Federação cearense exibe jogos em site
Inspirada em ideia paulista, a Federação Cearense de Futebol (FCF) lançou sua copa estadual em 2010. A competição ganhou o […]
Inspirada em ideia paulista, a Federação Cearense de Futebol (FCF) lançou sua copa estadual em 2010. A competição ganhou o nome de Taça Fares Lopes, em homenagem a ex-presidente morto seis anos antes. Diante da concorrência com os campeonatos nacionais no 2º semestre, nunca houve a devida atenção da mídia. Por isso, a entidade decidiu fazer sua própria cobertura, com a FCF TV.
Desde 2013, a web TV transmite ao vivo em seu site jogos de competições sem direitos de TV adquiridos, com destaque para o futebol de base. A estreia foi a final do Estadual sub-15, entre Fortaleza e União. De lá pra cá, já foram exibidos 48 partidas no intervalo de um ano, incluindo ainda duelos de times cearenses na Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de futebol feminino.
“O objetivo é dar maior visibilidade às competições cearenses. Quando o jogo é válido por campeonatos nacionais, é feita uma solicitação à CBF”, explica a diretora de comunicação da FCF, Manuella Viana. O projeto, custeado pela federação, conta com transmissões em streaming. O delay é de apenas 3 segundos, inferior ao de TVs por assinatura.
“Já tivemos espectadores nos EUA, Canadá, França, Espanha, Japão e Suriname. Alguns mandaram mensagens via redes sociais durante a transmissão”. (Manuella Viana)
Cinco profissionais participam a cada partida, incluindo narrador, comentarista, repórter, cinegrafista e técnico. A transmissão utiliza replay e geração de caracteres, até mesmo nas transições, como fazem as TVs em grandes competições. “Um comentarista é sempre convidado, podendo ser jornalistas, radialistas, ex-atletas e treinadores”, pontua Manuella.
A média de audiência é de 250 telas em jogos profissionais e 150 em campeonatos de base, exceto quando há a presença de Ceará e/ou Fortaleza, em que o número sobe. “Já tivemos espectadores nos EUA, Canadá, França, Espanha, Japão e Suriname. Alguns mandaram mensagens via redes sociais durante a transmissão, informando há quanto tempo moravam fora”, relata a jornalista.
Narradores – Brenno Rebouças e José Filho
Repórteres – David Mota e Tarcísio Ribeiro
Técnico – Jaime Sena
Câmera – Patrícia Castro
O recorde de audiência foi no jogo entre Guarany de Sobral e Remo, pela Série D, em agosto. Foram 1.200 telas. Algumas mensagens de paraenses informavam que o computador havia sido ligado a TVs em bares, conta Manuella. “O número de pessoas que acompanhou deve ser bem maior”, arrisca.
A experiência inspirou a Remo TV a também fazer suas transmissões. “Eles entraram em contato para pegar dicas”, revela a diretora. Em breve, será lançado um programa semanal sobre o futebol cearense. Para quem gosta de variar o cardápio para além do que a mídia convencional cobre, taí uma dica alternativa.
Site da Federação Cearense de Futebol:
www.futebolcearense.com.br
> LEIA TAMBÉM
Melhores momentos de Guarany 2×4 Remo, pela Série D 2014:
Opção mais alternativa: Arsenal 2×2 América, pela 2ª Divisão Cearense 2014:
Transmissão de estreia, Fortaleza 3×1 União, pelo Cearense sub-15 2013:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/brasiliense-exibe-todos-seus-jogos-no-site
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Rio-São Paulo de 1997: O torneio que teve uma regra de faltas sem barreira
Deixe um comentário