2004, nos 100 anos da Fifa
-
Único jogo com patrocínio, em 1987
Detalhamento do acervo, em arquivo de Excel:
Clique aqui e faça download
Vídeo da coleção de fotos da seleção:
11 respostas para “Fã coleciona fotos posadas da seleção”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Oi pessoal tudo bem Eu tenho uma foto única e rara de Ricardo Rocha uma taça da Copa do Mundo ele me botou no carro do corpo de bombeiro nem ele tem essa foto só eu tenho interesse alguém
Oi Harley, tenho algumas fotos antigas de jogadores da seleção brasileira e gostaria de saber se você tem interesse em comprar. Meu contato é lucianafuga@hotmail.com
Eu tenho uma única que ninguém nunca vai ter
Oi Harley, preciso da sua ajuda para me conseguir algumas fotos da selecao que nao acho em lugar nem um, se voce pode me conseguir a gente pode fechar negocio por uma copia? Me escreve um email por favor: hildely@gmail.com
Valeu !!!
Fotos da Editora Abril licenciadas através de uma empresa chamada Conteúdo Expresso custam a bagatela de R$300,00. Mesmo que você ligue para eles e explique o motivo da compra, que a foto não será usada em nenhuma mídia, que não haverá nenhum uso comercial e que elas apenas ficarão guardadas como forma de arquivo pessoal, ainda assim eles não liberam por um valor menor, muito menos gratuitamente.
Harley, preciso comunicarme com voce.
Meu email: hildely@gmail.com
Bom dia, amigos.
Em jogos de final de competição até que fica legal a foto com os 23 jogadores. Washington já pesquisei em quase todas essas fontes que você citou. Para mim está ficando cada vez mais difícil encontrar novas fotos, pois todas as fotos de acesso fácil já foram encontradas, e as mais difíceis ficam nas mãos das agências. Inclusive já telefonei para vários dos autores dessas fotos, e nem mesmo eles podem fornecer as fotos pois elas viram propriedade das agências. Eles não ganham um centavo por elas e no fim das contas a única ligação que ele terão com as fotos é um mísero crédito na hora da publicação.
Agora este carinha deveria visitar arquivos públicos e pesquisar em jornais e periódicos a partir das datas realizadas ou antes ou depois da data do jogo.
Inclusive sites a Placar, Folha de São Paulo e outros periódicos espalhados pelo país e pelo mundo já disponibilizam na internet parte do seu acervo. É outra forma do Harley fugir das agências.
Não curto mais a seleção brasileira, mas parabéns a este cara!! Se garante!!
Que bacana… se bem que eu sou contrario a ele. Ao menos em jogos decisivos e de acesso, sou adepto as fotos com todo o elenco.
Oi Washington, acho que os jogadores ficam muito pequenos quando estão o grupo inteiro. Também prefiro só 11, com a contracapa para os rostos dos 23.